Miudinhas
Tasso Franco
09/10/2011 às  20:04

TRÊS MINISTROS BAIANOS NA MIRA PARA DEIXAR MINISTÉRIO NA REFORMA DE 2012

Mario Negromonte, Luiza Bairros e Afonso Florence estão na alça da mira


Foto: Luiz Carlos Júnior
Marcha das Vadias denuncia 1305 mulheres agredidas em Itabuna, só em 2011
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A imprensa nacional destaca que a reforma a ser feita pela presidente Dilma no seu Ministério, por força do calendário eleitoral de 2012 ou da má avaliação de alguns ministros põe em cheque a representação da Bahia, com Mario Negromonte (Cidades), Afonso Forence (Desenvolvimento Agrário) e Luiza Bairros (Igualdade Racial).

  2. Diz-se, ainda sem confirmação oficial que esses três e mais outros seriam afastados incluindo, ainda, mais 3 mulheres; Ana de Holanda (Cultura), Maria do Rosário (Direitos Humanos) e Iriny Lopes (Mulheres). Se isso acontecer, a presidente teria que conseguir outras 4 mulheres para esses cargos, sob pena de sofrer críticas do segmento do Movimento Mulher.

  3. A especulação em torno da substituição de Mario Negromonte é antiga desde as acusações de irregularidades em sua pasta, inclusive com benefícios de natureza política na Bahia, e depende do apoio do PP, onde já perdeu parte dessa sustentação política. Negromonte respondeu as acusações, teve referências de simpatia de Wagner sobre a matéria, mas nunca contou com total simpatia de Dilma. Fala-se que a presidente nunca o recebeu, pessoalmente.

  4. Lembrando, ainda, que Negromonte é ministro na cota do PP. Já Afonso Florence (deputado federal do PT) e Luiza Bairros, ex-secretária da Igualdade na Bahia, são indicações de Wagner. Daí que, duvida-se dessas mudanças ainda que o MST já tenha pedido a cabeça de Florence e Bairros seja vista como uma ministra apagada. Mas, Wagner goza de muito prestígio com Dilma.

  5. A assessores Luiza teria reclamado do corte de recursos em diversos programas, tanto no orçamento minguado deste ano como no Plano Plurianual, que traça as metas 2012 a 2015. A ministra tem feito o que pode, mas se tornou uma figura decorativa no Ministério. Mas, foi indicada por Wagner e mudança por mudança, colocando uma pessoa que seja mais dinâmica do Bairros, de nada adiantaria sem orçamento.

  6. Veja que essa questão orçamentária é de fundamental importância. Aqui na Bahia, por exemplo, a secretária Vera Lúcia Barbosa, da SPM (das Mulheres) faz um esforço enorme, se vira nos trinta, trabalha bastante, mas salvo a pregação de conscientização rende pouco, na prática, uma vez que não consegue fazer convênios e outros porque não há orçamento. É uma Secretaria vazia.

  7. Há um efeito de natureza política nessas nomeações (Bairros e Barbosa), dá-se uma visibilidade razoável a esses movimentos, mas, na prática faltam as estruturas de base para que as coisas aconteçam.
                                                       **

  8. A empresa Solução.Gov Consultaria em Gestão Pública anunciou nesta sexta-feira (7) a data de reaplicação das provas do Concurso Público de Conceição do Jacuipe que contempla os cargos de Agente Administrativo e Técnico de Enfermagem de Nível Médio, e que foram canceladas por erros.   
 
  9. As provas, segundo consta em edital, contarão de 40 (quarenta) questões serão realizadas em único turno (matutino), no dia 16 de outubro de 2011 (domingo).  

  10. Jorcelia dos Santos Maia, Presidente da Comissão Organizadora do Concurso, lembra que os portões dos estabelecimentos onde será feita a reaplicação das provas restantes serão abertos a partir das 07h00min e fechados impreterivelmente às 07h55min.

  11. Pelo novo outdoor que o radialista Mário Kértész colocou na cidade, sob pano de fundo uma entrevista com Frei Beto, pelo visto MK não tá dando a menor bola ao procurador eleitoral Sidney Madruga.

  12. Com o intuito de promover a socialização no debate sobre os rumos da epidemia de HIV/Aids após 30 anos de sua descoberta, o Grupo de Apoio à Prevenção à AIDS da Bahia (GAPA-BA), em parceria com o Departamento Nacional de DST-HIV/Aids e a Coordenação Estadual de DST/AIDS da Bahia realizam o I Seminário Nacional sobre Dilemas Contemporâneos da Epidemia da AIDS e o II Encontro de Prevenção e Promoção à Saúde no Campo do HIV/AIDS, de 11 a 14 de outubro no Hotel Pestana.

  13. Mesas redondas marcaram o segundo dia de debate da 4ª Conferência Municipal de Cultura, em Lauro de Freitas.

  14. Receita Federal abre consulta ao quinto lote do IR nesta segunda feira.

  15. O dragão da inflação está com uma fome enorme. No acumulado do ano já chega a 7.3%. O presidente do Banco Central diz que agora vai! Ou seja, que a tendência a partir de outubro é de queda. Só que, ninguém acredita.

  16. O programa Pacto pela Vida, do governo da Bahia, e Coca-Cola Brasil, através da Norsa - franqueada e distribuidora  no estado -, lançam na próxima segunda-feira (10), no Nordeste de Amaralina, o Programa Coletivo, que busca promover o desenvolvimento social e econômico de jovens de baixa renda.

  17. O evento acontece à partir das 14h, na Associação Educacional Social de Ágape (AESA) - Rua 11 de novembro, 842, Santa Cruz.

  18. A professora americana Frances Hagopian, uma estudiosa dos partidos brasileiros, se arrisca a oferecer um norte aos tucanos: ocupar o espaço da centro-direita no espectro ideológico. Hagopian não está sozinha.
 
  19. "Ela disse a verdade", endossou o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ao ser informado pelo Estado da entrevista concedida pela americana. "Acredito que eles (os tucanos) podem se destacar nesse espaço de centro-direita, se tiverem coragem para fazer isso", afirma a professora da Universidade Harvard.

  20. "Precisam mostrar o que fizeram, ser fiéis a si mesmos", completa ela, referindo-se às transformações capitaneadas pela PSDB na gestão FHC (1995-2002).

  21. PL 84/1.999, do deputado Luiz Piauhylino (PSDB-PE) cujo relator é o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), com o intuito de coibir a criminalidade na internet, o texto acaba avançando sobre os direitos fundamentais de liberdade de expressão, de informação e de privacidade dos cidadãos.

  22. Além disso, no que diz respeito ao direito do consumidor, o PL inverte a lógica do princípio da boa-fé, criando, no entendimento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a figura da "presunção de culpa", que se contrapõe ao princípio constitucional da "presunção da inocência".

  23. A obrigatoriedade da guarda de dados pelos provedores por três anos, conforme previsto no projeto de Azeredo, também assusta, pois promove o monitoramento do usuário. Não é à toa que, na Alemanha, a guarda dessas informações é considerada inconstitucional.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>