Miudinhas
Tasso Franco
03/08/2011 às
20:17
PROJETO QUE CENSURA MÚSICA DOS PAGODEIROS É BOMBA CHIANDO PARA GOVERNO
Governador Wagner participa da abertura da Agenda Bahia, FIEB
Foto: DIV |
 |
A Bronka, ótimo grupo de pagode, que canta as expressões das comunidades pobres |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Enquanto durou a sessão na Assembleia Legislativa nesta quarta-feira, 2, os debates se centralizaram no projeto da deputada Luiza Maia (PT), a qual voltou a defender o controle de verbas do governo do estado às bandas pagodeiras da Bahia e outras, desde que não se utilizem de letras musicais que contenham agressões e ofensas às mulheres. E, classificou os deputados que, ontem criticaram o projeto como cerceador da livre expressão de pensamento, como machistas.
2. Luiza Maia disse em plenário que é preciso endender o seu projeto em toda dimensão observando-se que, mesmo os grupos populares, se têm o direito de fazer letras de duplo sentido com ofensas às mulheres, esse direito se cessaria no momento em que necessitassem de apoio financeiro dos órgãos estaduais em suas apresentações, festivais e outros.
3. O deputado Carlos Geilson (PTN), um dos citados como machista sem referência nominal direta, mas, entendendo-se assim porque foi um dos que criticaram o projeto (os outros dois foram Bruno Reis e Alan Sanches) também foi a tribuna da ALBA rebateu os argumentos da deputada, referendou que o projeto é inconstitucional, e disse que Luisa Maia "precisa descer do palanque e respeitar as opiniões das pessoas que pensam diferente dos seus conceitos".
4. Geilson comentou ainda que não há nada de machismo ou outras adjetivações que a deputada queira imputar aos deputados, até porque isso é coisa de quem não tem argumentação sólida para defender seus pontos de vista, e disse que mantinha sua posição de considerar o projeto uma abertura à censura, o que seria péssimo ao legislativo.
5. Nesta quarta-feira, o BJÁ ouvindo outros deputados da Casa constatou que, dificilmente o projeto de Luiza Maia terá êxito em sua aprovação, pois, seria abrir um precedente muito forte a outros tipos de projetos nessa mesma linha. Disse-me um parlamentar, em off, que, além do mais, se um projeto dessa natureza for aprovado, coloca-se no colo do governador uma bomba chiando a ser desarmada.
6. Ora, Wagner tem pautado seu governo pela plena liberdade de expressão, age democraticamente no plano da política e das relações institucionais, e, se sancionar um projeto de lei dessa ordem, mesmo que a deputada diga que não é censura, que o objetivo do seu projeto não é este, as interpretações que se dariam, sobretudo por parte da oposição, obedeceriam essa direção.
7. E aí seria ficar mexendo num vespeiro sem a menor necessidade, num segmento da população mais pobre e que tem relações próprias com suas comunidades. Um exemplo recente da força desse pessoal foi o BahiaFest que reuniu app 100.000 jovens num final de semana no Parque de Exposições de Salvador.
8. Recentemente aconteceu um episódio interessante em Salvador com o cantor Tomate, um excelente vocalista e que compôs e interpretou a canção "Eu te amo Porra". A cidade, a midia, a população absorveu e/ou rejeitou a música. Alguns colegas artistas rejeitaram a canção, naturalmente, Tomate caiu na real e o tempo foi responsável por seu esquecimento. Hoje, praticamente desapareceu do cenário.
9. Então, cara e nobre deputada Luiza Maia, repense seu projeto e desarme sua própria bomba dando uma outra conceituação, até mais educativa, e não ponha os prováveis executores dessa missão, na forma rm que o projeto está, numa tremenda saia justa.
**
10. O deputado Euclides Fernandes se derramou em elogios, no plenário da Assembleia, ao vice-governador Otto Alencar.
12. A violência está assustadora. A Montart, uma pequena oficina que conserta e dá manutenção a computadores, no bairro do Rio Vermelho, e só tem uma porta, seu proprietário mandou colocar uma grade de ferro e só atende os clientes pelas gretas.
13. A ABAP tá meio paradona.
14. A Tarde fez uma embaralhada enorme na publicação dos seus artigos na página 3. Um que saiu ontem, assinado pelo deputado sargento Isidório, foi republicado, hoje, com a assinatura de Everton Santos.
15. Esse Museu de Krajcberg ficaria de bom tamanho lá em Nova Viçosa. Trazer isso pra Salvador, no Alto de Ondina ou no Rodin é uma loucura.
16. Mais aperto na classe média cobrando-se IOF para quem para luz, telefone, etc, no cartão de crédito. Uma hora dessas vamos ficar nus.
17. A edição desta semana de J&Cia traz como destaques que o Grupo Estado volta a demitir e o novo corte atinge 20 vagas das diversas redações, com epicentro em Esportes; Marcelo Tognozzi é o novo secretário de Imprensa da Presidência do Senado; Fernando Soares volta ao J&Cia;
18. Valdeci Verdelho seguirá carreira como consultor independente; e Claudia David assume a recém-criada Diretoria de Comunicação para a América Latina da Bayer CropScience.
