Miudinhas
Tasso Franco
04/10/2011 às
21:02
CHEGADA DOS 11 DEPUTADOS DO PSD MUDA CONFIGURAÇÃO DE COMISSÕES NA ALBA
Vice-governador Otto Alencar passa a ter força na Assembleia Legislativa
Foto: BJÁ |
|
Plenário quase vazio na sessão desta terça, na Assembleia, com muitas alfinetadas |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Uma boataria enorme circulou na Assembleia Legislativa dando conta de que o PSD de Otto Alencar havia conquistado mais três deputados da oposição (Graça Pimenta - PR; Reinaldo Braga - PR; e Paulo Azi -DEM), mas isso não aconteceu. O líder Reinaldo Bragra disse ao BJÁ que não sabe de onde partiram esses rumores e destacou que "não foi "sequer consultado sobre qualquer adesão a novos partidos", generalizou.
2. O que está se configurando na ALBA é uma rearrumação dos grupos políticos partidários, internamente, sempre considerando a dualidade situação (base ampla do governo, com 47 deputados; e a oposição, 16 deputados. Com a migração e integrantes do PSC (Carlos Ubaldino), PTdoB (Maria Luiza Laudano e Claudia Oliveira), PP (Angelo Coronel) existe a tendência da formação de um novo bloco, com 9 deputados, PP/PSL/PRB.
3. Ficaria assim a base: PT (14 deputados); PSD (11); PP/PSL/PRB (9); PDT/PCdoB (7); PSB (2); PV (1); PRP (1) + mais dissidentes. Oposição: PR/PSDB (6 deputados); PRP (1); PTN (2); DEM (3); PSC (4). Há dúvidas quanto aos dissidente e aos 4 do PSC.
4. Com a chegada do PSD as composições nas 7 comissões temáticas devem sofrem modificações. Na cota da oposição existem os deputados presidentes de comissões Adolfo Viana, PSDB, Meio Ambiente; Adoldfo Menezes, PRP, Segurança; Temóteo Brito (está pelo PMDB), Agricultura; e Ivana Bastos (está pelo PMDB), na Especial do Porto Sul. As outras estão sob o comando da base, as mais importantes com PT na cabeça.
5. Vale observar que, na cota da oposição estão na Mesa os deputados Carlos Ubaldino (que migrou do PSC para o PSD) e Maria Luiza Laudano (que migrou do PT do B para o PSD). Vê-se, portanto, que o líder da Maioria, deputado Neto (PT) vai ter muito que conversar com o provável líder do PSD, Gildásio Penedo, para se acertarem. E também com o líder da minoria, Reinaldo Braga, e do bloco independente, Targino Machado.
6. A oposição, de sua parte, vai querer os cargos ocupados por aqueles que vão migrar para o PSD, casos de Ivana Bastos, Adolfo Meneses e Temóteo Brito. Se o PSB conseguir formalizar todas as filiações em tempo hábil, essas negociações nas comissões temáticas da Assembleia devem acontecer no final deste mês ou em novembro.
**
7. O deputado federal e vice-líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, está articulando junto aos seus correligionários, em Brasília, no sentido de barrar a tese do financiamento público de campanha inserida no projeto da reforma política, como vem defendendo a bancada do PT. 8. Imbassahy entende que o financimento público irá onerar ainda mais a sociedade. Ele ressalta que as legendas já são financiadas com fundos partidários, via tributos, além de já disporem de horário gratuito no rádio e na televisão para a divulgação das suas campanhas. 9. Para Imbassahy, a reforma politica deve observar três principais pontos: redução de custos de processo eleitoral; estabelecer maior identidade entre os eleitores e seus representantes, pois dados estatíticos mostram que poucos meses após a campanha cerca de 70% do eleitorado não sabe em que votou, além do fortalecimento dos partidos através de programas próprios.
10. Veja que coisa mais estranha: o governo federal colocou um anúncio nos jornais comemorando os 510 anos do Rio São Francisco. Ora, desde que a terra é terra, o Velho Chico tá aí.
11. Viraram esterótipos: janeiro do verão; fevereiro do Carnaval; março da mulher; outubro rosa; novembro negro; dezembro do peru de Natal.
12. Depois da queda; o coice: o surto de meningite afundou o Complexo de Sauípe e a Koch Tavares, ao retirar o Brasil Open de Tênis, fez o complemento.
13. Enquete do BJÁ revelou que 98.7% consideram que as declarações da corregedora Eliana Calmon sobre "bandidos de toga" no Judiciário foram acertadas e repesentam uma realidade; e 1.3% não concordaram.
14. O site da Sefaz municipal de Salvador tava igual as antigas carroças da Sete Portas, daques burros ronceiros. Para se tirar uma NFe um tempão.
