MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Alguns situações não estão transparentes nesta greve da PM/BA. Uma delas diz respeito aos mandados de prisões dos 12 PMs que, supostamente, estariam envolvidos em arruaças e que teriam sido expedidos pelo Tribunal de Justiça da Bahia por demanda do Ministério Público Estado. Pelo menos foi assim que se informou inicialmente, sem se divulgar a lista nominal dos 12 PMs.
2. Num segundo momento, os crimes passaram a ser adstritos no âmbito federal a partir do decreto da presidente Dilma Rousseff, segundo declarações proferidas pelo governador Wagner e pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Em sendo assim, teriam sido revogadas as decisões em contrário do TJ e novos mandados expedidos pela Justiça Militar Federal, se supõe motivada por denúncia formal do MPF.
3. Tanto que, quando aqui esteve no final de semana passada, o ministro Cardozo disse em alto e bom som que já havia até reservado vagas em presídios federais para os PMs nominados nos mandados. Até agora, no entanto, ninguém sabe que PMs são esses, salvo Marco Prisco (presidente da Aspra) e o sargento e o soldado que já foram presos.
4. Uma outra questão é que crime cometeram esses policiais se a lista dos 12 já tinha sido anunciada antes das badernas e agressões praticadas por PMs grevistas na cidade, especialmente na última segunda-feira. Ontem, o governo admitiu que revogaria qualquer tipo de punição aos grevistas, mesmo aqueles que estão amotinados na Assembleia, mas, nada falou dos 12.
5. Ou seja: se tornou uma questão política. Na conversa que Marco Prisco teve com deputados da oposição, ontem, questionava exatamente esse ponto: qual a tipificação do crime que cometera para ter um mandado de prisão federal expedido!
6. Portanto, para que haja justa transparência em todo esse episódio insólito que vive a Bahia seria interessante abordar as questões com mais clareza, até para se entender a greve com maior profundidade e encontrar uma solução para o seu fim.
7. Aliás, assim fez a Associação dos Oficiais da PM após o encontro na residência do arcebispo dom Murilo Krieger afirmando, em nota, que não concordava com as datas para pagamento e incorporação das GAP-4/5, da proposta governamental, e faria (como fará) uma Assembleia na quinta-feira, 9, para tomar uma posição de adesão à greve (ou não).
8. E, pelo que está exposto na nota, nada agradável se prevê pela frente.
** Em tempo: após divulgação de gravações de Marco Prisco com um cabo da PM do Rio divulgadas pelo JN, Rede Globo, o líder dos PMs baianos resolveu se entregar na manhã desta quinta-feira e já está preso.
**
9. Nesta quarta-feira, 8, uma comissão formada por 12 deputados federais e a senadora Lídice da Mata, esteve na Governadoria para apoiar a posição do governador Wagner em relação às negociações para o fim da paralisação de policiais militares.
10. O deputado federal Nelson Pelegrino disse que a comissão de parlamentares tem ciência do esforço que o Estado faz para atender as reivindicações da PM.
11. "Reconhecemos o esforço do Governo do da Bahia na busca da valorização profissional e salarial da Polícia Militar. Nos últimos quatro anos, por exemplo, os praças obtiveram ganho real em seus salários e foram adquiridos novos equipamentos, como coletes, armamentos, e viaturas. Foram contratados ainda mais oito mil policiais", disse Pelegrino.
12. Trata-se, evidente, de uma ação importante de natureza política (até já tinha comentando aqui dessa omissão da base deixando o governado isolado, literamnente), mas, sem valor no plano das negociações para resolver o problema da greve.
13. Foi uma forma, também, de Pelegrino mostrar algum serviços, pois, sua pré-candidatura a prefeito de Salvador foi atingida em cheio com essa greve.
14. A propósito, seu provável adversário na oposição, o deputado ACM Neto já tuittou dizendo que Pelegrino "usou dinheiro público para fazer política, ao solicitar um avião da FAB para massagear o ego de Wagner".
15. De Dom Gregório da Paixão, bispo auxiliar da Bahia na apresentação do livro de dom Murilo Krieger, intitulado "Posso Entrar?": " A casa é sua porque temos convicção de que é 'bendito' quem vem em nome do Senhor" (Lc 13.35)
16. Dom Murilo é um dos negociadores da greve da PM.
17. Muita gente fala mal (bem) do BBB da Globo, mas é impressionante que num "paredão" sem graça Fabina x Ronaldo, mais de 40 milhões de votos foram contabilizados.
18. Belo cleaping de Carnaval da TV Bahia.
19. Quem também acertou em cheio foi a Skol com aquele comercial dos militares e tiros de fragata para a folia carnavalesca. Tiros que podem entrar pelo cano.
20. Nossa! Estão escrachando Wagner nas redes sociais, especialmente no Facebook e o pessoal da Secom convocando jornalistas para coletivas. Acorda minha gente!
21. Outro detalhe: estão colando Wagner com João. Ou seja: João = Wagner; e Wagner = João.
22. Segundo o vereador Alcindo da Anunciação o grave problema de segurança do Carnaval, mesmo com fim da greve, é se ter a sensação de segurança. Daí que, na sua concepção (Alcindo é policial civil) a greve não pode acabar na marra.
23. O bolo do general G. Dias com os grevistas tão dando um bolo dos pecados no Planalto, ou melhor um rolo dos pecados.
24. Hoje foi um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e nas barbearias e padarias de Salvador.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>