Miudinhas
Tasso Franco
07/11/2011 às
17:15
A MATERIALIDADE DO GOVERNO WAGNER ENTRA EM DEBATE E PROPAGANDA É VILÃ
Assembleia vota lei do Fundese para resolver débitos com o Pronaf
Foto: BJÁ |
|
Que beleza! Tend Tudo ocupa áreas verdes com paletes de pisos. Acordem please. |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Objeto de observações de deputados da oposição há algum tempo, já comentado neste BJÁ, a materialidade e/ou a imaterialidade do governo Wagner reanimaram os debates na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 7, sobretudo depois do artigo publicado em A Tarde pelo jornalista Samuel Celestino mostrando que o governo está mais para virtual do que realizador de projetos como a Bahia está a merecer.
2. O deputado Sandro Régis (PR) foi o primeiro a atiçar a fogueira elogiando o artigo e referendando aquilo que, segundo o próprio, já vem falando na ALBA há meses, de que a propaganda montada com grande força no governo Wagner se sobrepõe à realidade, e existe uma enganação geral aos baianos. "É o governo da propaganda e da mentira", afiançou.
3. O deputado Luciano Simões, líder do PMDB, chegou a classificar o governo Wagner de "enganador e pior do que os de Waldir Pires e Régis Pacheco". Luciano situou que já vem denunciando isso há anos, "da inconsistência material do atual governo e espero que, agora, a imprensa deixou isso mais claro para a população e o MPE e o MPF se mexam".
4. Coube ao líder da Maioria, deputado Zé Neto (PT) e também ao deputado Rosemberg Pinto (PT) fazerem a defesa do governo. Neto chegou usar o tempo de 20 minutos do grande expediente para enumerar algumas obras que o governo do Estado realizou e está realizando, como Pituaçu, Nova Arena Fonte Nova, HEC, Fiol, para mostrar que há materialidade no governo.
5. Em determinado momento de sua fala, Zé Neto divagou em conceitos abstratos e chegou a dizer que "a imaterialidade é que constrói o material" e puxou o tema para o campo da política afirmando que "não temos saudade do passado" dando a entender que, com Wagner a situação está bem melhor, tanto no plano da gestão, como na afirmação da democracia do que na época do "carlismo".
6. Já o deputado Rosemberg Pinto (PT) defendeu o governo Wagner e comentou que "a Bahia vive um novo momento do ponto-de-vista da gestão e há um sentimento muito forte de mudanças em curso". Para Rosemberg, sem fazer críticas ao passado e/ou a "herança maldita", "cada um (cada governo) dá sua contribuição ao estado e estamos vivevendo esse momento, o nosso momento (Wagner) de forma respeitosa".
7. No entendimento do deputado Luciano Simões, o lider da Maioria, deputado Zé Neto ficou "desnorteado ao tentar explicar uma materialidade de um governo que não existe, é virtual, e que neste último final de semana registrou o mais violento do Brasil na Bahia".
8. Já o deputado Targino Machado (PSC) comentou em plenário que "a verdade dói" e os governistas estão sentindo isso na pele num governo que não acontece. Targino afirmou que "se o ex-presidente Lula fosse tratado num hospital público da Bahia estaria em maus lençóis".
**
10. A Tend Tudo é uma grande loja de matériais de construção que se localiza num ponto estratégico da cidade, na confluência da Avenida Tancredo Neto (a Av Paulista baiana) e a Paralela. Tem um espaço enorme com área para estacionamento e tudo mais.
11. De repente, não mais do que de repente, está utilizando área pública (incluindo canteiros de jardins e áreas verdes) para empilhar paletes de pisos os mais variados possíveis à vista dos consumidores que passam a pé e/ou de carros. Evidente que se trata de uma situação absurda.
12. A Assembleia Legislativa vota na terça-feira, 8, dois projetos de lei: a) de alienação de imóveis no CIS - Centro Industrial Subaé, em Feira de Santana; b) que altera a lei do Fundese para permitir as renegociações de dívidas com o Pronaf, da agricultura familiar.
13. Existe um débito acumulado enorme e os trabalhadores da agricultura não pagam, numa bola de neve que parece não ter fim. Vai-se tentar, pelo menos do ponto de vista legal, encontrar um caminho para esse pepino.
14. O deputado Carlos Geilson (PTN) classificou a direção da ViaBahia de ter debochado durante encontra em Feira de Santana, ao dizer que precisa de 5 anos para recuperar a via.
15. O deputado Rosemberg Pinto (PT) vai presidir a sub-comissão de Energia e Desenvolvimento Tecnológico e passa a presidência da Comissão de Defesa do Consumidor para o deputado Pedro Tavares, PMDB.
16. Rosemberg diz que vai fazer debates sobre os diversos tipos de energia e considera esse tema da maior importância para a Bahia e para o Brasil. Mas, de toda firma avisou que estará integrado a Comissão de Defesa do Consumidor.
17. Sem essa: o Lobisomem de Serrinha é patrimônio material.
18. Patrimônio imaterial é o acarajé.
19. O espetáculo "Os Backyardigans" continua em cartaz no Teatro Jorge Amado. Nos dias 12 e 13 de novembro (sábado às 15h, 17h e domingo às 11h, 15h e 17h).
20. A vereadora Cíntia Machado parabenizou o prefeito Tarcízio Pimenta, na sessão desta terça-feira (8), na Câmara Municipal de Feira de Santana, pela iniciativa de reunir, semanalmente, dezenas de pastores evangélicos no Paço Municipal para orar pelo contínuo desenvolvimento da cidade.
21. "O prefeito Tarcízio Pimenta é um homem de Deus, que acredita no poder da fé. Destaco que a oração é base de tudo. Nós temos um prefeito trabalhador, que veio de uma família humilde, e a cada dia melhora as condições de vida da população de Feira de Santana", afirmou.
22. Todos os arquitetos brasileiros terão direito a votar nesta terça-feira, dia 8, nas eleições que escolherão presidentes de CREA, CONFEA e demais cargos em disputa.
23. A decisão foi concedida à Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas pelo Tribunal Regional Federal Primeira Região, nos autos do Mandato de Segurança 0057126-42.2011.4.01.3400, e estende-se a todo o país.
24. Na Bahia, lideranças dos arquitetos anunciaram apoio à eleição de Rute Carvalhal à presidência do CREA-BA.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>