15. O PMDB de Brumado tá naquela fase em que o último a sair apaga as luzes.
16. A deputada Kely Magalhães (PCdoB) foi a única da base do governo a protestar no plenário da Assembleia pela decisão do governador Wagner em adotar o horário de verão. Disse que o assunto deveria ser melhor analisado. Kely é da base, mas, tem posições muito firmes, inclusive pela criação do Estado do São Francisco.
17. O deputado Mário Negromonte Jr ao defender a fécula da mandioca na composição e fabrico de pães, distribuiu pães à turma do cafezinho, e disse, em plenário, afirmou que existem dois lados na indústria da panificação: a turma do trigo; e a turma da fécula.
18. A turma do trigo (o lobby do trigo) diz que pão com fécula de mandioca tem gosto ruim (não teria gosto do pão secular, tradicional); e a turma da fécula diz que o pão de mandioca é tão bom quanto o que Jesus comia na Judéia.
19. A deputada Ivana Bastos (sem partido, ingressando no PSB) disse na tribuna da Assembleia que é lamentável, mas a Ferrovia Oeste-Leste só construiu, até agora, 1.19% da obra. - Em um ano não se chegou nem a 1.5%, protestou.
20. Mas, diz que está confiante e espera que o Lote 4 (Guanambi, Santa Maria da Vitória, Barreiras) seja liberado (questões ambientais e outras) ainda este ano.
21. O deputado Luciano Simões (PMDB) disse que a única ponte que o governador Wagner vai construir em seu governo é a "ponte aérea para Portugal e agora pra Veneza, na Itália).
22. Curioso é que boa parte da base do governo ouve essas criticas em plenário e fica calada.
23. Essa miudinha recebi de um leitor para completar a 14: "Vc deveria ver o padecimento nos Postos de Saúde com os sistemas que rodam na Cogel (merdel) e uma tortura chinesa, o sistema cai toda hora, lentíssimo de fazer dó, quando junta com as caroças das máquinas existentes".
24. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu, hoje (4), no Dia Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde, a instituição de um piso salarial nacional para a categoria.
25. Em pronunciamento no Senado, Pinheiro destacou que vai discutir com o Governo Federal a constituição de um fundo que tenha capacidade para financiar esse piso. "Pequenos Municípios não teriam condições de arcar com isso. Portanto, é importante o fundo nacional", disse o parlamentar.
26. Até agora, a Assembleia só recebeu, oficialmente, a filiação do deputado Gildásio Penedo, ao PSD.
27. O deputado Augusto Castro, vice líder do bloco PSDB/PR, solicitou ao Governo do Estado a implantação de sistema de iluminação do Estádio José Luiz dos Santos, no município de Ipirá.
28. O pleito foi feito através de Indicação, apresentada na Assembleia Legislativa, dirigida ao secretário Nilton Vasconcelos, responsável pela pasta de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Estado da Bahia.
29. O deputado Luciano Simões disse em plenário na Assembleia que o governo Wagner já leva 2 anos para construir uma passarela para o Estádio de Pituaçu sobre a Avenida Paralela e a obra ainda está no meio. Para a ponte Salvador-Itaparica previu, no mínimo, 20 anos.
30. O deputado Elmar Nascimento (PR) diz que não entende porque o vereador Paulo Magalhães está tão agressivo com ACM Neto. Lembra Elmar que, quando foi candidato a presidência da Assembleia, ouviu uma discussão braba entre Neto x Geddel, o primeiro defendendo a permanência de Magalhães na presidência da Câmara, quando Alfredo Mangueira reunciou ao cargo; e o segundo, a vaga para o PMDB, com Alan Sanches.
31. Agora, Magalhães fala horrores de Neto: e Sanches horrores dobrados de Geddel, completamos nós. A vida política é assim mesmo: punhalada atrás de punhalada.
32. A próxima, segundo me confidenciou um deputado, será de Alcindo no PT.
33. O PT está igual aquele partido do México, salvo engano, o PI.
34. O novo Código de Processo Civil, tema do Projeto de Lei 8046/10, será tema de mais uma audiência pública nesta quarta-feira (5 de outubro), no Plenário 13 da Câmara dos Deputados, a partir das 14h30. O debate, promovido pela comissão especial que analisa o texto. Deputado Sérgio Carneiro, à frente.
35. Jantar movimentado entre o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, e vários deputados estaduais. Coisa recente, na casa de um amigo de Gabrielli.
36. O prefeito de Salvador, João Henrique, sanciona amanhã (05), às 14h, no Palácio Thomé de Souza, uma lei que proíbe a utilização de aparelhos de telefone celular ou de emissão sonora pessoal no interior de bibliotecas, de casas de espetáculos e em eventos, como projeção de filmes, peças teatrais, musicais, danças, palestras, conferências e demais atividades culturais ou artísticas.
37. Segundo João Henrique, "esta é uma medida educativa que visa preservar o bom andamento dos espetáculos culturais em Salvador.
38. Sei não...mas tenho a impressão que o prefeito JH deve está dando risadas sobre a entrada de Alcindo no PT.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>