Miudinhas
Tasso Franco
11/08/2011 às
21:01
PRISÃO E GRAVAÇÕES DE COLBERT COMPLICAM SUA VIDA POLÍTICA EM FEIRA
Secretário de Educação de Salvador faz política no interior do Estado
Foto: BJÁ |
|
Só depois da tragégia com 9 operários mortos SRTE anuncia força tarefa |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. As informações que se tem de Brasília apontam que a situação do ex-deputado Colbert Martins não é nada boa. Na Bahia, são poucos aqueles que duvidam da credibilidade e da honestidade de Colbert.
2. A questão, no entanto, é que gravações da Polícia Federal com autorização da Justiça, já divulgadas pela imprensa (Vide editoria de Política deste site), revelam que Colbert, político que é e com pouca experiência administrativa, deixou-se envolver com experientes agentes de possíveis desvios, e comprometeu-se. Falou demais e não teve capacidade de dizer não.
3. Diz-se no popular, para se usar uma expressão do baianês, que Colbert "enrolou-se no chale da doida". E está difícil de desenrolar porque as gravações apontam para um sentimento de conivência com irregularidades, ainda que o político feirense possa não ter levado vantagens pecuniárias. Agora, passa a ser o dito pelo não dito, numa querela jurídica que deverá demorar e levar meses até ser resolvida.
3. Nesse ínterim, a imagem política de Colbert fica arranhada, maculada, e perde força na sucessão municipal de Feira de Santana, salvo se conseguir dar uma volta por cima e convencer o eleitorado de que, de fato, nada teve com os relatados desvios acontecidos no Ministério dos Transportes.
4. E, o que parece ser mais grave: a cada momento, a imprensa traz novos fatos e o fim de semana está chegando com as revistas semanais (Veja, Isto é, Época) sempre fortes nessa matéria.
5. Já se sabe que, pelo menos quatro depoimentos de investigados na Operação Voucher à Polícia Federal afirmam que a deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP) recebeu parte dos recursos desviados do esquema fraudulento no Ministério do Turismo. Ela é a autora da emenda que deu origem aos convênios suspeitos.
6. Vê-se, pois, como a situação é complexa e Colbert Martins, que ainda está preso, vai ter que dar muitas explicações na Justiça e na imprensa.
**
7. Veja a que ponto chegou a educação municipal em Salvador: o presidente estadual do PTN, João Carlos Bacelar, secretário de educação da capital, estará hoje a noite, quinta-feira, 11, reunido com lideranças políticas da cidade de Piraí do Norte visitando os piraienses e lideranças políticas locais.
8. Na sexta feira, Bacelar participa dos festejos de emancipação de Ituberá, ao lado do prefeito André Lisboa Filho, o Andrezito. Conhecida como Capital das Águas do Baixo Sul, o nome Ituberá, em Tupi significa cachoeira reluzente. É o que diz a nota do PTN.
9. Na Assembleia, ninguém duvida que o deputado Bacelar já esteja engajado na campanha JH 2014 a governador da Bahia.
10. A pergunta que não quer calar é a seguinte: por que a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia (SRTE) não criou a força tarefa especial para fiscalizar a construção civil antes do acidente que vitimou 9 operários na obra da Construtora Segura?
11. O governador Jaques Wagner visita nesta sexta-feira (12), às 17h, a 11ª edição da Expoagro, feira agropecuária que acontece no Parque de Exposições de Salvador até o próximo domingo (15). Realizada pelo Governo da Bahia em parceria com associações de criadores de animais do estado, a exposição deve movimentar R$ 40 milhões em negócios.
12. O PP anuncia que o governador estará em sua Convenção Nacional deste partido, no Othon Palace, nesta sexta-feira, às 9 horas.
13. A Polícia Militar da Bahia (PMBA) informa que o sepultamento do sargento Fábio Nascimento Cintra, 36 anos, nesta quinta-feira (11), assassinado em Salvador no apartamento onde residia no condomínio Arvoredo, no bairro de Tancredo Neves, será nesta sexta-feira (12), às 10 horas, no cemitério Campo Santo.
14. Alguns pastores evangélicos estão estorquindo a população mais pobre do Brasil em seus programas de TV. Cadê a Polícia Federal, o MP, a OAB. O que está acontecendo é um crime.
15. A obra da FIOL (Ferrovia Oeste-Leste) nem começou a as empreiteiras já estão demitindo operários.
16. Almoçar no restaurante do SENAC no próximo domingo (14), Dia dos Pais, será uma boa opção. Com uma variedade em seus cardápios que agrada qualquer paladar, o restaurante do SENAC, localizado na Casa do Comércio, funcionará com programação especial, das 12h às 15h.
17. Os barbudinhos estão uma ira com o colunista Ruy Espinheira. Hoje, em A Tarde, em "A necessidade de ir às urnas" e os movimentos sociais fala da "espera de boa vontade de arrogantes omissos".
18. A Justiça Federal suspende licenciamento da Veracel II. Os empresários estão irritadíssimos.
19. A Central de Relacionamento da Vivo é um pé no saco. Liga para possíveis clientes todos os dias mesmo que as pessoas digam não. Falta de respeito total.
20. Aumentaram os padrinhos e madrinhas deputados e deputados do projeto do governo federal que cria mais duas universidades na Bahia. Já são 16.
21. Segundo o filósofo Porquinho "vão ter mais padrinhos do que alunos".
22. Imaginem essa turma de Pedro Novais comandando o turismo nacional na Copa do Mundo 2014. Só pode ser piada.
26. No próximo dia 16 de agosto, a Secretaria de Justiça do Estado comemora 116 anos de existência e vai haver um seminário patrocinado pela Petrobras. Qualquer coincidência com a candidatura Gabrielli é mera coincidência mesmo.
27. O governador Jaques Wagner participa nesta sexta-feira (12), às 11 horas, na Casa 12, no Pelourinho, da inauguração oficial do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (Secult).
28. Na solenidade de criação do Centro, que contará com a presença do secretário de Cultura do Estado, Albino Rubim, além de outras autoridades, também será lançada a Semana de Cultura Popular, que irá movimentar o Centro Antigo de Salvador, de 15 a 19 de agosto,
29. O senador Walter Pinheiro (PT-BA) defendeu, em pronunciamento nesta quinta-feira (11) no Senado, a prorrogação dos contratos de concessão de hidrelétricas, de redes de transmissão e distribuição de eletricidade no Brasil.
30. De acordo com o parlamentar, a medida preservaria a capacidade de investimento de empresas do setor, como a Chesf, Eletronorte, Furnas, Eletrosul e Cemig, cujos contratos começam a vencer a partir de 2015.
31. Representantes do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), vão apresentar a jovens que integram o projeto JovemTur, uma palestra sobre exploração sexual contra crianças e adolescentes e apresentar mecanismos de denúncia.
31. O encontro acontece nesta sexta-feira (12), às 9h, no terreiro Ilê Axé Ibá Lugan, em Catu de Abrantes, em parceria com a Concessionária Litoral Norte (CLN) / Instituto Invepar.
32. A Bahia tem hoje 13 mil processos ambientais em análise, sendo cerca de 2 mil referentes à implantação ou ampliação de indústrias. Para fazer frente a esta grande demanda, a Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração é a primeira secretaria de Estado a instituir uma Comissão Técnica de Garantia Ambiental - CTGA, com aprovação do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - INEMA.
33. PP acha que PT está por trás das manifestações do metrô. Seria missa encomendada.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>