MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A ampliação do laticínio Davaca, em Ibirapuã, tem um significado especial, pois representa uma salutar alternativa de atividade econômica da pecuária para a região baiana do Extremo Sul, a qual estava se tornando numa danosa monocultura, dado o avanço de maciço reflorestamento com eucalipto para produção de papel e celulose.
2. A disposição de processar 146 milhões de litros/ano possibilitará o desleitamento permanente de cerca de 100 mil matrizes, abrindo oportunidades para muitos empregos no campo, com fixação da população rural, estancando a migração para as periferias urbanas, num verdadeiro inchaço das cidades.
3. A iniciativa é fundamental para alavancar o Programa Estadual do Leite, que pretende atender, inicialmente, 18 mil pecuaristas, com prioridade nos assentamentos e comunidades de agricultores familiares que tem vocação para a pecuária de leite.
4. Atualmente, o Estado produz 1,2 bilhão de litros de leite ao ano, mas seu consumo é de 1,6 bilhão. Isso representa déficit de 400 milhões de litros/ano. A Bahia possui o terceiro maior rebanho leiteiro do País, mas ostenta apenas a 23ª posição em produtividade por vaca ordenhada, com apenas 540 litros/ano.
5. Com equipamentos de última geração, a Laticínios Davaca passa a figurar entre as quatro maiores e mais modernas fábricas do Brasil nesse segmento, que inclui queijo minas, queijo prato, queijo mussarela, queijo lanche, requeijão cremoso, queijo processado cheddar, leite pasteurizado e manteiga.
**
6. Fala-se tanto em democratização do Carnaval e a primeira reunião de Pelegrino sobre a festa foi um almoço com os donos de blocos de trios.
7. Esse sombreamento das praias de Salvador só pode ser piada. Pra sombrer o Porto da Barra só fazendo um edifício no meio da Baía de Todos os Santos; e praia sombrear Patamares só um prédio daqueles de Dubai no meio do mar.
8. JH tava no maior love no Festival de Verão. Tá certo.
9. O Brasil fechou 2011 com importação de 1,18 bilhão de litros de etanol, sendo 97% proveniente dos EUA, que, como ironia do destino, seria o grande comprador da nossa produção, principalmente agora que não foi renovado pelo Congresso americano a imposição de taxação na importação deste produto.
10. O que não se explica é a baixa produção do etanol no Brasil, levando os consumidores a optarem pela gasolina por questão de preço, contribuindo para aumentar a poluição, além da sangria de divisas nacionais.
11. Para se ter uma idéia, somente a Bahia possui cerca de 300 mil hectares de terras aptas para produção de etanol em sistema de sequeiro, sem falar nas das regiões do Sudoeste, Oeste, Irecê e Nordeste, que dispõem de muita água para irrigá-las.
12. Agora, álcool que tá sobrando é da caninha.
13. Devagar, como quem não quer nada, foi retomada a construção de espigão em Jaguaribe que tinha sido embargado pela justiça em virtude de ação do MPE, sob a alegação de que o projeto tinha sido aprovado em desacordo com o Código de Obras.
14. Apesar do estardalhaço quando do embargo, não se sabe que tipo de ajustamento foi feito, coisa que interessa a sociedade como um todo, pois é previsível um impacto no trecho da orla bastante freqüentado.
15. Perguntar não ofende: por que somente depois do CNJ levantar o caso das movimentações financeiras de serventuários e magistrados, inclusive com destaque para TJ baiano, a presidência deste órgão baixou ato, no dia 16 passado, estabelecendo o prazo do próximo dia 31 para que sejam entregues as declarações exigidas por leis vigentes desde o inicio da década de 1990?
16. O site da instituição tá dando aviso direto. Quem devia zelar pelo cumprimento das leis....
17. Boa resposta de Edvaldo Brito ao escritor Antonio Risério, em A Tarde, mas, não precisa lembrar dos negros e povos-de-santo segregados.
18. A briga na área de abastecimento alimentar vai ser boa em Salvador e RMS. O grupo G. Barbosa está montando um estoque de terrenos estratégicos para ampliar substancialmente a sua rede, com 10 novas lojas de primeira qualidade.
O povo baiano agradece a concorrência salutar.
19. Falando em abastecimento, a inauguração do matadouro frigorifico FRIJOA em Muquém do São Francisco vai mudar o panorama da agropecuária na região Oeste, que vinha servindo de fornecedora de bezerros para as regiões próximas ao litoral baiano e estados do centro oeste, passando a ser terminadora de animais para abate, com retenção da própria produção e importação de outros estados.
20. A solução é a introdução do sistema de confinamento de animais, dada a oferta de grãos com preços viáveis, já estando em fase de implantação estruturas com capacidade para 100 mil animais/ano.
21. Oposição em Camaçari diz que a deputada Luiza Maia (PT) joga para a platéia em relação aos pedágios. Nada comenta dos implantados no governo Wagner e fica praticando factóides.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>