19. Leticia Muhana (ex-TV Aratu) assume a Consultoria de Programação e é sucedida por Daniela Mignani na direção do GNT; Empresa Olímpica começa a funcionar e Mariza Louven cuida da área de imprensa; PR Newswire absorve software e equipe da MídiaB; e dez brasileiros ganham prêmios da SIP.
20. O governador Jaques Wagner participa nesta quinta-feira (4), às 8h30min, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), da abertura do projeto Agenda Bahia, um ciclo de seminários que debaterá assuntos relevantes para o desenvolvimento sustentável do estado nos próximos dez anos.
21. O seminário desta quinta-feira é o primeiro dos quatro que serão realizados nos meses de agosto e setembro. Nele será abordado o tema Infraestrutura, com enfoque em Portos e Mobilidade Urbana.
22. A Secretária de Política para as Mulheres da Bahia, Lúcia Barbosa, parabenizou a deputada Luiza Maia (PT) sobre a indicação do projeto que limita financiamentos públicos estaduais a pagodeiros que usam duplo sentido em suas letras criticando as mulheres, e reafirmou sua convicção de que sociedade não quer violência contras às mulheres.
23. "É preciso combater a naturalização da violência praticada contra as mulheres. Considerar essas músicas apenas como divertimento é um erro, porque música faz parte da cultura e propagar esse tipo de mensagem é perpetuar uma cultura machista, na qual as mulheres são objetos sexuais, que não merecem respeito e que serão sempre subjugadas aos desejos masculinos", argumenta a Secretária.
24. A SPM-BA estabeleceu como um dos eixos estratégicos no Plano Plurianual - PPA a constituição de políticas que enfrentem a violência contra as mulheres. A estruturação da Rede Estadual de Atenção à Mulher em Situação de Violência, com a instalação de equipamentos e serviços como a implantação de núcleos de atendimento, centros de referência, casas abrigo e delegacias especializadas.
25. "O governo não deve financiar uma cultura incentivem a violência contra nós, as mulheres! Afinal, ao mesmo tempo em que constrói ações de enfrentamento à violência não pode financiar algo que desconstrói sua própria política", defende Lúcia.
26. A falência da construtora R. Carvalho requer uma explicação da Caixa Econômica sobre a concentração numa só empresa de contratos para edificação de 12 mil unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida, quando, à época da seleção, existiam inúmeras outras propostas que foram descartadas.
27. Tomara que este fiasco sirva de exemplo para nas futuras etapas seja feito uma contratação dos empreendimentos de forma pluverizada, com a distribuição das cotas entre varias construtoras.
28. Todo mundo está querendo saber quem é o deputado federal baiano do PT que possui emissora de rádio, conforme levantamento feito pela Folha SP e divulgado na edição de sábado passado.
29. O Tribunal de Contas da União fez um levantamento das obras públicas que estão sendo tocadas pelas empresas construtoras pertencentes a parlamentares, chegando ao montante absurdo de milhares contratos, inclusive na Bahia, em total desrespeito ao art. 54, inciso II, que diz: "Os deputados e senadores não poderão, desde a posse, ser proprietários, controladores ou diretores de empresa que goze de favor decorrente de contrato com pessoa jurídica de direito público, ou nela exercer função remunerada;"
30. Para resolver o não cumprimento do dispositivo constitucional, seria muito simples: basta os editais elaborados pela União, Governos Estaduais e Prefeituras com objetivo de contratar empresas de terceiros, conterem uma clausula mencionando a proibição de empresas pertencentes a parlamentares.
31. Por que não fazem é que são elas !!!
32. A Polícia Militar da Bahia realiza nesta quinta-feira (4) a solenidade de formatura do curso de operador de policiamento comunitário dos 360 PMs que vão atuar nas bases comunitárias de segurança do Nordeste de Amaralina.
33. O evento acontece às 9h, na Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do governador Jaques Wagner, do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Castro, entre outras autoridades.
34. A Desenbahia parece que vai sair do bem bom da área do Iguatemi, pois está sendo considerada a melhor proposta relativa a um prédio que fica nas imediações da sede antiga do Correio, na Paralela.
35. Estão sendo entregues os apartamentos do Conjunto Cittá Itapuã, situado na avenida Dorival Caymmi, imediações do Parque de Exposições, recebendo os compradores como prêmio de consolação, como já divulgou esse BJÀ, um deposito de matérias de construção bem no meio da fachada.
36. Os empreendedores lutaram mais não conseguiram comprar o imóvel e fizeram os prédios com o monstrengo incrustado, para encher todo mundo de barulho e poeira. Bateu o recorde de voracidade na sanha imobiliária.
37. Os postes azuis que substituíram os de concreto na orla estão sumindo aos poucos: toda semana ocorre um acidente com veículo que derruba um sem que haja substituição dada o alto grau de sofisticação do equipamento, já sendo contabilizada a perda de dez. Com o passar do tempo, a orla vai ficar um breu pois os debeis postes desaparecerão.
38. Quando se administra a coisa pública tem que se pensar também na conservação. Não adianta ter recursos para colocar e faltar para manter.
39. O cerco agora está fechado: foi ativada, na BR-324 na altura de Simões Filho, a última praça de pedágio que faltava para quem sair ou chegar a Salvador ter que pagar alguma grana.
40. Quem vê a programação do futuro evento Agenda Bahia- Infraestrutura, de iniciativa da Rede Bahia, estranha a ausência do nome do secretario da área, Otto Alencar.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>