Miudinhas
Tasso Franco
22/09/2011 às
21:00
WAGNER DIZ QUE REELEIÇÃO DE MARCELO A MAIS UM MANDATO É COM DEPUTADOS
Deputado Rosemberg Pinto é citado como candidato a presidência da Assembleia
Foto: BJÁ |
|
Dep Rosemberg Pinto:"Sou contra releição na presidência, mas vou propor emenda a partir de 2014" |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) disse ao BJÁ que, embora seu nome esteja sendo citado para concorrer à presidência da Assembleia Legislativa, em 2013, "uma posição da bancada do meu partido sobre o tema ainda não existe". Admite, no entanto, que a pretensão é legitima para qualquer deputado, quer seja de primeiro mandato, como o meu, ou de parlamentares mais antigos.
2. Rosemberg diz que tem uma posição pessoal sobre a presidência da Casa contrária à reeleição, dentro de uma mesma legislatura. Mas, revelou que só defenderá essa tese para uma apreciação em plenário, a partir de 2014, para que não possa parecer uma posição contrária e fechada contra uma provável candidatura de Marcelo Nilo, a um quarto mandato.
3. O deputado admite que já manifestou esse pensamento da tribuna da Assembleia, conversou com alguns deputados sobre a questão e também com o governador Wagner, e disse que vai pautar o tema para as reuniões permanentes do PT que acontecem todas as sextas feiras.
4. "Agora, uma emenda dessa natureza, mudando as regras do jogo, só após 2014, para não parecer que estou colocando uma questão específica contra o atual presidente, Marcelo Nilo", frisou.
5. No encontro com os jornalistas antes da inauguração do anexo Jutahy Magalhães, o governador Wagner também falou desse tema. Wagner disse que, por princípio, defende a renovação até porque é salutar a democracia e a oxigenação do processo político. Porém, admitiu que a questão compete aos deputados e não ao executivo. "Vai depender dos deputados", frisou.
6. Na Assembleia Legislativa o que se comenta é que, hoje, o deputado Marcelo Nilo (PDT) é praticamente imbatível na disputa para mais um mandato à presidência. Entende alguns "marcelistas", digamos assim, que a trajetória política do atual presidente, em 2014, estará intrinsecamente relacionado a essa função para pleitar uma posição na chapa majoritária alinhada com o governador Wagner.
7. Uma coisa, disse-me um deputado, é Marcelo presidente da Assembleia, em 2014; e outra coisa é Marcelo apenas deputado. Tem razão. Faz enorme diferença.
**
8. O deputado Rosemberg Pinto (PT) também defende a redução do número de sessões plenárias na Casa e o aumento das sessões nas Comissões. Segundo o parlamentar, que hoje preside a Comissão de Defesa do Consumidor, é nas comissões que são construídos os debates e formulados projetos para apresentação ao Executivo. 9. "Há uma singularidade no trabalho das comissões e o papel delas é fundamental para ampliar os debates na Casa. Essa é a função do Legislativo", afirmou.
10. Rosemberg defendeu também que os projetos apresentados à Casa não sejam formulados individualmente e sim por iniciativa das bancadas, fortalecendo o debate coletivo.
11. Comitiva de baianos embarca para Brasília, no próximo sábado, para casamento da filha do ministro do TCU, Aroldo Cedraz.
12. Aviso prévio de 90 dias é pra quebrar as empresas. Esses deputados não tomam jeito. Não estão nem aí para o país.
13. A Copa 2014 está se aproximando e ninguém fala na requalificação do Aeroporto Luis Eduardo Magalhães, em Salvador. Querem só trocar o nome. Tá bom!
14. Depois da queda; o coice. Os comerciantes do Pelourinho já estão quase quebrados e agora suas lojas, o que resta, estão sendo arrombadas.
15. A Caixa fez uma propaganda colocando Machado de Assis branco. Daqui a pouco vão dizer que Rousseff é negona. Machado era mulato.
16. O fechamento do Mineirão derrubou o Atlético MG e o Cruzeiro no campeonato brasileiro. É ma tese. Em sendo assim, há de se dizer que o fim da Fonte Nova foi ruim para o Bahêa.
17. Só louco paga R$1.400,00 para assistir um show de João Gilberto.
18. Dilma acertou em cheio ao defender uma nova ordem de dirigentes no mundo. É só olhar o que se passa na Bahia em algumas instituições: FIEB, Federação do Comércio, ACB, IGHB, ABI, OAB, Cremeb, CREA, etc, parecem feudos.
19. Nas representações sindicais também: tem gente segurando o osso há décadas. Quando se fala em dar uma mexida tem brigas, tiros e mortes. Veja o caso de Colombiano até hoje sem solução. Outro dia dividiram o Sindicato dos Químicos e Petroleiros em duas mamadeiras.
