Miudinhas
Tasso Franco
27/06/2011 às  20:00

SAÍDA E CHEGADA A SALVADOR PELA BR-324 É A MAIOR VERGONHA DA BAHIA

SEMA E INCRA regularizam terras para 39.500 famílias


Foto: BJÁ
"Papa-Fila" da ViaBahia eficiente na cobrança do pedágio na BR-324, até altas horas
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Os festejos juninos na Bahia ainda estão em curso e vão invadir a data da Independência da Bahia em algumas localidades fechando o ciclo dia 3 de julho, no próximo domingo. Inegável que, apesar das deficiências da Polícia Rodoviária Federal na BR-324 e na BR-116 houve alguma melhora em relação ao feriadão da Semana Santa.

  2. Em média, agora, foram 3 a 4 horas para atravessar os 110 km da BR-324, entre Salvador e Feira (trajeto que, normalmente se faz em 1 hora) quando gastou-se 6 a 7 horas nos santos óleos da Páscoa.

  3. O retorno a Salvador também foi irritante. Quem veio da região de Juazeiro/Bonfim, ao Norte; e da região do Sisal, a Nordeste e pegou a BR-116 a partir do trevo após a entrada de Irará gastou mais de 1 hora e 30 minutos para fazer o percurso de 30 km. A PRF não tinha equipamentos socorristas à altuta, não tinha motociclistas e foi uma bagunça generalizada com motoristas invadindo o acostamento e assim por diante.

  4. O acesso à Feira de Santana nos dois sentidos, tanto à Norte/Nordeste; quando quem vinha do Sul e da Chapa Diamantina foi um horror. Precisa melhorar e muito. Na BR-324, o gargalo neste retorno deu-se a partir da Passagem dos Teixeiras e, mais uma vez, a Via Bahia só mostrou eficiência na cobrança do pedágio. Tinha dezenas de "papa-filas" (jovens cobrando adiantado) para evitar engarrafamentos no pedágio de Amélia.

  5. Louve-se essa iniciativa. Mas, a qualidade da estrada é sofrivel especialmente no trecho do município de Amélia Rodrigues. Taparam os buracos com o "asfalto sonrisal" de Salvador, uma vergonha para uma estrada onde se paga o IPVA e o pedágio. Agora, no local onde a ViaBahia organiza a segunda praça de pedágio na BR-324 tinha mais de 200 operários trabalhando, máquinas e muitos equipamentos. Essa mesma prontidão e eficiência deveria estar em toda a BR-324.

  6. O acesso a Salvador a partir do viaduto do CIA é uma calamidade. Isso, aliás, não acontece só nos momentos dos feriadões. É todo dia. Tanto pela manhã; quanto a partir das 17h. Os motoristas trafegam pela direita, pegam a pista da Usiba, é uma anarquia geral. Seria interessante que governo do Estado, PRF e Prefeitua de Salvador se reunissem e adotassem alguma providência. 

  7. Na saída de Salvador no feriadão junino a Transalvador esteve presente, mas, no retorno, nada de viatura e homens da Transalvador na área urbana da capital que envolve a BR-324. PM então nem pensar. Nem no sonho. Os engarrafamentos nesses locais são tão crônicos que os ambulantes estão desde a Passagem dos Teixeiras até a entrada para São Caetano. Isso porque há uma paradeira geral e vende-se água, cerveja, amendoim, caldo de cana e assim por diante.

  8. As estatísticas da PRF sobre o número de acidentes e mortes nas estradas federais apontam para 4 mortos e uma queda no número de acidentes. Mas, é bom lembrar que a Bahia tem uma malha rodoviária estadual muito grande e o governo do Estado ainda não divulgou as estatísticas. Pelo menos 5 mortes já foram noticiadas pela imprensa e pelos blogs do interior. É aguardar o balanço da PRE.
                                                                            **

  9. O Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema), assina nesta terça-feira (28), às 9h, com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra)/seção Bahia, Termo de Adesão ao Plano Estadual de Adequação e Regularização dos Imóveis Rurais (PARA).

  10. Participam da solenidade no salão azul da Fundação Luís Eduardo Magalhães, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, e o presidente nacional do Incra, Celso Lacerda.
  11. Serão beneficiadas 39 mil e 500 famílias, dos 451 assentamentos baianos que estão sob responsabilidade do instituto. Sem a licença ambiental, o proprietário tem dificuldade de realizar empréstimos, participar de programas estaduais e federais de fomentos agrícolas, além de estar sujeito às penalidades previstas por lei.

  12. O deputado federal Antônio Brito solicitou hoje ao presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Luciano Coutinho, uma linha de crédito subsidiada para equacionar dívidas das Santas Casas e hospitais filantrópicos.

  13. Durante o encontro na sede do BNDES, no Rio de Janeiro, Brito, como presidente da Frente Parlamentar das Santas Casas de Misericórdia, informou que o banco já possui uma linha de crédito, mas com taxas que, devido ao seu custo, não possibilitam o refinanciamento de empréstimos bancários, atrasos com fornecedores e salários de Santas Casas em dificuldades financeiras.

  14. O deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB), lamentou a morte do ex-ministro da Educação, Paulo Renato. Na opinião de Imbassahy, o ex-ministro foi um grande brasileiro, obstinado pela qualidade da educação pública, o que o levou a criar vários programas de estímulo à educação no Brasil como o Enem e o Fundef, além de ter expandido a bolsa-escola, entre outros.

  15. "Perdemos um dos quadros mais qualificados da administraçao pública. Um homem cujas posições estavam acima das questões partidárias, visando sempre o melhor para o País", disse Imbassahy, que esteve pela manhã no velório do ex-ministro, em São Paulo.

  16. O Fiat Uno placa de Jequié NTE 11265 com marca da Prefeitura de Lajedo do Tabocal conduzia uma familia, ontem, no engarrafmento da BR-324. Ainda tinha no pábrisa traseiro a frase: Sem Deus nada se alcança.

  17. A partir da segunda feira, 4, passadas as farras juninas os prefeitos voltam a ficar pobres e a chorar em marchas para Brasília. 

  18. PCdoB foi a Wagner cobrar apuração da morte de Paulo Colombiano.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>