Miudinhas
Tasso Franco
21/12/2011 às  17:28

ASSEMBLEIA FECHA ANO COM LOUVOR E DERRAPA AO BARRAR IMPRENSA EM ATO

Metrô de Salvador faz primeiros testes com três composições


MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A Assembleia Legislativa encerrou as atividades parlamentares deste ano aprovando nesta quarta-feira, 21, todos os projetos que ainda estavam em pauta, dois outros que chegaram de última hora do executivo, e a Lei Orçamentária 2012.

   2. Às 11 horas, antes da chegada do governador Jaques Wagner para participar da solenidade da Agenda Bahia, entrou em recesso. Os parlamentares só retornaram a plenário em fevereiro do próximo ano.

   3. Para o presidente da Casa, deputado Marcelo Nilo (PDT), foi o melhor ano desde que asssumiu a presidência, em 2007. A ALBA apreciou todos os projetos dos três poderes, se aproximou mais da sociedade ao instalar a Assembleia Itinerante, inaugurou o anexo senador Jutahy Magalhães, recebeu o aval para sua TV Aberta, e cumpriu seu papel institucional com grandeza.

  5. O deputado Zé Neto (PT), líder da maioria, disse ao BJÁ que, em 9 anos na Casa, nunca assistiu uma legislatura com tão boa performance como 2011, em excelente produtividade tanto nas comissões como em plenário. Zé Neto diz que aprendeu muito com a Casa, em 2011, e se antes tinha uma missão "do embate, do confronto" no plenário, como líder da maioria usou o diálogo.

  6. O líder da minoria, deputado Reinaldo Braga (PR), também disse ao BJÁ que o ano de 2011 trouxe resultados bastante positivos a oposição, embora com apenas 12 deputados, os "moicanos". Reinaldo destacou que a oposição foi destemida, dialogou o que foi possivel com a maioria, e cumpriu seu papel buscando na Justiça direitos negados, casos da Lei do Planserv, tarifa abusiva de reajuste da Embasa e pedágios, entre outros.

  7. A Assembleia poderia ter fechado o ano com chave de ouro. Hoje, no entanto, ao barrar os jornalistas e radialistas no ato de lançamento da Agenda Bahia 2, com a presença dos chefes dos 3 poderes, proibiu o acesso à imprensa. Muito lamentável uma atitude dessa natureza na Casa da Cidadania.

  8. Ora, se representava um ato de trabalho, privado, fechado, não deveria ter convocado à imprensa. Agora, se convidou, natural que recebesse a todos com as portas abertas. O mais curioso é que se tratava de um ato que se entende como público porque o governador iria sancionar uma lei e também porque estavam presentes deputados, representantes da OAB, autoridades do governo e assim por diante.

  9. E mais sintomático: os deputados foram soltando notas via twitter sobre o que estava acontecendo no encontro e os barrados no baile sitiados numa sala anexa, onde foram servidos água e bolachinhas de goma.
                                                                         **
  10. O ex-deputado Colbert Martins (PMDB) disse hoje ao BJÁ que sua pré-candidatura a prefeito de Feira de Santana está curso, mantida. E que desconhece negociações das oposições no sentido de apoiar este ou aquele candidato. Entende Colbert que, se negociações existem, seu nome também esta à disposição para receber apoios.

  11. Colbert destaca que Feira tem eleições em dois turnos, não há uma diretriz que esteja orientando tais e quais negociações partidárias em Feira, e que o velho filme dos prós e contra-Lula ele jã conhece.

  12. Daí que, por experiência, está apto a receber apoios, e vai manter a sua pré-candidatura em Feira até as eleições.

  13. No saguão da Assembleia Legislativa, ontem, à noite, quando um grupo de cegos foi informado de que o projeto da gratuidade da passagem em ônibus interestaduais para deficientes visuais não seria votado por pouco não tem quebra-quebra.

  13. Agitando begalas os cegos tentaram invadir o plenário e foram contidos pelos seguranças da Casa.

  14. Hoje, o deputado Zé Neto, líder da maioria, disse ao BJÁ que, por pouco, o deputado Bira Coroa (PT), relator da matéria, não leva uma bengalada.

  15. Belissima foto de Raul Spinassé, em A Tarde, primeira página, hoy. 

  16. Falar nisso, por esses dias A Tarde está dando um banho em conteúdo melhor do que o Correio.

  17. Lamentável a atitude do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, em censurar e multar Luiz Caldas em 30% do valor do cachê por ter cantado a música Fricote numa apresentação no município. 

  18. Ora, existe um projeto de lei da deputada Luiza Maia (PT), a qual é sua esposa, que ainda não foi votado na Assembleia propondo a censura a músicos que usem expressões que venham ofender a mulher. 

  19. Matéria que ficou para ser apreciada em 2012 porque se for aprovada vai cair no colo do governo a missão de censurar e, subentende-se, o presidente Marcelo Nilo, por via de dúvidas e para poupar a Casa de um constrangimento dessa natureza, evitou levar o assunto a plenário.

  20. O relator desse projeto é o deputado Paulo Azi (DEM), o qual já teria dito em plenário que a matéria é inconstitucional.

  21. E vai Caetano, prefeito que não tem viéz autoritário, que está entre referências do PT a governador do Estado, e censura Luiz Caldas, o compositor que instituiu a Axé Música com seu Fricote e outras belas composições.

  22. Alguém aí da assessoria de Caetano entrega a ele o artido da mãe Stella de Oxóssi, hoje, em A Tarde, sobre a vida aos 86 anos e o sonho e a grandeza de dizer que ainda escreve para Papai Noel.

  23. Agora, diz-se que o prédio do Almoxarifado da Farmácia Santana era velho e está para desabar com o incêndio. Isso era óbvio há tempos. Todo mundo sabia disso. E surgem técnicos disso e daquilo para falar bobagens.

  24. Uma boa parte da Avenida Sete, entre as Mercês e o São Bento, está nessa mesma condição. Tem locais abarrotados de mercadorias até o teto, sem o menor cuidado com incêndios e outros, e ninguém faz nada.

  25. É só olhar na Mercês, na Caixa, de frente, tem um sobrado nessas condições, e mais adiante dois outros.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>