Miudinhas
Tasso Franco
23/04/2011 às  19:03

MAIS 4 SECRETARIAS NO GOVERNO É CONTRASENSO NO MOMENTO DE CONTENÇÃO

VLT é o que se espera da decisão da comissão da Secretaria do Planejamento


Foto: BJÁ
Fiel sobe morro de Serrinha durante a sexta-feira santa, com trilha repleta de matos
  MIUDINHAS GLOBAIS: 


  1. Realmente é estranho que o governo do Estado tenha contingenciado uma verba no total de R$1 bilhão do seu orçamento 2011, e esteja a pretender votar um "projetão" que engloba a criação de mais 4 secretarias de estado, duas superintendências e uma autarquia (INEMA) - fusão do IMA+INGÁ, o que representa um contrasenso.
 
  2. Se, de fato, o governo pretende fazer economia e até anunciou racionamento de energia nas repartições, menor uso de telefonemas e controle nos gastos da gasolina, era de se esperar que, salvo a SECOM mantendo praticamente a estrutura da Agecom, deixasse esse tema para quando os ventos da economia fossem mais favoráveis.


  3. . O secretário da Fazenda, Carlos Martins, ainda vai apresentar o balanço do último quadrimeste do desempenho financeiro e de investimentos do estado, ano 2010, o que deveria ter acontecido no início deste mês e aguarda uma nova data da Comissão de Finanças do Estado.

  4. O que se fala na ALBA é de restos a pagar do Estado da ordem de R$700 milhões, o que representa um volume enorme de recursos. Isso o secretário Martins irá explicar em momento oportuno, porém, se observa que se verdadeira essa afirmatica, a situação financeira do estado é de cautela.


   5. Comentários também na ALBA dão conta de que a maioria das obras do governo está paralisada e alguns deputados como Leur Lomanto Jr (PMDB), Reinaldo Braga (PR), Adolfo Menezes (PRP), Bruno Reis (PRP, Targino Machado (PSC), Carlos Geilson (PTN) já comentaram sobre essa situação e o modelo clássico sempre citado é uma passarela entre Pituaçu e o CAB que já tem mais de um ano para ser concluida.


   6. A obra do Complexo Viário Baía de Todos os Santos (Rótula do Abacaxi/BR324/Porto) está em ritmo lento, a complementação da Pinto de Aguiar parada, o Hospital Regional de Seabra paralisado, os empreiteiros reclamam de atrasos de pagamentos da Conder e assim por diante.O governo, portanto, recompõe o caixa, paga a quem deve o que pode e se reorganiza para o segundo semestre, se supõe.


  7. Portanto, criar novas secretarias, abrir espaços para mais de duas dezenas de servidores contratados em cargos comissionados fica na contra-mão. A votação da matéria ocorrerá no plenário da Assembleia na próxima quarta-feira, 27.
                                                    **

  8.  página de internet Bahia Já - http://www.bahiaja.com.br/noticia.php?idNoticia=35312 - está de parabéns em expor a sua independência dos patrocinadores do silêncio que afeta alguns meios de comunicação da Bahia quando o assunto é expor as vantagens do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) diante do corredor de ônibus defendido pelo prefeito de Salvador e apoiado pelo Sindicato das Empresas de Ônibus de Salvador.

  9. Em matéira, o Bahia Já expõe detalhadamente a história da cidade de Salvador no que concerne a mobilidade urbana, o que foi feito, o que se deixou de fazer, a equivocada defesa do BRT, e a necessidade de definição do VLT para a cidade de Salvador. Coletamos algumas pérolas desta matéria:

  9. "Ocorre que interesses privados, nem sempre se confundem com interesses coletivos, já que não é seu papel, necessariamente, defendê-los. Porém, o poder público tem obrigação de atuar em busca de soluções que permitam maximizar a apropriação pública dos investimentos em infra-instrutora."

  10. "A desculpa de prazo ou de valor de investimento comparando-se esse ou aquele modal reveste-se como pano de fundo para justificar a decisão, que se não houver responsabilidade e compromisso, mais uma vez, não será a melhor para os soteropolitanos.

  11. Já assistimos a esse filme em outros momentos e todos sofrem com os equívocos das decisões do passado. Vamos lutar pelo VLT, utilizando como preconizado, o canteiro central da Avenida Paralela. Não foi para postos de combustíveis que o canteiro central foi concebido.

  12. Já basta o absurdo que foi feito com a via exclusiva do corredor da Av. Bonocô, que foi desprezado e construído uma via elevada, sem nenhuma justificativa técnica convincente. Não é possível que na Bahia o absurdo continue a prevalecer sempre."

  13. Mr Bean foi convidado para o casamento real. O Rasta do Pelô está fazendo a maior força para ir a Londres, pelo menos para ficar no sereno e assistir o cortejo passar.

  14. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) apresenta boletim da Operação Chuva, neste sábado (23). O órgão recebeu, até as 15h51, cinco solicitações de emergência. Foram um alagamento de área, duas ameaças de desabamento de imóvel, um desabamento parcial e um deslizamento de terra. Não há registro de feridos.

  15. A Codesal permanece com o plantão 24 horas da Operação Chuva, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>