Miudinhas
Tasso Franco
14/08/2011 às  20:05

SALVADOR NÃO ESTÁ LIVRE DE MOTIM DOS CONSUMIDORES EXCLUIDOS DE LONDRES

Senador Walter Pinheiro diz que ministra Glesi usa capa de chuva impermeável


Foto: Getty Images
Sociólgo define movimento londrino como globalizante e pode chegar a outros países
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Um dos mais importantes sociólgos da atualidade, o polonês Zygmunt Bauman, radicado em Londres, viu nos recentes distúrbios que aconteceram no Reino Unido "um motim de consumidores excluidos", um movimento social novíssimo ainda pouco estudado pelas autoridades e que poderá se espalhar por outros países da Europa, da Ásia e do Continente Americano.

  2. E, claro, o Brasil, que já esboça alguns movimentos sociais amparados e difundidos nas redes sociais da web, incluido na lista.

  3. Diferente das minorias étnicas e religiosas reprimidas na África e no Oriente com revoltas que se espalham do Egito a Líbia, e também dos distúrbios estudantis que acontecem no Chile e das batalhas e organizações contra a fome a miséria no Nordeste da África, o que aconteceu em Londres e outras cidades da Inglaterra, segundo Bauman, são combinações de desigualdades social e consumismo, de pessoas que estão excluidas desse processo e frustradas.

  4. Ainda na opinião do sociólgo existe um "desfile de riquezas" às quais essas pessoas não têm acesso e a sociedade, como um todo, está sendo coagida e seduzida para ver o consumo como uma "receita para a boa vida e a principal solução para os problemas". A questão é que, a receita financeira está além do alcance de boa parte da população que se sente humilhada diante de tantas ofertas expostas diariamente nos meios de comunicação de massa, indutoras desse processo.

  5. Como se dissesse o seguinte: se você não tem escolaridade, não tem um computador, um celular e sua mobilidade urbana está restrita ao seu gueto, a tendência é ficar à margem do processo.

  6. Bauman diz que não adianta a repressão policial e outros mecanismos de controle, pois, se não for repensada "a maneira como medirmos o bem-estar" esse campo minado continuará existindo e vai explodir aqui e acolá, sem uma liderança, sem um controle da própria sociedade.

  7. De fato, o Brasil se encaixa bem nesse modelo e tome-se como exemplo, hoje, Dia dos Pais, que se tornou mais um exemplo de consumismo do que de fraternidade. E é assim no Dia das Mães, Dia da Avó, Dia da Tia, Natal, São João, Carnaval, vivendo numa rotina de ofertas, promoções, consumo e tudo mais.

  8. Há, segundo o sociólogo Bauman um desejo incontido das classes mais baixas de imitar a elite e perde-se em temperança e moderação, "sonhando com a pujança dos mais favorecidos". Conceito que vale para qualquer sociedade e num dos livros mais populares de Bauman (Via para Consumo), isto está bem claro.

  9. Tanto que, quando o movimento começou em Londres a partir da morte de um desses excluidos no subúrbio de Tottenham, o ambiente se alastrou de forma impressionante e a Scotland Yard, que é uma das policias mais preparadas do mundo, ficou perdida sem saber por onde começar a conter o caos, a ponto do primeiro-ministro David Cameron, ser criticado por seus pares diante das incertezas.

  10. E olha só: uma pesquisa do "The Guardian", neste final de semana, aponta que 54% disseram que a Policia está mal aparelhada.

  11. Ora, se isso acontece no Reino Unidos, a Policia baiana precisa analisar e estudar esse novo movimento, pois, Salvador já experimentou duas passeatas organizadas a partir de mobilizações pelas redes sociais, uma sobre a violência que bateu na porta da casa do governador; e outra, no Vale do Bonocô, sobre o andamento das obras do metrô.

  12. Pois, que ninguém se surpreenda, com o mundo globalizado de hoje, que esse "motim dos excluidos do consumo" chegue a capital baiana.
                                                                  **

   13. A explicação do jogador Fred, do Flu e da Seleção sobre denúncias de que havia ingerido com outros atacantes do time 60 caipiroscas não confere. Foram "apenas" 28.

