Miudinhas
Tasso Franco
02/09/2011 às  21:00

A IMPORTÂNCIA DE MARCELO NILO PARA WAGNER E 4 MANDATO, p TASSO FRANCO

Postos de Combustíveis lesam consumidores e continuam abertos em Salvador


Foto: BJÁ
Assembleia Itinerante em Feira. Setembro será a vez de Conquista. É Marcelo andando
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A votação do Projeto de Lei que limitou o uso do Planserv e institui o regime coparticipativo com poder moderador na previdência dos servidores do Estado revelou de público, o que já se sabe nos bastidores da política, a importância do presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), para a estratégia governamental de Wagner.

  2. Foi fundamental a presença de Nilo comandando a Mesa Diretora da ALBA no dia da votação, última quarta-feira, 31, admitindo-se que, sem seu pulso forte, dificilmente a matéria seria aprovada.

  3. Tanto isso é verdadeiro, não uma verdade absoluta porque isso em política não existe, que, quando a sessão momentaneamente esteve sob a presidência do deputado Álvaro Gomes, PCdoB, degringolou. Deputados da oposição insulflaram as galerias, houve vaias e cânticos contra o governador e a base adesista, estabeleceu-se um impasse e Marcelo voltou correndo para acalmar os ânimos, suspendeu a sessão por 10 minutos, e retomou-a, inclusive colocando os deputados da oposição no púlpito e esvaziando o movimento paredista.

  4. Vê-se, pois, que com Marcelo na presidência é uma coisa; e sem Marcelo, outra. Não que seja insubstituível ou esteja acima dos demais em organização e métodos, mas, em momentos de tensão, conhecedor do Regimento da Casa e bem assessorado, chamado por colegas até de "coronel", garante o funcionamento da Casa e a votação das matérias. Daí a sua importância para Wagner.

  5. No plano da política, hoje, Marcelo não esconde de ninguém que trabalha para integrar a chapa majoritária da base Wagner nas eleições 2014, quer como candidato a governador do Estado ou a senador.

  6. Admite que, em 2010, foi convidado por Wagner para ser candidato ao Senado e não aceitou, mas, agora, se o convite se repetir topa. E, claro, como todo político, almeja mesmo é o Palácio de Ondina. Sonho? Nem tanto considerando-se que integra o PDT e, embora o nome cabeça da chapa mais cotado seja do PT, a política dá voltas que a própria razão desconhece.

  7. Ficar parado esperado que os ventos soprem ao seu favor nem pensar. Tá andando. E muito. Seguindo pelos caminhos do interior, dando entrevistas diárias em emissoras de rádio, reforçando suas assessorias de comunicação, monitorando seus passos e de outros com pesquisas, enfim, se movimentando. Esta na tese de que o político tem que fazer sua parte, aparecer, ser competitivo, pois, no momento oportuno da escolha dos nomes isso pesa muito.

  8. Para tanto, Marcelo é candidato pela quarta vez a presidência da Assembleia, em 2013. Uma coisa é chegar 2014 na presidência da ALBA e outra diferente é ser apenas deputado. Sua estratégia passa pela presidência da ALBA, que, em resumo, é a presidência do Poder Legislativo, dá visibilidade e permite manobras políticas.

  9. Hoje, diria que é imbatível numa reeleição. E, salvo melhor juizo, bom para Wagner. Em sendo assim, o governador, pelo menos em tese, não seria contra.

  10. E 2013 seria diferente de hoje (2011)? Creio que pode alterar pouca coisa. Não há ninguém no PT competitivo com Marcelo e as vezes do deputado Rosemberg Pinto (PT), um dos que almejam a presidência, e do deputado Zé Neto (PT), líder da Maioria na Casa, passam pela eleição majoritária de 2014. Neto tem a majoritária de Feira pela frente, em 2012, e Rosemberg depende de uma sonhada eleição de Sérgio Gabrielli a governador.

