Miudinhas
Tasso Franco
31/10/2011 às  20:18

BAÍA DE TODOS OS SANTOS COMPLETA 510 ANOS COMO NA ÉPOCA DE TAPARICA

Cai a máscara de Conquista como pior educação entre cidades grandes do país


Foto: Adenilson Nunes
Chega do francês David Rayson no domingo, regata Charente Maritime
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Nesta terça-feira, 1, a Baía de Todos os Santos completa 510 anos de seu descobrimento pelos europeus, entorno na atual cidade do Salvador e ilhas, originalmente habitada pelos tupinambás, nativos de cor acobreada, antropofágicos, comedores de gente. Entende-se que os tupinambás não diferenciavam uma jaguaritica de um humano, daí, na cabeça deles não era nada demais devorar miolos de gente, pernas e braços, numa boa.

  2. Desde que faço jornalismo, lá se vão 43 anos, ouço falar que vão revitalizar a baía e instalar novos investimentos para sua sustentabilidade. Evidente que, ao longo dos cinco séculos que se passaram muita coisa foi feita, a partir da Ribeira do Góis até o atual porto de Salvador, investimentos industriais têxteis e outros (já nem mais existem, como a Fábrica Luis Tarquinio, a Fratelli Vita e outros), o sistema ferry-boat, hotéis na ilha e assim por diante.

  3. Mas, diante da exuberância da Baía de Todos os Santos, uma das mais belas e privilegiadas do mundo, era de se esperar muito mais. Veja que estamos tão atrasados em relação a outras cidades e países que, só agora, estuda-se a possibilidade de fazer um Terminal Náutico para Cruzeiros, com alguma decência, por volta de 2013.

  4. O Centro Náutico da Bahia, louve-se sua iniciativa ainda da época da "herança maldita", as regatas transoceânicas e o Bahia Azul, também desse momento, e o terminal náutico de Itaparica, a marina da contorno e investimentos privados em restaurantes e resortes são o que existem de mais recentes. Coisas de 20 anos pra cá e que até deram um ar de certa internacionalização da baía.

  5. Quando se dá um passeio pela Baía de Todos os Santos e se contorna a Ponta do Garcez e ingressa pela contra costa cortando por Mutá até Itaparica, e adiante até a foz do Paraguaçu e suas belezas interiores, espaços vazios próprios a investimentos, sempre se diz que, se esse acidente fosse em outra parte do mundo seria uma Baleares, uma Capri, uma Cancun e assim por diante.

  6. Em sendo na Bahia e no Recôncavo, onde se come peixe frito e se bebe uma cachacinha no meio da tarde e depois abençoa-se numa rede, tudo bem. Fica ainda meio nativo. Creio que se o Cacique Taparica e sua filha Catarina Paraguaçu, mais famosos personagens da ilha retornassem a terra não se surpreenderiam com a Ilha do Medo, ainda intacta, e com a orla e a baía itaparicana onde se pesca de anzol usando  candeias, à noite, iluminando canoas feitas à machado e o mar.

  7. Creio que nem adianta ficar falando em novos investimentos, pólo náutico, pólo hoteleiro, pólo pesqueiro, porque parece conversa de pescador e ninguém acredita. Tá desde a época de Souto a reforma e ampliação de um hotel em Itaparica. Novos hotéis de porte por lá, nem no sonho. Restaurantes? É melhor comer a moqueca do Bar do Negão e tá de bom tamanho.

  8. Certa ocasião fui com Imbassahy e Ivan Barbosa a La Rochele, na França, pra tentar sensibilizar empresários a investir na baía. Nada. Os camaradas não quiseram nem conservar direito com a gente. A tese tinha absoluta lógica: não há mercado. De fato, na Marina da Contorno, ainda hoje, se contam os barcos pelos donos: aquele é de fulano; aquele de beltrano; aquele maior de cicrano e assim por diante.

  9. Então, minha nobre e gloriosa familia baiana, como diria França Teixeira, vamos ficar pegando a lanchinha pra Mar Grande, os burricos de Zé do Turismo em Caixa Pregos, chupando as mangas de dona Todinha e louvando a Deus pela beleza incomum deste acidente geográfico fenomenal. No mais, se alguém amunciar investimentos poderosos por lá e por acá é conversa de pescador. Bem, tem a ponte Salvador-Itaparica anunciada para 2018.
                                                                  **
  10. Como tinha sido anunciado desde sábado, a temperatura explodiu a tampa da panela na Bienal e a grande maioria dos expositrores, paulistas à frente, suspenderam as atividades no evento nesta segunda (31), às 20h.

