Miudinhas
Tasso Franco
01/12/2008 às  19:14

MARCELO REVELA GRATIDÃO A JUTAHY E PRATICAMENTE SE DESPEDE DO PSDB

Joca lança novo livro e chama ACM de "Gordo Centurião"


 

Foto: Foto: Paulo Mocofaya
Marcelo Nilo, em emocionado discurso, situando dois momentos de sua vida política
  Miudinhas globais:

  1. O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, cancelou o encontro com o presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, no qual pretendia pedir o apoio deste partido à sua reeleição. Diante das declarações de Lúcio dadas à imprensa mostrando-se supreso com o encontro e o seu objetivo, além de se posicionar com um candidato do PMDB à presidência, Marcelo resolveu cancelar a reunião. 

  2. Não teria, pelo menos em tese, nada mais a conversar com Lúcio sobre este assunto e vai continuar trabalhando sua candidatura entre os deputados. A possibilidade de ter um novo encontro, com esse mesmo objetivo, é remota. Mas, nada impossível.

  3. Nesta segunda-feira, 1º, durante o lançamento do livro "Juracy M. Magalhães - Minha Vida Pública na Bahia", Marcelo Nilo fez um discurso com dois movimentos políticos. No primeiro, registrou com precisão sua amizade com o deputado Jutahy Magalhães Jr, desde 1974, suas relações político-partidárias ao lado de Jutahy ao longo de todos esses anos e sua fidelidade e coerência ao PSDB.

  4. No segundo movimento, destacou a sua atuação na Assembléia, como presidente, e a autonomia e o poder de independência da Casa, citando, entre alguns dos casos, o veto ao Projeto dos Autistas feito pelo governador Jaques Wagner, lei sancionada por ele (o presidente) sem que houvesse arranhões entre os poderes.

  5. Trata-se, segundo Marcelo, de um fato histórico na ALBA, assim como o fato de que a Oposição ter direito a diretorias na administração do Poder Legislativo. Nesse tom, sem dar um recado direto à cúpula do tucanato, fez questão de ressaltar a sua amizade fraternal com o governador Jaques Wagner.

  6. Isso posto, no entendimento de assessores e deputados presentes ao evento, Marcerlo fez um belo discurso, estudado, analisando cada ponto de sua trajetória política e deixando claro, claríssimo, que se o tucanato não lher quer mais no seu ninho, vai procurar outro abrigo, sem abdicar de sua amizade pessoal com Jutahy.O agradecimento e o apreço a Jutahy foi coroado com o discurso e o livro do seu avô, o ex-governador Juracy Montenegro Magalhães.

  7. E, o novo ninho, será o do seu "amigo fraternal" o governador Jaques Wagner. O discurso de Marcelo foi entendido, também, como uma despedida do PSDB, de forma elegante, junto ao seu principal líder na Bahia, o deputado federal Jutahy Magalhães Jr. 
Já o deputado Jutahy, de prodigiosa memória, lembrou a trajetória do seu avô como revolucionário de 1930 e governador da Bahia.

  8. Nesta quinta-feira, 5, o PMDB faz almoço com a imprensa no Restaurante Barbacoa, com o presidente Lúcio Vieira Lima.

  9. A exemplo do que acontece no governo do Ceará, que está implantando 100 escolas profissionalizantes de ensino médio até 2010, o governo da Bahia lançou nesta segunda-feira, 1º, seu Plano Estadual de Educação Profissional e instalou o primeiro Centro no Complexo Oscar Cordeiro, Calçada, na capital.
     10. Atualmente, existem no Estado, em nível médio, 4.016 vagas para alunos que desejam fazer o curso regular do ensino básico agregado a um curso profissionalizante - auxiliar de enfermagem, informática elementar, eletricista e outros - no âmbito da estrutura estadual, sem contar os cursos da iniciativa privada, das empresas e os do sistema Sesc/Senac.

  11. O Governo da Bahia tem uma meta bastante ambiciosa até 2011 e deseja atingir 104 municípios com um total de 70 mil alunos matriculados, até esta época, nos cursos de informática e comunicação, saúde, segurança e meio ambiente, gestão de negócios, infra-estrutura, controle e processos industriais, produção industrial, produção cultural e design, hospitalidade e lazer e produção alimentícia.


  12. Para que isso seja possível, e duvida-se do alcance desse objetivo em apenas dois anos, será necessário investir na formação de 750 novos professores e 250 técnicos, com a abertura de concurso público e treinamento de pessoal. Como se conhece a histórica morosidade do governo nesse processo, aguardam-se os concursos para se ter uma idéia do que vai acontecer.

  13. O centro inaugurado hoje, no Complexo Oscar Cordeiro, vai ter seu ano letivo iniciado em 2009 e funcionará, inicialmente, com cursos de capacitação de professores de educação profissional e do Programa Trilha. O governo do Estado precisa detalhar um pouco seu Plano de Educação Profissional, pois, com tamanha ambição, é preciso saber de onde vem o dinheiro para atingir 104 municípios e 70 mil alunos.