  11. Portanto, salvo se Marcelo cometer erros, o que é improvável, o caminho está livre ou bem pavimentado para ser o presidente da Casa, mais uma vez, em 2013. E daí em diante segue sua jornada para ingressar na chapa majoritária.
                                                                         **
  12. A secretária de Relações Institucionais intermediou a negociação da reintegração de posse à Copener da Fazenda Brejões, ocupada pelo Movimento de Luta pela Terra (MLT), no município de Esplanada. Com isso, a empresa comprometeu-se em ajudar o movimento com assistência técnica, transporte e alimentação.            
  13.  Os integrantes do MLT ocuparam a fazenda no dia 01 de maio. Produtora de celulose, através da transformação de eucalipto, a Copener, que tem sede na China, conseguiu, na justiça, no dia 05 de maio, a liminar de reintegração posse, que ocorreu no mês passado


  14. O servidor público estadual Orlando Dionísio de Araújo, lotado como motorista na  16ª Dires de Jacobina, está denunciando a diretora do órgão por uso indevido de carros oficiais do Governo do Estado da Bahia.

  15. Segundo denúncia encaminhada em carta à Sesab, a enfermeira Kátia Alves, diretora da 16ª Dires, estaria utilizando carros oficiais para tratar de assuntos particulares, inclusive aos finais de semana, como numa viagem ao município de Camaçari, no distrito de Monte Gordo.
 
  16. Veja o que representa a importância de um plano de saúde. O músico da banda Estakazero baleado por bandidos está se socorrendo, na Justiça, com o plano base de sua avó. É um caso inusitado, mas, no meio da música baiana comum.

  17. A maioria desses jovens que andam pra cima e pra baixo de ônibus e outros meios de locomoção não têm planos de saúde. A música, o palco, as fãs e outros são glamurosos e as empresas que estão por trás desse show bizz não se organizam em torno de proteção aos artistas.

  18. Aí, quando acontece um caso como o de Perrone, o músico do Estakazero é esse drama. E olhe que são centenas de jovens nessa mesma situação. Só de bandas de pagode e axé a Bahia tem mais de 500 entre as famosas e outras. Quase todo município tem sua própria banda e são 415 na bahia.

  19. Os festejos da 23ª Expo Jacobina, que acontece de 28 de setembro a 02 de outubro no município, contarão com um incremento já garantido pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA) e deputado Federal Amauri Teixeira (PT-BA): a pavimentação asfáltica do Parque de Exposições de Jacobina.
  20. O pleito encaminhado por Pinheiro e Amauri foi bem recebido pelo secretário estadual de Infraestrutura e vice-governador, Otto Alencar, que se comprometeu em autorizar a obra.

  21. O cartunista e escritor Ziraldo foi vaiado na Bienal do Livro no Rio porque é mensaleiro da anista. Recebe um soldo todo mês do governo por ter lutado contra a ditadura.

  22. Só lembrando, aqui na Bahia tem deputado federal nessa mamadeira. E ainda é posudo.

  23. A campanha publicitária do Governo da Bahia formada por uma série de três filmes com depoimentos de cidadãos baianos conquistou o prêmio Galo de Bronze, do 18º Festival Mundial de Publicidade de Gramado.

  24. Este festival é o terceiro maior do mundo na área e o maior da América Latina. A campanha, criada pela agência Leiaute, venceu na categoria Cine/TV institucional.

  25. A série retrata a emoção de pessoas comuns com as conquistas realizadas através dos programas sociais do Governo do Estado. Em um dos filmes, a personagem é dona Enedina que aprendeu a ler e escrever aos 100 anos.

  26. Em outro, dona Isabel Alves, comemora a chegada de água encanada a sua casa. Já o pedreiro Carlos Nascimento fala sobre a conquista do seu novo emprego.

  27. A presidenta Dilma admite criar um novo imposto para ajudar a saúde pública. CPMF com outro nome.

  28. O Procon autuou 6 postos de combustíveis de Salvador com muitas irregularidades. Ora, como perguntar não ofende, não seria o caso de fechar esses postos? Se os camaradas estão lesando os consumidores cometem um crime.

  29. A direção do Colégio Antonio Vieira mandou para as familias dos alunos formandos da oitava série, os vestibulandos, os boletos de pagamentos com datas até 5 de dezembro. Isso desde já. É a ganância jesuítica que vem desde a época da Colônia. E esse pessoal ainda ficando falando em Deus e tudo mais.

  30. Outra coisa: o tema da Arquidiocese para o grito dos excluidos deste 7 de Setembro é "Pela Vida; Grita Terra". Então, será que vão lotear áreas da igreja como o quintal do Mosteiro de São Bento, a área do Mosteiro de São Francisco e assim por diante! Dão uns lotes legais.

 




echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>