Miudinhas
Tasso Franco
04/12/2011 às  21:01

D MURILO CELEBRA MISSA PARA S.BÁRBARA/IANSÃ E MUDA DIRETRIZ DA DIOCESE

Câmara de Vereadores divulga calendário para audiências do PDDU da Copa


Foto: Alberto Coutinho
Há 30 anos isso não acontecia desde briga dom Lucas Moreira Neves com povo-de-santo
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O novo arcebispo de Salvador, dom Murilo Krieger, deu uma demonstração neste domingo, 4, dia de Santa Bárbara, que no sincretismo religioso do povo-de-santo representa Iansã, que adotou a chamada "baianidade nagô", e, ao contrário dos seus antecessores, dom Lucas Moreira Neves e dom Geraldo Majela Agnelo, se apresenta mais próximo da comunidade baiana.

  2. Dom Lucas Moreira Neves, mineiro de São João Del Rei, já falecido, chegou a contestar tal afirmação de proximidade com o povo-de-santo e foi para o embate, no Pelourinho, se negando a rezar uma missa-afro em dia semelhante. E dom Geraldo, também mineiro, mas de Juiz de Fora, hoje cardeal emérito da Bahia, se manteve ecumenicamente equidistante, professando os ritos sagrados da igreja, sem se envolver com o povo de santo.
 
  3. Hoje, Dom Murilo quebrou essa barreira e celebrou a missa campal em homenagem a santa presidindo a solenidade no Largo do Pelourinho onde foram distribuidas hostias e acarajés, o bolinho acará de Iansã. Essa aproximação é um gesto interessante do novo arcebispo, porque, da mesma forma que dom Lucas era radicalmente contra essa proximidade, há mães de santo, como Stela de Oxóssi, por exemplo, que não comungam com o sincretismo.

  4. Na visão dos puristas do candomblé, Santa Bárbara é uma santa da igreja católica; e Iansã, uma orixá do candomblé e não têm nada a ver uma com a outra. A questão é que a usança herdada da Colônia e também do Império e da República, o culto do candomblé na Bahia só foi oficializado como permitido livrimente no governo Roberto Santos, em 1975, fez essa simbiose Santa Bárbara/Iansã.

  5. E o povo adora, tanto os católicos puros; como aqueles que praticam o candomblé e também são católicos festejam e muito essa santa/orixá. E o arcebispo dom Murilo, que é noviço na Bahia, entendeu esse jogo e abençoou a todos. 
                                                                 **
  6. Empresários chineses já estão sendo vistos no Brasil com certa desconfiança, pois investem menos da metade do que alardeiam. A Foxcoon, que chegou a anunciar US$12 bilhões numa indústria em SP indicou, recentemente, que pretende contribuir apenas com tecnologia.

  7. Um outro exemplo é a fábrica da JAC Motors na Bahia, em Camaçari, que do investimento anunciado de R$900 milhões, 90% virão do sócio local, dinheiro que é meu, o seu, o nosso, a ser captado junto ao BNDES. A linha de montagem originária da JAC é na cidade de Hefei, China, onde o governador Wagner deverá fazer uma visita ainda este mês, segundo o próprio já anunciou.

  8. Toda a cautela com os chineses é pouca. De investimentos já anunciados pelos chineses no Brasil, seis deles não sairam do papel. Então, a fábrica da JAC no Brasil será bem vinda ainda que, com 80% de nosso capital, mas é preciso que haja mais sinais efetivos de que isso vai acontecer.

  9. O deputado estadual, Alan Sanches, presidente municipal do PSD, reunirá em audiência pública, nesta segunda-feira (dia 5), às 16h, no Plenarinho da Assembléia Legislativa, representantes de instituições ligadas ao segmento.

  10. Esta será a primeira vez que o Poder Legislativo da Bahia se insere no debate. A partilha dos valores gerados com o trabalho musical e artístico durante a festa de momo e o modelo considerado excludente serão um dos temas principais.  O direito de arena e de imagem, também será objeto de discussão.
  11. A meta, conforme destaca o deputado Alan Sanches, autor da iniciativa, é buscar soluções, priorizando, sobretudo, a harmonia entre os responsáveis por fazer o evento acontecer. Ele antecipa que, ao final do encontro, será formalizado um documento que será enviado às autoridades, visando respostas e soluções imediatas às reivindicações.

  12. Graça Foster volta a ser falada no Planalto para a presidência da Petrobras, ela que é diretora da área de gas e energia, e é muito ligada a presidente Dilma.