20. Ainda nem me acostumei com o windows 7 lá vem o windows 8. Vai ser igual aquele ISO 90 que já está em ISO 9000. Daqui a pouco vai ser ISO 9 milhões.
21. O deputado Augusto Castro (PSDB) diz que Itabuna está marchando numa aliança ampla em torno da reeleição do capitão Azevedo, o prefeito do DEM.
22. O deputado Joseildo Ramos (PT) diz que seu partido tem bons 3 nomes para disputar o pleito, em 2012, contra o prefeito Paulo Cesar (PDT). Portanto, não gostaria de abandonar à condição de deputado para assumir essa missão. Mas, se for o caso, em instância partidária última, pode ir.
23. O deputado sargento Isidório diz que não vai mais fazer movimentos paredistas em frente a Refinaria Landulfo Alves. Estava indócil porque as empresas terceirizadas estava contratando muita gente de fora da Bahia.
24. O ex-presidente da Assembleia, Clovis Ferraz, admite ser candidato a prefeito de Conquista pelo PSD. É a primeira vez que o município terá eleições em dois turnos. E, em tese, não tem nada a perder.
25. Na entrevista com a imprensa na ALBA o governador Wagner disse achar normal a filiação do ex-prefeito e radialista Mário Kértesz ao PMDB e que já era esperada. Desejou "boa sorte" ao radialista e brincou, dizendo que seu voto ele não terá, "até porque", o seu domicílio eleitoral é em Camaçari.
26. Brincadeira, claro, em tom de ironia.
27. O deputado Carlos Ubaldino apressou-se a cumprimentar Wagner assim que o governador chegou a ALBA. - O senhor está a cada dia mais novo, disparou.
28. Tarde de confîdências na Assembleia durante a inauguração do anexo Jutahy Magalhães: De Marcelo Nilo ao comentar sua primeira candidatura a presidente da Assembleia: - Procurei o deputado Jutahy Magalhães (PSDB) e falei da minha intenção e este me respondeu que minha chance era zero. (Marcelo ganhou)
28. Do deputado Jutahy Magalhães Jr para Wagner: - Governador não se incomode quando lhe chamam aqui na Bahia de carioca. Meu pai, Jutahy Magalhães, nasceu no Rio de Janeiro, na Vila Militar, mas era um baiano de quatro costados.
29. De Waldyr Pires para Jutahy Jr: - Acertei para conversar com Jutahy sobre sua provável candidatura ao Senado, em 1986, e antes que inciasse a conversa este me disse: "Se o senhor for candidato a governador, voto no senhor". (Waldyr ganhou para governador e Jutahy foi eleito senador pelo PMDB)
30. De Wagner para Marcelo Nilo diante das falhas do som: - Não se aborreça. É assim mesmo, quando a gente menos espera falha. (Marcelo não se chateou).
31. De Marcelo Nilo para Wagner: - Sai da roça e cheguei a presidente da Assembleia. Já sentei até na cadeira de governador como interino. (Wagner sorriu).
32. Uma jornalista que está do meu lado confidenciou no meu ouvido moco: - O homem quer sentar na cadeira de governador de vez.
32. Aí os jornalistas foram falar com o deputado Nelson Pelegrino e não saia viva voz. Afônico total. Disse-me em susurros: - Maldita gripe. - Falou demais em algum "comício"? - Não, ainda sequer começou.
33. Do ex-chefe da Casa Militar, coronel Mansur: - Paromês completo noventinha. (90 anos de idade). Que maravilha!
34. As jornalistas ficaram admiradas com a elegência da bancada feminina da ALBA na solenidade.
35. Perguntaram a um deputado da base governista se já tinha visto o "baralho do crime" daqueles que votaram no Projeto de Lei do Planserv. Resposta: - Cruz credo!
36. Do deputado Zé Neto, líder do governo: - Conversei com o governador e disse que a nossa bancada está unida e harmônica. Tava uma alegria só (o deputado).
37. Perguntei a um deputado da base se era assim mesmo e ele respondeu: - É. Estamos super-unidos. Agora, estou igual ao povo do sertão, com a boca aberta esperando um copo d'água.
38. Na solenidade, o governador prestou uma homenagem ao PV, se supõe: compareceu todo de verde.
39. Paulinho Camafeu e Chocolate da Bahia não perderam a hora: - Vamos fazer uma música para sua campanha deputado. E sairam cantando para um camarada da base governista.
40. Wagner deve ir a Serrinha no final de semana para inaugurar as habitações do projeto Minha Casa. Vou telefonar para o Lobisomem recepecioná-lo.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>