  11. Um movimento de protesto tomou conta dos corredores da Bienal e a empresa Fagga não atendeu às reivindicações para redução de custos e melhor divulgação.
O clima é tenso e toda a programação foi suspensa.

  12. A Bienal abriu no sábado, com a presença do governador Wagner - tem apoio e patrocinio de secretarias como a de Cultura e Turismo - e iria até o próximo domingo (6). 

  13. Existem duas teses para a população da terra com 7 bilhões: a) Aqueles que defendem um planejamento familiar mais rigoroso; b) Aqueles que querem mais gente, pois, diante de maiores dificuldades se sobrepõe a criatividade e a tecnologia como elementos para resolver o problema básico da alimentação.

  14. O Rasta do Pelô diz que ele é que não vai tomar uma pílula na hora do almoço fazendo de conta que é um prato de feijão.

  15. Enem 2009/2010/2011 tornou-se caso de policia.

  16. A Syene quer enganar os bobocas baianos e lançou um prédio com heliporto, o Syene Corporate. Acontece que, em Salvador, só existem dois helicópteros: um da PM e outro do governador. 

  17. Jô Soares deu um péssimo exemplo ao não receber seu xará em humor Jô Suado, do Pânico da TV. Mostrou-se até arrogante, deseducado. Que coisa!

  18. A máscara de Vitória da Conquista caiu: análise da Veja sobre as cidades brasileiras acima de 200 mil habitantes, Conquista ocupa o pior lugar na educação com avaliação 2.9. Metade das crianças do 3 ano não sabe ler. Muitos ingressam na escola sem reconhecer letras, números ou mesmo o nome das cores.

  19. Quer mais: só ganha de Itabuna quanto ao item taxa de mortalidade, uma vergonha, com 23 crianças/entre 100 morrendo antes de completar 1 ano de idade. 

  20. E observem que Conquista foi "vendida" pelo PT, partido que administra a cidade há anos, como uma espécie de jóia, um exemplo. Vê-se, pois, que aconteceram alguns avanços, mas, no essencial, saúde e educação, é um desastre.

  21. Os estudantes baderneiros da USP que ocuparam um prédio usaram a mesma tática dos bandidos dos morros cariocas: barricadas e máscaras.

  22. A Colômbia surpreendeu no PAN com 24 medalhas de ouro, acima da Argentina.

  23. O TJ fechou comarcas no interior da Bahia. Em compensação, aumentou o tiquete refeição para seus servidores em Salvador para R$680,00/mês, mais que o salário mínimo. Portanto, falta de dinheiro por lá não existe.

  24. O deputado Rosemberg Pinto (PT) acusou a Rede Globo de ter montado, armado uma matéria com José Raimundo, da TV Bahia, na audiência do Porto Sul no final de semana, em Ilhéus. Segundo Pinto, a matéria foi manipulação pura, pois, a maioria quer o Porto Sul.

  25. O relator do projeto que privatizou os cartórios judiciais, deputado José Raimundo (PT) disse hoje na Assembleia que a desativação das 50 comarcas não tem nada a ver com a privatização dos cartórios.

  26. Deputado ACM Neto estaria dando um tempo com a esposa Lidia, numa separação ainda a conversar, ou a se entender.

  27. A TV CNN diz que a praia do Porto da Barra é uma das melhores do mundo. Aliás, uma observação já conhecida. Agora, a sujeira por lá é vergonhosa. 

  28. Como pode ser uma das melhores do mundo se não tem banheiro público, nem chuveiro? Os banhistas fazem xixi e "barrinhos" n'água.

  29. Pelé na posse de Aldo e sinal de que as ONGS podem continuar. Pelé não dá prego sem estopa. Agora, negocia ($$$$) sua participação no Centenário do Santos.

  30. Campanha Lula no SUS nas redes sociais revela preconceito. Claro que o ex-presidente tem direito de ser tratado no Sírio Libanês. Mas, a campanha é válida se olharmos para a liberdade plena de expressão.

  31. O deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembleia, confiante de que o governador Wagner vai repassar os R$14.5 milhões para suplementar o Orçamento da Casa, até o final do ano.

  

  

  

  


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>