MIUDINHAS GLOBAIS:
1. JORNALISTA experiente que acompanhou a coletiva de Pelegrino comenta que as observações do BJÁ sobre a sucessão em Salvador estão corretas, mas, entende que, a 2ª Via ou Base Governista do B não terá a menor chance na sucessão 2012, em Salvador, porque será atropelada pela máquina Lula/Dilma/Wagner no apoio integral a Pelegrino.
2. E dá como exemplo o que aconteceu na Câmara de Vereadores de Salvador na votação do aval da Prefeitura para que o Estado possa se habilitar ao PAC da Copa e conseguir os recursos para o Metrosal da Paralela. Há poucas dúvidas de que possa haver uma dobradinha PT (Pelegrino) e um nome do PP a vice-prefeito, isolando a Base do B.
3. E, de fato, isso pode se concretizar, tanto que Pelegrino foi bastante cauteloso em fazer qualquer tipo de admoestação à gestão JH, não o fez na coletiva, o que denota sinais de aproximações reais, abdicando dos seus tradicionais aliados o PCdoB e o PSB. Ao contrário, sapecou críticas a postura da deputada Alice Portugal, PCdoB, a qual fez observações veladas ao protagonismo pouco amigável do PT.
4. Portanto, muita gente desconfia de que essa 2ª Via possa prosperar e resistir à força política de Lula/Dilma/Wagner ainda que esse provável agrupamento se alinhe como base governista. Wagner, nesse aspecto, não transige, embora possa se apresentar com uma postura republicana, imparcial a todos. Mas, a rigor, é Pelegrino, prioritariamente.
5. Daí, a tranquilidade do deputado Pelegrino ao encarrar essa dissidência e até glosar ao situar que seu coração é "generoso e grande", porém, só para receber apoios (observação nossa) e não para dar apoio. Vai-se sentir, na prática, somente em meados de 2012, o que poderá acontecer. Por ora, a 2ª Via não quer conversa com Pelegrino, tanto que não o condivou para o almoço no início desta semana; e vice-versa.
6. E não há sinais de aproximação nesse sentido. O mais que Pelegrino conseguiu até agora foi o apoio de Marcos Medrado, virtual candidato do PDT, e assim que isso aconteceu, a direção partidária dos trabalhistas execrou MM e lançou Gilberto José, da base do prefeito João, como candidato a prefeito da capital, em 2012.
7. São, portanto, observações complementares ao texto analítico de ontem/hoje do BJÁ. Tudo sem sentido.
voltar |
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>