  13. Consumidor já está pagando mais caro pela ceia de Natal, algo em torno de 14% a 17%.

  14. Reunião da Salva e da Associação de Barraqueiros de Vilas do Atlântico com moradores do balneário para tentar sensibilizar a Justiça Federal em manter as barracas de praia do local, em Lauro, não teve adesão dos moradores do bairro.

  15. Moradores querem, isso sim, retirar a Estação Rodoviária que tem dentro do bairro para atender as empresas de ônibus de Salvador.

  16. Dialogar sobre a conjuntura da juventude negra, a participação e incidência em políticas, ações e programas voltados para a juventude negra, são os eixos principais do II Diálogo Estratégico da Juventude Negra, que será realizado no próximo dia 09 de dezembro em Brasília - DF.


  17. Neste final de ano, uma publicação editorial elegante presta homenagem das mais verdadeiras à valorização do trabalho doméstico no Brasil.
 
  18. Trata-se do lançamento do livro de receitas A Arte da Boa Mesa, que o Governo da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), apresenta, nesta quarta-feira (7), às 10h30, na unidade central do SineBahia, na Avenida ACM, Edifício Torres do Iguatemi, em Salvador para autoridades e convidados.

  19. Assembleia começa a debater nesta segunda-feira, 5, o projeto de lei que estabelece as novas tarifas cartoriais na Bahia. Haja polêmica. Tem reajuste passando de 300%.

  20. Um fórum de entidades discute amanhã (05.12) às 9h a situação das creches e escolas comunitárias da capital baiana em audiência na sede do Ministério Público, em Nazaré, convocada pela Promotora de Justiça da Infância e da Juventude Cíntia Guanaes.

  21. O cenário é preocupante, pois coloca em risco entidades que cuidam de milhares crianças. O principal problema está no atraso dos repasses, e sem dinheiro as creches perdem profissionais, tem o atendimento comprometido e algumas chegam a fechar.

  22. Usuários em débito com a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) têm até o dia 30 de dezembro para renegociar dívidas com as mesmas condições especiais de pagamento vigentes no Feirão Nome Limpo, recém promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

  23. A negociação pode ser feita em um dos 400 pontos de atendimento da Embasa na capital e interior do estado. Durante a campanha, a Embasa oferece vantagens como critérios especiais de parcelamento e isenção de juros e multas, além da não cobrança da taxa de religação de água.

  24. O Atelier Coletivo VISIO. (lê-se Visio Ponto) chega a sua segunda edição, no dia 10 de dezembro, no Instituto Cultural Brasil Alemanha - ICBA, promovendo um encontro entre artistas locais, de outros estados e países.

  25. Colaboração e trocas de experiências são palavras chave do projeto mensal, que até maio de 2012, funciona como um laboratório das artes visuais, fotografia, música, design gráfico, videoarte, web art, live act, performance, entre outras linguagens artísticas. O evento acontecerá das 14h às 19h, com entrada franca.

  26. Está aberta até o dia 25 de dezembro (2011) a votação, via o site www.construindonovasideias.com.br/festejosjuninos, do Prêmio Festejos da Bahia 2011, projeto que valoriza iniciativas dos poderes públicos municipais, estadual e federal, empresários e grupos artísticos e culturais que trabalhem com a temática de festas populares.

  27. Neste ano (2011) foram escolhidas as festas juninas e comemorações correlatas realizadas na Bahia.

  28. Será nesta sexta-feira, 2, a partir das 9 horas, no Centro de Cultura da Câmara de Salvador, a primeira das quatro audiências públicas a serem promovidas pelo Legislativo municipal para debater o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) da Copa 2014, conforme determina o Estatuto da Cidade.
  29. O calendário divulgado nesta quinta-feira, 1º prevê reuniões também nos dias 6, às 19 horas, no Colégio Lomanto Júnior, em Itapuã; 9, às 9 horas, na Escola Municipal Baronesa de Sauípe, (Largo do Papagaio, Ribeira); e 12, às 19 horas, na Associação Cultural Caballeros de Santiago, no Rio Vermelho.


  30. "As audiências públicas ampliam o entendimento do projeto, possibilitando de forma democrática a participação de todos os setores da sociedade", destaca o presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho (PMDB). "A população precisa participar, ouvir e opinar", acrescenta. Os líderes da oposição Vânia Galvão (PT), e do governo, Téo Senna (PTC), concordam.


  31. O petista Gilmar Santiago, presidente da Comissão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente da Câmara também defende um amplo consulta à população: "Estão sendo convocados todos os órgãos municipais e estaduais envolvidos com o tema, bem como todas as instituições e segmentos sociais da cidade que tem relação com este debate".




echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>