Miudinhas
Tasso Franco
27/10/2011 às  21:01

QUEDA DO MINISTRO DO ESPORTE ATINGE CANDIDATURA ALICE PORTUGAL EM SSA

Em sua provável candidatura Alice vai ter que explicar sobre o segundo tempo


Foto: EFE
Jovens sulafricanos fazem protesto em Joanesburgo por mais liberdade e empregos
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Com a exoneração a pedidos do então ministro do Esporte, Orlando Silva, uma espécie de patrono do PCdoB, sem dúvida, a candidatura da deputada Alice Portugal a prefeita de Salvador, se chegar até o pleito (está lançada como pré-candidata), sofre abalos. Nada contra Alice, até porque nunca foi gestora de cargos públicos relevantes nem pesa contra a deputada qualquer tipo de acusação de ilícitos, mas, pelo fato de ser do PCdoB terá que dar explicações à opinião pública.

  2. Não tem jeito. Ela que sempre teve uma atitude política muito firme, basta dizer que o seu principal slogan de campanha era (e ainda é) "Rebele-se", vai ter que responder sobres as ONGs vinculadas a "militantes" do PCdoB e os contratos no Ministério do Esporte, a demissão do ministro (exonerado a pedidos, posto acima, é apenas forma educada de tratá-lo) e os desmandos que por lá se passaram.

  3. Alice, como boa comunista do B, ainda está defendendo a honra de Orlando Silva em seus post-tags do twitter, mas, a essa altura do campeonado, se nem o ex-presidente Lula conseguiu segurar o camarada é porque a presidenta Dilma tem informações de que "a sopa no mel tava muito suculenta". E aí, deve ter tratado do assunto com Lula e avisado ao PCdoB: ou arruma outro pro lugar ou vou demitir.

  4. Portanto, a candidatura de Alice que estava lisinha, sem máculas, tem essa pedra a mais no caminho, pois, duvida-se, agora, depois desses epiasódios com o ministro do PCdoB que consiga alianças no primeiro turno da campanha para uma provável posição na cabeça da chapa do grupo dissidente do PT e que está conservando, inclusive em almoços públicos (PSB/PTB/PRB/PR).

  5. Ao que tudo indica, o PCdoB vai continuar na posição de coadjuvante do processo eleitoral de Salvador. E, desta feita, como "rebelou-se" na incial diante do seu principal parceiro, o PT, numa condição de inferioridade maior.

  6. Salvo, e aí é outra hipótese, que role a chapa Lidice/Alice, menos mal. Seria um repeteco da chapa "Rosa Choque" de tempos idos (Lídice/Salete/Beth) que fez muito sucesso. 
                                                     **

  7. A chefe da Casa Civil, Eva Chiavon, fez uma confidência um tanto quanto "sui-generis" em sua entrevista à imprensa e balanço de despedida da Bahia: "Que faltam gestores públicos de competência no Brasil". 

  8. A declaração, vista pela dimensão do país e pela enorme quantidade de gestores que adoram tratar o dinheiro público como se fosse seu, tem sentido. Mas, observando-se que ela é uma das gestoras do governo Wagner e a Bahia estando inserida no Nordeste, a região mais atrasada do país, subentende-se que, essa carência atinge o governo baiano.

  9. Evidente que a pequena Eva, como é carinhosamente chamada no âmbito do governo, não vai citar nomes desse ou daquele gestor de segundo nível. Mas, já que fez a declaração, eles existem.

  10. Outro detalhe: a citação na imprensa de Walter Pinheiro para o lugar de Eva seria um enorme prejuizo para a Bahia, no plano político parlamentar. Pinheiro, hoje, é o senador mais destacado entre os três da representação baiana (sem desmerecer os demais), daí que, se tirar essa perna, o andor desaba de vez.

  11. A senadora Lidice da Mata, a qua sempre teve um perfil de lutadora, de defender os interesses da Bahia, se apresenta, na nossa ótica, com uma gestão um tanto quanto burocrática. Muito atrelada ao amém dos governos do Estado e Federal. Tem que mudar, senão desparece.