  14. A idéia é boa, diria excelente, e bastante antiga desde a época de Anízio Teixeira e sua Escola Parque. Resta saber se este projeto vai sair do papel e como executá-lo até 2010. A meta prevista para 2011, ultrapassa o período do governo Wagner e, como se sabe, no Brasil, um governo não gosta de dar continuidade a um projeto do outro. Exceto, obviamente, se Wagner for reeleito.


  15. A sessão na Assembléia Legislativa nesta segunda-feira durou apenas 1h e 30min. Caiu por falta de quórum.

  16. O governador Wagner disse na Nova Salvador FM que não vai acelar a sua reforma administrativa nem será pautado pela imprensa. Vai fazer a reforma ao seu modo e ao seu tempo.

  17. Vai ser lançado nesta terça-feira, a partir das 18h, na Livraria Tom do Saber, Rio Vermelho, o livro "Assassinos da Liberdade", ficção, romance, do jornalista João Carlos Teixeira Gomes, Joca. A foto de contra-capa do livro é do escritor e seu colega João Ubaldo Ribeiro, personagem do livro com o codinome de Jurubaldo, o talentoso. O prefácio é de Alberto Dines.

  18. O livro de Joca é um misto de ficção e realidade e retrata acontecimentos do período de chumbo da ditadura militar e da guerrilha do Araguaia, com informações históricas sobre o anti-fascismo e o período da II Guerra Mundial. No trabalho de Joca, passagens pela Bahia e pelo Jornal da Bahia, ACM, geração Mapa e outros lances.

  19. No livro, Joca está encarnado como Janô e padre Luca. João Falcão, dono do JBa e dirigente comunista é tratado como Juanito o Sovina ou "Mão de Vaca". ACM é o "Gordo Centurião". Estão nas páginas todos seus amigos da poéitca e do jornalismo: Ferrando, Jucá, De Sanctis, Meliá o Gravador, Jerez - poeta de longas madeixas, Turíbio, o elegante, Gil Eanes, o marginal, Jurubaldo, o talentoso, Cílio Moura, Percival e Anysius, o sonhador.

  20. Os milicos são tratados com a pena fortíssima do polêmico Joca. 

  21. O samba na cidade do Salvador está ganhando uma força impressionante. Louve-se a iniciativa de Edil Pacheco, incansável batalhador da causa. Por essa, nem Osmar esperava: 7 trios elétricos puxaram o samba no último final de semana, uma multidão no centro da capital.

  22. O anúncio do Banco do Brasil sobre os cuidados com a prevenção à AIDS é hilárico. 

  23. A morte do advogado Arnaldo Flaviano Custódio Fraga representa um dos últimos moicanos da fundação do Shopping Iguatemi, há 33 anos. Salvo engano só existem um ou dois servidores da época de Newton Rique. 

  24. Paulo Carneiro na direção do Bahia. Agora vai.

  25. Maria Bethânia diz que seu espetáculo na Santa Casa de Misericórdia " é um show mais ligado na harmonia fônica, na simplicidade e na nudez que acho importantes para ser dentro de uma Igreja". Entendeu? Nem eu.

  26. O ministro Guido Mantega, da Fazenda, diz que o Brasil vai crescer 4% em 2009. Um estudo da ONU estima que o crescimento do Brasil será de 0.5%. A escolha é livre com qual ficar.

  27. "Eu Que Amo Tanto", de Marilia Gabriela, é o nome do seu livro a ser lançado em SP, nesta terça-feira. Tem 13 depoimentos de mulheres escoladas nessa matéria. Deve ser bom, pois, só tem "catiguria" nesse metiê.

  28. O ministro da Educação, Fernando Haddad, vai apresentar um projeto tornando obrigatório o ensino de 4 aos 17 anos de idade, em todo país. Esse ministro não conhece a realidade do Brasil. Nem Salvador consegue implantar um programa dessa natureza.

  29. Os jornais e emissoras de TV do Sul do país estão repletos de anúncios do Reveillon do Ceará. Bem...na Bahia...na Bahia só em 2010.

  30. Tá uma queixa enorme da comunidade gay contra a cachaça Cura Veado, vendida a R$9,90 no Paraná. 

  31. Alguém tava lembrando ao Bahia Já que a ALBA já teve presidentes deputados de primeiro mandato: Afrísio Vieira Lima, Antonio Imbassahy, Fuastino Lima, Renan Baleeriro. Mas, com o adendo de que todos eram mais velhos que Leur Lomanto Jr.

  32. Foi encerrado o prazo, nesta segunda-feira, para apresentação de emendas dos deputados ao Orçamento Geral do Estado. Um recorde: foram apresentadas 25 emendas. Se serão acatadas é outra história.

  33. Sessão ecumênica na TV Bahia no lançamento do sinal digital com as presenças do governador Jaques Wagner, do prefeito João Henrique, ministro Geddel Vieira Lima, ex-governador Paulo Souto, senadores do DEM e por aí segue o barco pra Lapinha.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>