  14. O Rasta do Pelô ficou assutado, ele que só toma no máximo duas na Cantina da Lua, isso quando a maré tá cheia.

  15. Dos gabinetes do Ministério do Turismo para as celas do IAPEN com divulgação das fotos. Juristas consideram um soco no estômago da democracia.

  16. (Veja) Do senador Walter Pinheiro para a chefe da Casa Civil, Glesi Hoffmann, durante encontro com parlamentares da base para tomar pé na crise interna: "Você parece que está vestida com uma capa de chuva impermeável".

  17. Até amistoso da seleção brasileira em Brasília, na época de Arruda, está no rol da corrupção. A bola estaria cheia de dinheiro.

  18. Já pensou um crime de execução desses da juiza fluminense Patrícia Acioli nos Estados Unidos? Nos anos 1930 era assim que funcionava em Chicago, com "Al Capone" e "Os Intocáveis".

  19. E o PMDB ainda fala em lançar o governador do Rio, Sérgio Cabral, como candidato a presidente da República, em 2014.

  20. A Copa do Mundo se aproximando, os Jogos Olímpicos de 2016, idem, e o turismo nacional dirigido por Pedro Novais e Sarney. Baixa o pano rápido.

  21. Orientado por Lula, Dilma decidiu usar Temer para conter os insatisfeitos. Aos poucos, Michel vai avançando.

  22. Cena baiana: o sol abriu no Dia dos Papais e o coco gelado passou a custar R$2,00 na Barra.

  23. UFC no Rio na próxima semana e os hotéis estão com 100% de reservas. A galera gosta da violência não tem jeito.

  24. Pacto pela Vida: juiza de Aracaju, Rosa Nascimento, baixou norma que crianças menores de 12 anos só podem frequentar "lan houses" com presença dos pais. Na Bahia, o judiciário ainda não se mexeu para ajudar o programa de Wagner. O legislativo, idem.

  25. Todo mundo sabe que o presidente da Câmara de Vereadores de Salvador, Pedro Godinho, PMDB, não é de briga. Agora, que tem razão ao dizer que a Câmara foi excluida dos debates da mobilidade urbana (metrô Paralela), isso tem. A Assembleia Legislativa, idem. A Câmara de Lauro de Freitas nem pensar.

  26. Com o possível congelamento dos gastos não obrigatórios pelo governo federal para 2012, o PAC das bicicletas do vereador Gilmar vai ficar para depois. E o PAC da ponte Salvador-Itaparica, idem. A questão, agora, é garantir o capilé para o metrô Paralela.

  27. Um deputado me disse hoje que a provável corrupção no Ministério do Turismo é café pequeno em relação ao Ministério da Agricultura. Neste é café colonial. Mesa de restaurante da Serra Gaúcha, farta.

  28. Já tem até ISO 26000. É uma malandragem plena.

  29. Mulheres já são 5% nas obras para a Copa do Mundo 2014.

  30. Moçambique ofereceu uma área do tamanho de 3 Sergipes para que brasileiros do Mato Grosso planetem soja por lá.

  31. Em outubro, o planeta Terra terá 7 bilhões de pessoas. Se for na tese de Lula, 3 refeições ao dia, são 21 bilhões de refeições diárias e mais de 600 bilhões de pratos ao mês.

  32. Veja diz em sua coluna política que o senador João Durval pediu uma carona a presidenta Dilma em sua última viagem a Bahia e recebeu um não de volta.

  33. Diz-se que a CNI só coloca Ibope em campo quando o ambiente é favorável ao governo.

  34. Essa Lya Luft é um pé no saco. Lá nele.

  35. O Lobisomem de Serrinha mandando um forte abraço ao ex-deputado Colbert Martins.

  36. Pesquisa aponta que os brasileiros, de forma geral, não sabem a que classe pertencem.

  37. Sêo Barriga me disse que é igual aos EUA: classe AAA.

  38. O deputado Márcio Marinho (PRB) é favorável a PEC 300 dos policias.



echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>