Miudinhas
Tasso Franco
16/12/2011 às  19:00

NOVA AGENDA BAHIA PRECISA CONVIDAR OS PREFEITOS DA RMS, P TASSO FRANCO

A via alternativa casacelheira fechou e o PT de Camaçari calou, amofinou


MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. DIANTE da crescente onda de violência na Bahia, o Estado saiu da 25ª posição em homicídios (7.4 mortos por 100 mil) para a 7ª posição (34.7 mortos por 100 mil), no período analisado de 10 anos (2000/2010), com dados insuspeitos do governo federal, os representantes máximos dos três poderes Jaques Wagner (Executivo), Marcelo Nilo (Legislativo) e Telma Brito (Judiciário) vão reforçar a Agenda Bahia com ações interrelacionadas e que possam ajudar no combate ao crime.

  2. Diria que é uma Nova Agenda Bahia, pois, a original de 2007, na época era presidente do TJ Silvia Zarif com Wagner e Marcelo nos respectivos cargos desde então, avançou pouco, embora tenham ocorrido ações mais por parte do Executivo do que dos outros dois poderes, numa relação integrada. A LOJ (Lei do Ordenamento Jurídico), já aprovada pela ALBA, com relatoria do deputado Álvaro Gomes, por exemplo, não foi implementada nem 10%.

  3. Evidente que não se pode atribuir essa onda de violência apenas ao Poder Executivo estadual, uma vez que não existe nenhuma ação para conter a violência, entendendo-se ai não só o crime por homicídio, sem que haja um conjunto de medidas, envolvendo o Poder Municipal, a socieade e os mecanismos de repressão e os programas sociais. 

  4. Daí esse esforço, de novo, em colocar alguns programas e projetos à mesa para execução, ao que já se anunciou mais 10 delegacias de homicidio, novos defensores nas 20 cidades mais problemáticas, gabinete de gestão e assim por diante. Além, claro, dos programas que já estão sendo executados pela SSP, o Pacto pela Vida, a instalação de UPPs, a formação de mais policiais e assim por diante.

  5. Estranha-se que, pelo menos não foi anunciado, as participações dos prefeitos da RMS, especialmente João Henrique, da capital; e Eduardo Alencar, de Simões Filho, o gestor da cidade mais violenta do país. Ainda há tempo de convidá-los, a reunião está prevista para a próxima quarta-feira, 21, na Assembleia Legislativa, e eles não podem ficar de fora, sob pena dos projetos ficarem capengas.

  5. O projeto de Diadema (SP) teve sucesso a partir de iniciativa municipal. Em NY e Bogotá, idem-idem. O Rio está integradíssimo estado/município. O Rio, tem, desde a época de Cesar Maia, a melhor e maior rede de ensino fundamental da América Latina. Salvador quando chove as escolas de Periperi não têm aulas. Isso também é Pacto pela Vida e tem que ser resolvido nesse contexto.
 
  6. O Rio tem um programa initerrupto da Lei Seca. Em Salvador, acontece de caju em caju. A bebida alcoólica no Estado é liberada a qualquer dia e hora, 24h, e não há nenhum projeto na Assembleia coibindo isso. Em Montreal, cidade dez vezeas mais civilizada do que Salvador, só se vende uisque em mercados com apresentação de documento do comprador e seus dados cadastrais anotados.

  7. Aqui o camarada bebe, bebe, bebe, mata no trânsito a Policia prende e a Justiça solta. É a lei. César Nunes, quando era secretário de Segurança ficava azucrinado com isso. Então, quarta-feira, 21, haverá esse novo esforço conjunto para conter o crime e a violência. Em Cingapura, não dar discarga no sanitário público é considerado ato violento, literalmente.
                                                                          **
  8. O Diretório Municipal do PT formaliza neste domingo a pré-candidatura do deputado Nelson Pelegrino à prefeitura de Salvador, com a participação do governador Jaques Wagner, o presidente Nacional do PT, Rui Falcão, lideranças nacionais, bancadas federal e estadual do PT, ministros, senadores, dirigentes de partidos da base aliada do governo da Bahia e do governo federal, delegados e delegadas municipais e militância partidária.

   9. Seria interessante colocar um telão para acompanhar o jogo Santos x Barcelona e após a partida fazer a solenidade politica.

   10. A árvore de Natal que a Prefeitura de Salvador instalou no Cristo da Barra ninguém merece. Nem a a decoração caseira do Lobisomem de Serrinha. Ô Sêo João manda ajeitar aquilo.

   11. O professor e sociólogo Joviniano Neto receberá um presente de aniversário muito especial nesta segunda-feira, 19. Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais e coordenador do Comitê Baiano pela Verdade (CBV) o estudioso e ativista dos direitos humanos será homenageado no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, numa iniciativa da vereadora Marta Rodrigues (PT).
  12. O professor e sociólogo Joviniano Neto receberá um presente de aniversário muito especial nesta segunda-feira, 19. Presidente do Grupo Tortura Nunca Mais e coordenador do Comitê Baiano pela Verdade (CBV) o estudioso e ativista dos direitos humanos será homenageado no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, numa iniciativa da vereadora Marta Rodrigues (PT).


   13. "Joviniano é um aguerrido militante pela vida; é por conta de toda a sua luta contra as fronteiras e incansável batalha por um regime democrático que prestaremos essa homenagem", justifica Marta.

  14. O Palácio Tomé de Souza não comentou o artigo da senadora Lidice da Mata, em A Tarde, falando das mazelas de Salvador e o turismo, logo ela que foi pior prefeito do Brasil, segundo DataFolha, durante 4 anos, de 1993/1996.

  15. "A cascalheira fechou e o PT de Camaçari calou" é a palavra de ordem da oposição contra Caetano.

  16. Enquanto a CLN e a Justiça fechavam o desvio da cascalheira diz-se que Caetano fazia festa de Noel na UPB com queijos e brindes.

  17. Dilma deveria descansar na Praia de Buraquinho de sua amiga Moema para ele ouvir, domingo à tarde, o som dos pagodes que rolam naquela praia, alguns bancados pela Prefeitura.

  18. Os moradores do final de linha de Vilas do Atlântico já estão surdos, mas, a presidente poderiam usar recursos tecnológicos que evitariam esses ruidos.

  19. Com apenas um representante no Legislativo de Salvador, o Partido Trabalhista Cristão (PTC) realizou seu 10º Encontro Nacional no Centro de Cultura da Câmara soteropolitana nesta sexta-feira, 16, com direito à presença do presidente do diretório nacional e da comissão executiva nacional da sigla, Daniel Tourinho, responsável, também, pela coordenação do evento.


  20. Tanta pompa e circunstância tem um importante motivo: esse único integrante da legenda na Casa é o líder da bancada do governo, Téo Senna.

  21. "Estamos reunidos para avaliar a atuação do PTC com foco no próximo pleito, definir possíveis coligações e prestar contas", afirmou Rivailton Veloso, presidente do diretório estadual.


   22. Em seu primeiro mandato, a vereadora Vilma Queirós, da capital amazonense, destacou que "o PTC tem crescido em todo o Brasil, notadamente em Manaus". Segundo ela, "a legenda tem conseguido envolver cada vez mais a população em suas atividades".



echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>