Miudinhas
Tasso Franco
26/06/2011 às  20:01

BAHIA CARNAVALIZA O SÃO JOÃO SEM LEVAR EM CONTA TRADIÇÕES JUNINAS

Assembleia retoma discussões da LDO e privatização dos cartórios


Foto: BJÁ
Em Caldas do Jorro, São João em ritmo carnavalesco com jovens da classe média
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O São João da Bahia passa por um momento de mudança, de revigoração da festa com apoios múltiplos do governo do Estado, Petrobras, empresas privadas e Prefeituras. Mas, é bom que se observe que os festejos juninos não podem ser tranformados em showszões da axé música e de grupos de forrós estilizados perdendo todo o charme de uma comemoração junina.

  2. Diante desse quadro, o São João passou a ser encarado não como uma manifestação da cultura popular, mas, um grande negócio. Um carnavalzão baiano que se espalha por várias cidades com shows, pagodes e uma babozeira geral. Quem participou na madrugada de hoje do São João em Caldas do Jorro, município de Tucano, um dos que tem apoio do governo do Estado, pode verificar a apresentação da banda Negra Cor completamente fora de sintonia junina. 

  3. E o que fez uma boa parte do público quando essa banda começou a tocar já passando de 3 horas da manhã: se retirou do local. O cantor chegou a "maltratar" algumas músicas "cantadas" em inglês. E isso não é São João nem aqui; nem na China. Várias outras cidades cometeram esse suicídio coletivo junino com palco disso, palco daquilo, e a tradição junina que é boa foi pouquíssimo observada.

  4. Outro detalhe "sui-generis" dessa carnavalização junina tem copiado os cenários do Carnaval de Salvador montando camarotes e longues, alguns deles patrocinados pelos prefeitos com muito uisque, canapés e tudo mais, onde passam por esses sitios os políticos, os correligionários e assim por diante, tudo na conta do contribuinte. Uma farra junina com o dinheiro público e que mereceria uma investigação do TCM e até do MP.

  5. Teve deputado que quase seca as canelas percorrendo vários São Joões em seus territórios. Evidente que a política faz parte desse processo, mas, não pode ser bancada com o patrocínio oficial. E a Petrobvras, por exemplo, "investiu" pesado em vários municípios, enquanto a empresa deu uma queda de R$75 bilhões na bolsa de valores só nesse primeiro trimestre.

  6. Sem dúvida alguma a Bahia está fazendo um grande e amplo São João e cometendo os mesmos pecados do Carnaval de Salvador.
                                                **

  7. Nesta terça-feira 28/06, a partir das 10h, a TV-E Bahia em parceria com a TV Câmara dos Deputados transmite flashes ao vivo da sessão solene na qual o Congresso Nacional, em Brasília, presta homenagens à memória do professor da USP e da UFBA, geógrafo Milton Santos, no registro de 10 anos de sua morte.   8. A iniciativa é do deputado federal Luiz Alberto (PT/BA) e reunirá autoridades brasileiras e de diversos países nos quais MS atuou.

  9. Intelectual de renome internacional, colaborar de jornais como Folha de S. Paulo e A Tarde, MS ganhou em 1994 o "Nobel" de Geografia, prêmio Vautrin Lud, por sua contribuição aos estudos de geografia humana.

  10. Para saber mais, clique aqui e vá ao blog do Grupo de Pesquisa Permanecer Milton Santos, responsável pela pesquisa que resultará na biografia autorizada desse baiano de Brotas de Macaúbas, morto em São Paulo em 24/06/2001.

  11. A Assembleia Legislativa deve retomar os trabalhos nesta segunda-feira, 27, para analisar os dois projetos que ainda estão em pauta, prioritariamente, até entrar em recesso. São eles: a LDO, votação em segundo turno; e a privatização dos cartórios.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>