Miudinhas
Tasso Franco
09/02/2012 às  21:01

TODOS PERDEM COM A GREVE DA PM NESSE MOMENTO INICIAL, p TASSO FRANCO

A Coelba faz propaganda de sua nova conta, o formato, a beleza. E daí?


Foto: Alberto Coutinho
Pelo menos junto a população, Exército foi quem levou a melhor em termos de imagem
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Os rumos da greve da PM ainda estão indefinidos ainda que o movimento tenha perdido força com as prisões de lideranças da Aspra, entre elas, de Marco Prisco, e retorno de PMs a rotina em vários municípios. Em Salvador, no entanto, ainda há PMs ocupando a sede do Sindicato dos Bancários, em Assembleia permanente, uma reunião de oficiais da AOPM e interlocuções com o governo. Há entraves em relação ao pagamento da GAB, a data, e junto a credibilidade do governo.

  2. Caminha-se, assim, para o fim da greve e o que poderá acontecer doravante nas relações entre a PM e os cidadãos e a PM e o governo. A PM em sí, como corporação, entidade sesquicentenária; e o governador Wagner, em sí, como patrono de um novo modelo gestão para a Bahia. Questões que serão vistas com o decorrer do temp e que não temos uma resposta de imediato.

  3. Por enquanto, todos perderam e essas feridas são difíceis de serem curadas. É só lembrar da greve da PM de 2001 mais amena que a atual, ainda hoje um carimbo posto nas costas do ex-governador e ex-senador César Borges. Com Wagner, com certeza, vai acontecer a mesma coisa. Desse carimbo jamais se livrará no decorrer se sua trajetória política, o que é lamentável para um governador eleito com o objetivo de atuar dentro de um modelo adverso ao que existia na Bahia.

  4. Ainda que Wagner venha a ser vitorioso em outros pleitos no plano eleitoral, a missão de governar traz esses dissabores, e faltou-lhe, como o próprio confessou, informações iniciais da dimensão do movimento. Há, pelo exposto, uma insatisfação enorme na PM como instituição a ponto de um ex-policial comandar uma rebelião dessa natureza, semtimento, aliás, que o deputado capitão Tadeu (PSB) vem falando há tempos na Assembleia.

  5. A questão é que o próprio governo não tem Tadeu como seu interlocutor, ainda que o deputado seja da base, do PSB da senadora Lídice da Mata e pré-candidato a prefeito de Salvador, e passou esses últimos anos alertando para o problema falando para as paredes no plenário da ALBA e para alguns de nós, dos sites e blogs, que lhes dávamos algum espaço.

  6. No episódio dessa última greve a PM tb sai abalada em sua imagem pelos atos de vandalismo e crimes praticados por policiais, a ponto do governador suspeitar e dito na TV de que alguns desses atos tenham sido suspeitos de serem praticados por PMs, o mais grave deles, extermínio de moradores de rua. Para uma instituição sesquicentenária partícipe de todas as lutas e revoltas baianas é um desserviço à sua imagem.

  7. Há, como se comenta nos bastidores, um desgaste enorme do alto comando da Corporação junto ao governo do Estado. Isso certamente será acertado e conversado com o governador e não cabe a nós fazermos quaisquer tipos de especulações. 

  8. No plano político ainda é cedo para se fazer comentários de quem ganhou e quem perdeu, salvo no caso da Assembleia, tb como instituição, que esteve sitiada por dez dias. Caberá ao presidente Marcelo Nilo e a mesa diretora da Casa avaliar com carinho essa situação.

  9. A imprensa baiana é um capítulo à parte e depois vamos comentar sobre ela. O governo jogou pesado nos órgãos que recebem as suas benesses fartas de midia, especialmente no circuito Elizabeth Ardem de TV.
 
  10. Em termos de imagem junto à população só quem levou a melhor foi o Exército, como instituição.
                                                                   **
  11. A SECOM através da repórter Ilza Fontes está passando para a imprensa baiana gravações de PMs amontinados na Assembleia Legislativa que seriam autorizadas pela Justiça, mas, não mostra a autorização e a pedido de quem foram feitas as gravações.

  12. Diante de tal divulgação, se supõe, portanto que o pedido partiu do governo do Estado (certamente pela SSP à Justiça) através do Sistema Guardião, adquirido ainda na época do secretário César Nunes.

  13. A moda baiana terá um diferencial para o verão deste ano. É que a Loja do Olodum lança neste domingo (12) a Coleção Olodum Verão 2012 com novas estampas de camisetas e bermudas - uma novidade para o cenário atual de instituições do mesmo setor. O desfile acontece no ensaio do Bloco Afro Olodum, às 19h, na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho.

  14. Estima-se que foram praticados mais de 200 homicidios na Bahia no período da greve da PM, sendo 150 na RMS; 23 em Feira; 13 em Conquista; 10 em Itabuna e assim por diante. É uma cifra assustadora. Estaria havendo uma decadência de sociedade baiana que precisa ser analisada.

  15. Dilma disse que ficou estarrecida com gravações dos PMs na Bahia. Estranho, no mínimo.

  16. De Roberto Freire sobre a greve da PM na Bahia: "O PT utiliza gravações entre grevistas e militantes (agitadores do tempo do Partidão) para ciminalizar a ele a aos manifestantes.

  17. Outra coisa: a presidente Dilma condena anistia a policiais na Bahia e ano passado anistiou PMs de 13 estados. 

  18. A Coelba fez a maior midia sabe para que? Para apresentar sua nova conta de luz. Que coisa! Olha - diz uma mulher no comercial - a conta ficou mais bacana, mais fácil de entender, e os preços Ó Paí Ó.

  19. A Globo deu direito de resposta a David Salmoão no JN.

  

 

.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>