Miudinhas
Tasso Franco
31/05/2011 às
20:01
DEPUTADO TARGINO DIZ EM PLENÁRIO QUE GOVERNO "TOPA TUDO POR DINHEIRO"
Professores das universidades estaduais em greve acampam na Assembleia
Foto: BJÁ |
 |
Professores acampados no saguão da ALBA, nesta terça, com colchonetes e varais |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Os debates sobre a greve dos professores das universidades estaduais, com ano escolar comprometido e semestre perdido, esquentaram ânimos entre os deputados líder da Maioria, Zé Neto (PT), Targino Machado (PSC), líder do bloco independente; e o deputado Carlos Geilson (PTN). A certa altura das discussões, já acima do nível debates, o deputado Targino disse que, no governo do Estado, em educação, só funciona o TOPA. "Topa tudo por dinheiro e topa o direito de mentir".
2. Zé Neto, que havia defendido o governo diante da greve dos professores falando em ganhos reais para a categoria, avanços expressivos na educação no governo Wagner, e citando a necessidade de negociar com a categoria dos professores, "sem alterar o decreto governamental", que não "tira a autonomia das universidades", não gostou da atitude de Targino e reclamou de sua postura ao presidente da sessão, Paulo Azi.
3. O deputado Paulo Rangel (PT) saiu em defesa do líder da maioria, o deputado Leur Lomanto Jr (PMDB), disse que os petistas perderam a coerência, e Carlos Geilson afirmou que "é um completo descaso deste governo com a Educação. A Escola Ecassa de Feira de Santana está há seis meses sem receber o dinheiro do aluguel. Essa é a forma como se administra a Educação na Bahia", denunciou o parlamentar.
4. Zé Neto foi a réplica dizendo que a oposição não tinha conhecimento de causa nem história para falar da educação na Bahia e que o governo Wagner, e ele próprio, sempre recebeu com dignidade e respeito os professores.
5. Targino foi a tréplica e disse que Zé Neto "não tem autoridade nem moral para criticar a oposição", entrou pelo lado profissional do deputado petista quando era estagiário de um escritório em Feira de Santana, e disse que, hoje, "ele que falava tanto do duto para a TV Bahia, em governos passados, agora não diz nada. O PT era vermelho e amarelou".
6. Diria que os debates na Assembleia, nesta tarde de terça-feira, 31, passaram dos limites civilizados.
7. Sêo Barriga é quem tá certo. Foi pro cinema.
8. Lembram aquele acidente com 16 mortos em Bandeira do Sul (MG) pela descarga elétrica de um trio elétrico? Ninguém foi punido. Nem o organizador da festa, nem o dono do trio, nem a Prefeitura, nem a companhia de energia elétrica.
9. Ao que tudo indica, os mortos foram os culpados. É o Brasil.
10. Lama na Fifa.
11. Acredite se quiser: a Bahia Farm Show terá negócios de R$350 milhões.
12. Sarney volta atrás e coloca impeachment de Collor na galeria do Senado.
13. Há quem ache que Dilma jogou Palocci na fogueira ao mandar recado para Temer. Palocci, na pior, aceitou dar o recado e se deu mal.
14. Já estão azarando Jobson. O camarada fez dois gols e já está virando ídolo. Ô Bahia generosa. Bem dizia Lídice que Salvador é "Cidade Mãe".
15. O couro comendo na Assembleia e o deputado Reinaldo Braga, líder da Minoria, à moda vianista, apreciando.
16. Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deferiram, por unanimidade, o registro de candidatura de Joélcio Martins da Silva (PMDB) ao cargo de deputado estadual pela Bahia na eleição de 2010.
17. O Plenário julgou procedente ação rescisória apresentada por Joélcio Martins contra decisão individual da ministra Cármen Lúcia Antunes Rocha, que havia indeferido o registro do candidato com base na Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar nº 135/2010).
18. Como STF decidiu que a Lei não vigora para eleição de 2010, os ministros do TSE consideraram que não se aplicava ao caso a inelegibilidade por oito anos e liberaram o registro do candidato, que recebeu 22.798 votos no pleito do ano passado.
19. Não houve sessão mais uma vez na tarde desta terça-feira, na Câmara Municipal de Salvador por causa da realização da reunião do Colégio de Líderes. Durante o encontro, foi acordado que seriam votados, na quarta-feira (1º de junho), três projetos não-polêmicos de cada vereador.
20. Procurado recentemente por lideranças dos professores universitários estaduais, que estão com as atividades paralisadas há quase dois meses, o deputado federal Antonio Imbassahy, disse que falta uma atuação mais efetiva do governador Jaques Wagner para resolver o problema.
21. Segundo Imbassahy, que tem acompanhado de perto a situação de impasse estabelecida entre professores e governo, Wagner não pode assistir passivamente ao prolongamento da greve, deixando as negociações a cargo apenas do seu secretariado.
22. Em off, um deputado do PT me confidenciou que a greve dos professores das universidades estaduais é política. Tem o dedo do PSTU.
23. Defensor do esporte, bandeira que defende desde o seu primeiro mandato, o vereador Téo Senna (PTC) ressalta a importância do complexo esportivo inaugurado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), na última quinta-feira (26), em Simões Filho.
24. Um deputado me garantiu que o capitão Azevedo, prefeito de Itabuna, DEM, está entusiasmado com sua candidatura à reeleição.
25. Exausta, tinha uma professora no saguão da ALBA, como se diz no popular, "puxando a maior soneca".
26. O vereador Sabá na ultima quarta-feira, dia 26/05 deu entrada em um projeto de lei Nº 163/11 de sua autoria que dispõem sobre monitoramento por Câmeras filmadoras em eventos geradores de públicos.
27. Objetivo é que eventos temporários realizados no município de salvador com previsão de público superior a 1000 (Hum mil) pessoas, possam ser monitorados por câmeras filmadoras aumentando a segurança dessas pessoas freqüentadoras destes eventos.
28. Além disso, se qualquer infortúnio acontecer durante o evento, tudo estará registrado, possibilitando assim uma rápida apuração da autoridade Competente.
29. A Constituição Federal, em seu artigo nº. 227, diz que é dever da família, da sociedade e do Estado assegurar, com absoluta prioridade, os direitos da criança do adolescente.
30. Esse foi um dos pontos mais abordados e questionados pelos presentes à audiência pública que tratou da decadência em que se encontra a Fundação Cidade Mãe
31. Na segunda-feira (30), movimentos sociais, lideranças comunitárias e vereadores de Salvador, junto com o deputado estadual Marcelino Galo (PT), participaram do lançamento da Frente Comunitária e Parlamentar Mista em Defesa de Itapuã.
32. O encontro foi no auditório do Colégio Lomanto Júnior e reuniu, além das lideranças políticas, a população do bairro de Itapuã e localidades vizinhas. A presença de Galo foi para integrar a Frente e mediar os interesses e as demandas junto ao governo da Bahia.
33. João Carlos Bacelar retoma presidência do PTN.
34. Deputados Sérgio Carneiro, Carlos Geilson e Graça Pimenta destacaram os 35 anos da UEFS, apesar da situação crítica em que se encontra a Universidade de Feira, importante para aquela cidade e região.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>