Miudinhas
Tasso Franco
28/10/2008 às
20:07
DEPUTADO EDSON PIMENTA (PCdoB) TAMBÉM ESTÁ NO PÁREO PARA PRESIDENTE
Por que o SINDAE não protestou contra o emissário submarino?
 |
A deputada Maria Luiza, muda de ala no plenário da ALBA, e de interlocutores (Foto/BJá) |
Miudinhas globais:
1. Além de Marcelo Nilo (PSDB), candidato à reeleição, dos deputados Luciano Simões e Arthur Maia (PMDB), o deputado Edson Pimenta (PCdoB), decidiu também colocar seu nome no páreo, "com o intuito de contribuir" com o governo Wagner para continuar no caminho escolhido pelo povo em 2006, ao tempo em que preserva a harmonia entre os três Poderes". Essa é sua posição.
2. O deputado, que saiu vitorioso e ajudou o partido a se fortalecer nas urnas este ano - o PCdoB elegeu 18 prefeitos, dezenas de vices e 242 vereadores - lembra que foi candidato em 2007, quando recebeu o apoio de parlamantares de todos os partidos, mas retirou o nome a pedido do partido e do governador, para apoiar o atual presidente, deputado Marcelo Nilo.
3. Pimenta oferece seu nome como uma contribuição para o fortalecimento do Legislativo e como parlamentar da base aliada do governo quer colaborar para o desenvolvimento da Bahia e eleito presidente da Assembléia, sonho de todo deputado, estimular o debate democrático, avançar na transparência dos atos do Poder Legislativo e dar continuidade à harmonia entre os três Poderes.
4. Diante de tantos, nomes, o líder da Oposição, Gildásio Penedo, diz que também vai propor um nome. Aí, o deputado Waldenor Pereira, líder do govern, ouviu a conversa e disse o seguinte: - Na época do governo dele (de Gildásio), o nome do presidente vinha pronto e acabado de Ondina. Resposta de Gildásio: - Agora, não vem nem pronto; nem acabado.
5. Tem gente experiente na Assembléia que comunga com a idéia de que o presidente Marcelo Nilo (PSDB), ao propor cumprir a decisão do TJ sobre as comissões e sugerir mudanças no conselho dos líderes, colocou o bode na sala. Como o pessoal da oposição chiou à mancheia, ele retirou o bode, manteve os líderes, e tudo ficou na santa paz.
6. Falar nisso, Marcelo tava com um terno e gravata da melhor qualidade. Pois é; nem toda terça se almoça com o presidente da República e o governador do Estado. O "home" tá prestigiado.
7. Agora, quem fez o maior sucesso na Assembléia, nesta terça-feira, foi a presença de duas simpáticas garotas no restaurante da Casa.
8. Diz-se que o pessoal da Comunicação, que ocupa a mesa da ponta logo na entrada, suspirava de tal maneira que precisou chamar o garçom João Durval com uma água com açucar pra socorrer um jornalista.
9. A imprensa anuncia que o deputado ACM Neto não cobrará cargos do prefeito João Henrique. Mas, que nada impede João de escolher nomes ligados ao partido. Ó Paí Ó...não é a mesma coisa.
10. Discreta e muito festejada na Assembléia, a deputada Maria Luiza, cumpriu a palavra no primeiro dia após às eleições de Salvador. Sentou-se na ala da bancada da oposição, ao lado de Sandro Régis e Clóvis Ferraz, dois puros sangues do DEM.
11. O pres
idente Luis Inácio Lula da Silva participou hoje, em Salvador, da cerimônia de assinatura de acordo de Parceria Público Privada (PPP) para a construção e operação do Sistema de Disposição Oceânica do Jaguaribe" Ocore que esta obra já está em execução há mais de 05 meses! O Diário Oficial de abril deste ano já anunciava o início desta obra.
12. Pra contar a história com maior riqueza, o Emissário Jaguaribe é um Projeto de Parceria Publica privada realizado na gestão Paulo Souto. Esta obra enfrentou sérias resistências dos "movimentos ecológicos" e principalmente do SINDAE, sindicato dos funcionários da Embasa. Na época, com peças publicitárias, etc, chegou-se a afirmar que a obra era dispensável, e que só atendia a interesse econômico, de ser o início da privatização da água, além da acusação de superfaturamento.