  12. O senador João Durval até se entende sua posição pelo avançado da idade, pelo muito que já fez pelo estado. Estaria na posição de gratidão.

  13. Dom Avelar Brandão Vilela foi o pastor da Diocese da Bahia que mais se aproximou da população e deu muita atenção a fé, a celebração da vida, aos dogmas da igreja católica e assim por diante. Foi um pastor por excelência.

  14. Agora, no plano administrativo e financeiro foi um desastre. Lembro, eu que escrevi um livro sobre dom Lucas Moreira Neves, que o sucedeu, de uma confidência deste bispo mineiro, o qual se queixava dessa situação. Da penúria que Brandão Vilela deixara a Diocese.

  15. Dom Lucas inclusive teve que recorrer a instituições romanas, na época a Itália vivia um bom momento em sua economia, inicio dos anos 1990, para dar um socorro a Diocese. A Ágata Esmeralda, obra Moreira Neves na Bahia, foi um desses exemplos.

  16. Ou seja, Dom Avelar cuidava do pastoreio como um Cristo descalço, amor eterno e divino, e pouca atenção dava ao material, também indispensável a sobrevivência da Diocese.

  17. A queda de 6 ministros do governo Dilma em 10 meses tem seu lado positivo, de uma presidenta que não compactua com a corrupção. Isso está bem claro aos olhos da população tanto que, toda vez que cai mais um, pesquisas apontam crescimento de Dilma junto à opinião pública.

  18. Criativa a matéria de A Tarde (Esporte) sobre Indiana Jones e a próxima jornada esportiva de Diones. Bom jornalismo.

  19. Tão dizendo que Salvador vai ter um reveillon tão tranquilo, sem atrações, que o melhor para quem tem capilé é atravessar o Atlântico. Ou, se for o caso, ir ao Rio de Janeiro e Fortaleza.

  20. O ufanismo dos lucutores da Record na transmissão do PAN está de tal maneira que o menor é abaixar o som. Teve uma época que isso aconteceu com Galvão, na Globo, em transmissões de jogos da Copa do Mundo.

  21. O PSB atingiu  esse ano um número inédito no processo de organização partidária, alcançando 382 municípios da Bahia. É embalado nesse resultado que o partido realiza seu Congresso Estadual no próximo sábado, dia 29,  às 9h, no Hotel  Sol Barra.

  22. Além da   escolha dos delegados para o Congresso  Nacional  o PSB dará inicio à discussão  sobre  sucessão municipal   do próximo ano, quando  pretende lançar candidatos à prefeitura  em vários municípios. A senadora Lidice da Mata, presidente da legenda,  também  quer aproveita o evento para  discutir a  Reforma Política e corrupção,  temas que estão na ordem do dia do Congresso Nacional.

  23. E, evidente, a sucessão na capital.

  24. O deputado estadual J. Carlos (PT), cobrando posicionamento do governo federal e da Federação Internacional de Futebol (FIFA),apresentou à Mesa Diretora projeto de lei, solicitando que 30% dos ingressos dos eventos da Copa do Mundo 2014, na qual a Bahia será sede, custem o valor de meia entrada.

  25. Ó coitado! Não sabe de nada. A FIFA não tá nem aí pra Bahia.

  26. A desativação de 50 comarcas no interior do Estado motivou a paralisação dos servidores da Justiça baiana por 24 horas nesta quinta-feira (27). Os servidores e juízes das comarcas desativadas serão obrigados a se mudarem para os municípios em que há maior demanda judicial.

  27. A deputada estadual Graça Pimenta (PR), que discursou sobre o assunto na terça-feira (25), é contra a iniciativa do órgão estadual. 
                                                    
  28. Considerando dados estatísticos que apontam as mulheres como maioria populacional no Brasil (52%), a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, destacou hoje (27) a campanha do governo estadual de massificação do exame de mamografia em toda a Bahia.

  29. A iniciativa faz parte do chamado "Outubro Rosa", movimento popular realizado mundialmente contra o câncer de mama.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>