Miudinhas
Tasso Franco
29/04/2011 às  20:16

REINO UNIDO SUSTENTA TURISMO EM EFICIENTE MARKETING SOBRE FAMÍLIA REAL

Crianças de Caji/Vida Nova em Lauro de Freitas em aulas no ensino fundamental


 

Casal real jovem e cheio de vida um ingrediente a mais no marketing inglês
  MIUDINHAS GLOBAIS:
 

   1. Já tive oportunidade de morar em Londres no ano de 1987, primórdios do romance conto de fadas do principe Charles e da princesa Diana, quando esses principes que foram ao altar no casamento de William e Kate eram pimpolhos, e vejo como o Reino Unido, especialmente a capital da Inglaterra, Londres, mantém vivo o marketing da família real, um fascínio que move a economia turística do reino. Agora, então, com esse novo casal de encantados, há um reestímulo à imagem inglesa como ferramenta mercadológica.


   2. Nos anos 1980 lembro de uma peça que fazia muito sucesso em Londres, de um papel higiênico com a marca real, efígie da rainha, e que me assutou um pouco porque estávamos saindo da ditadura no Brasil, e esses modelos de liberdade plena não eram sequer cogitados, ao longe, entre nós. Há, evidente, peças mercadológicas que caricatam a família real e vimos, recentemente, um filmete no youtube e nas emissoras de TV.


   3. Mas, no geral, o que os ingleses fazem com extrema competência é o marketing da família real e da vida do Reino Unido no cotidiano dos seus cidadãos, numa simbologia que vai do alto escalão das forças armadas ao pub de Hendon ou outro lugar qualquer de Londres. Tudo parece milimetricamente calculado, como aconteceu hoje no casamento de William e Kate, se assemelhando ao mundo encantado de Lewis Caroll e sua Alice em país das maravilhas.


   4. Assisti, recentemente, na Globo, uma matéria dizendo que a Inglaterra perderia divisas diante do feriadão do casamento real, o que me pareceu uma bobagem, uma vez que esse marketing real cobre tudo, é permanente, centenário, e o que move as pessoas de todo mundo a visitarem Londres é exatamente essa fantasia. Alguém lembra que o Japão, nos dias atuais, ainda é um Império! E que existe por lá um imperador e uma imperatriz? Nada.


   5. Suécia, Dinarmaca, Bélgica e Espanha são monarquias. Não conheço ninguém que foi a Dinamarca por causa da rainha Margreth II, nem que foi a Suécia pela princesa Victória. Mas, ir a Londres e não conhecer o Palácio Buckingham, é ir a Roma e não rezar na Praça de São Pedro. Os guardas da rainha, o regimento de cavalaria, as bandas, todo esse caldo de cultura fazem parte do marketing real.


   6. Então, a propósito dessas linhas, já que vivemos em Salvador e não no Reino Unido, cabe uma pergunta socrática sobre nossa cidade, o nosso estado, o que é o nosso marketing turístico. Qual é mesmo o foco? Salvador, fora o Carnaval, que foi um produto organizado involuntariamente pela iniciativa privada com apoio do Estado e da Prefeitura, não há foco, não há uma diretriz e vive-se de momentos, de uma stock car aqui; de um show acolá e assim por diante.


   7. E espera-se um novo Carnaval para que a roda gire.

   8. As crianças de Caji/Vida Nova, bairros de Lauro de Freitas, estão há mais de uma semana sem aulas. Aliás, desde o início (?) do ano letivo não há aulas regulares, os turnos inteiros, todos os dias, por falta de professores. Agora, as atividades pararam de vez por falta de funcionários que cuidem da limpeza.

   9. Como se pode deduzir, no quesito 'educação' a administração de Lauro de Freitas fica muito a desejar.

   10. O prefeito de Salvador criou o Gabinete Emergencial da Chuva. Na segunda guerra o premier inglês criou o Gabinete da Guerra.

   11. A Secretaria Municipal de Saúde de Lauro de Freitas  realiza neste sábado, 30, a partir das 8h, em todos os postos de saúde, o dia D de vacinação contra gripe.  Neste ano, além dos idosos e indígenas, serão imunizadas crianças de seis meses até dois anos, gestantes e profissionais da saúde.

   12. A meta em Lauro de Freitas é vacinar pelo menos 80% desta população, que representa mais de 18 mil pessoas. O Ministério da Saúde explica que o público da campanha foi ampliado com base em estudos, que mostraram que as complicações da gripe, como as pneumonias bacterianas, são mais comuns em idosos, crianças e gestantes.

   13. A vacina distribuída protege contra os três principais tipos de vírus, entre eles o da gripe A. A campanha foi aberta no dia 25 e segue até 13 de maio.


   14. O Circuito Sebrae chega à Lauro de Freitas. No dia 9 de maio, no hotel Riverside os empresários e micros vão se reunir, às 19h, para assitir a palestra "Inovação e Tendências no Varejo", ministrada pelo bacharel em comunicação e consultor de empresas Adão de Souza.
 
   15. O Circuito oferecido pelo Sebrae traz palestrantes renomados no mundo dos negócios para compartilhar conhecimentos e trocar experiências com os empresários. As incrições para Lauro de Freitas estão abertas e podem ser feitas pelo telefone (71)


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>