13. O curioso é que hoje, o Presidente da Embasa é exatamente o ex-presidente do SINDAE, Sim... aquele mesmo que dizia que a obra era superfaturada e desnecessária. Hoje o Presidente da Embasa comemora o feito com uma das grandes realizações de sua gestão.
14. O processo de Licitação do PPP do Emissário submarino do Jaguaribe teve seu término em agosto de 2006, e seu contrato assinado em dezembro, o que fez novamente parte do atual governo acusar a Gestão de Paulo Souto de estar contraindo dívidas no apagar das luzes. Hoje o Emissário é festejado, de forma esquisita, pois o que se comemora hoje não é o início das obras (daí estranhar-se a informação de que Lula autorizaria o início da obra), mas sim, a assinatura de um acordo burocrático com relação ao fundo garantidor... Burocracia publicitária.
15. Sempre digo, é preciso ter cuidado quando se exercita a oposição. Senão, fica-se mordendo a língua depois.
16. O prefeito João Henrique diz que encontrou Salvador "injusta, obsoleta, desigual e desumana". Uai! E mudou alguma coisa?
17. Sacanagem que se falava nos corrredores da Assembléia: - Pinheirinho lá em casa nem no dia Natal.
18. Tá um zum-zum-zum danado na área de comunicação do governo. A insatisfação estaria partindo do chefe-mor.
19. Observação de quem acompanhou a eleição no Rio de Janeiro e conhece de marketing político: Gabeira calçou sapato alto de verniz vermelho antes da hora. Dançou.
20. Nesse aspecto, em Salvador, João deu uma lição em todos seus concorrentes. Mesmo na frente, trabalhou feito um condenado até o último minuto, Também dançou. Mas, de alegria.
21. O líder do PMDB na Assembléia, deputado Leur Lomanto Jr não apareceu na ALBA nesta terça-feira. Dizia-se que está de enxaqueca.
22. O líder do governo na Assembléia Legislativa, Waldenor Pereira (PT), fez um pronunciamento falando da vitória da base aliada do governo nas eleições municiapais da Bahia, particularmente do PT, partido que tinha 28 prefeituras e chegou a 68. Na hora que elogiava a vitória de João, a deputada Maria Luiza retirou-se do plenário.
23. O deputado Yulo Oiticica, do PT, disse que o Democratas cresceu bastante na última eleição. Agora, cresceu como rabo de cavalo.
24. Do presidente Marcelo Nilo (PSDB) questionando um aparte do deputado Elmar Nascimento (PR): - V. Exa. está em que lado. Resposta: - Ninguém pode me fazer esse tipo de pergunta. Eu estou ao lado dos interesses do povo. Esta presidência está tomando uma posição partidária.
25. Na sessão desta terça-feira (28), na Câmara Municipal, demonstrou que as cicatrizes entre o PMDB e o PT ainda estão longe de fechar. O vereador Sandoval Guimarães (PMDB) falou em tom irônico: "O Ibama entrou com uma ação contra a eleição de João Henrique..." Depois de um silêncio momentâneo, complementou: - O Ibama está protestando porque João Henrique devastou muitos pinheiros.
26. Também na mesma sessão, o vereador mais votado da cidade, Alan Sanches (PMDB), demonstrou insatisfação com a postura de alguns vereadores que entraram com uma representação contra ele por causa de uma matéria veiculada Diário Oficial que fazia propaganda em prol de João. "Não tenho nem poder para fazer ser publicada uma matéria como aquela. Quero deixar claro que ninguém do DO me entrevistou e nem minha assessoria mandou qualquer material para ser publicado", pontuou.
27. O vereador Téo Senna (PTC) que fez oposição durante os quatro anos a gestão do prefeito João Henrique fez questão de justificar o novo posicionamento político. "Fiz sempre uma posição responsável e nas eleições, como ACM Neto não foi para o segundo turno não podíamos ficar em cima do muro. Por não possuir nenhuma afinidade com o PT, optamos por apoiar a reeleição de JH e estarei continuando a discutir o melhor para a nossa cidade, explicou.
28. O que vai aparecer de gente agora dizendo que é João. Ah! isso vai.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>