Miudinhas
Tasso Franco
30/03/2011 às
20:01
GRUPO BERTIM DESISTE DAS TERMELÉTRICAS FEIRA, BONFIM, CATÚ E CAMAÇARI
Otto Alencar anuncia obras de iluminação na entrada de Serrinha
Foto: BJÁ |
 |
"Velha guarda" no lançamento do livro de Vita: Vavá, Renato, Walter Lessa e Sérgio Mattos |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Quando se fala em montagem de verdadeiras "indústrias de negócios" todo mundo acha que é exagero. Pois bem, a Câmara de Comércio de Energia Elétrica - CCEE, vinculada a Agencia Nacional de Energia Elétrica - ANEEL acaba de penalizar o Grupo Bertim por não ter cumprido os prazos previstos no Leilão, feito em 2008, que lhe outorgou a concessão para implantar e operar as Termelétricas de Feira de Santana 1, Senhor do Bonfim 1, Dias D'Ávila 1 e 2, Catú 1 e Camaçari 1. 2. A empresa alegou que as datas para a emissão de documentos referidas no edital do leilão não foram observadas pelo Poder Público, o que teria gerado atraso de sete meses e meio no cronograma de obras. Será que ninguém sabia onde estão sendo implantados os equipamentos nos municípios citados acima?.
3. Com a decisão da Agência, a Bertim terá que proceder à recomposição do lastro e pagamento de penalidade estabelecida pela CCEE. A ANEEL vai deliberar, futuramente, os autos de infração emitidos pela área de fiscalização pelo atraso no cronograma das obras das usinas. 4. Para se ter uma idéia do que representa esse cartório de termelétricas, a geração projetada seria de 611 megawatts, o que é suficiente para atender a demanda de uma cidade com dois milhões de habitantas. 5. Diante disso, toda cautela é pouca diante de prováveis resultados das diversas empresas de geração eólica, que estão montando os seus escritórios no interior da Bahia e do Brasil.
**
6. Vereadores da base governistas na Câmara de Salvador não gostaram das declarações do líder Téo Senna sobre o episódio envolvendo o secretário Leão e maus tratos aos colegas, alegando que houve "notícia plantada". Agradar o prefeito é uma coisa. Agora, adotar uma postura sem justa competência, tentando tapar o sol com a peneira é vergonhoso.
7. Pode anotar: O ex-papa João Paulo II vai ser santo antes da irmã Dulce.
8. O Calabar precisa de policiamento ostensino permanente e assistência social. Lá tinha um posto de saúde da Prefeitura que foi derrubado na atual gestão, prometendo que iria ampliá-lo e nada aconteceu.
9. Continua quente a briga pelo controle do Sindiquímica. Nos bastidores, muitas denúncias entre os concorrentes.
10. O IGHB - Instituto Geográfico e Histórico da Bahia promove dias 7, 14, 19 e 28 de abril o curso "Semiário Brasileiro", a ser ministrado pelo engenheiro civil Manoel Bomfim Ribeiro. Mais informações: www.ighb.org.br
11. É interessante, curioso até, ver algumas homenagens Salvador pelo seu aniversario, pois são encomendas de quem, no dia a dia, promovem abertamente mazelas com povo soteropolitano e depois querem sensibilizá-lo. 12. Destacam-se, com louvor, a Syene, que, sabe-se lá como, está implantando um conjunto de prédios com 1.100 unidades na área do Iguatemi em uma rua sem saída e medindo cerca de 200 m. Foi incapaz de presentear a Cidade com uma ponte sobre o canal do Camarujipe e permitir outra saída. 13. A Maratá promovendo seu café, comprado na Bahia e industrializado em Sergipe, sem gerar um único emprego para os baianos no processo, a não ser no trajeto do produto em grãos entre Vitoria da Conquista/ Aracaju/Salvador. 14. O Shopping Paralela que, na sua construção, destruiu o sistema de drenagem de trecho da Avenida Paralela, provocando quase o transbordamento de água para a pista, além de permitir que se implante uma via ligando o bairro de Patamares com a Paralela, destruindo a APP denominada Vale Encantado e passando pelo seus fundos. 15. O Shopping Barra que está implantando uma ampliação, provocando a ocupação de toda a área do terreno e extinção dos estacionamentos terrestres, causando uma sensação de abafamento para quem transita na área. 16. A Wilson Sons que conseguiu o monopólio dos terminais de containers no Porto de Salvador, impondo tarifas que o transformam no mais caro do País, afugentando as cargas produzidas aqui para serem embarcadas em outros estados, bem como as vindas do exterior compradas por empresas daqui. 17. O velório de José Alencar parou parte do país burocrático.
18. A respeito da nota ontem sobre o grupo Fator Ralty, é bom lembrar que a caderneta de poupança fundada pelo patriaca chamava-se Tradição. Tinha como executivo um ex-presidente da ALBA que acabara de deixar a vida política e, como diretor das obras, um engenheiro que seria deputado federal, pela Bahia, por muito tempo e que deixou a carreira politica há pouco tempo.
19. Slogan cantado pelos estudantes das universidades estaduais em visita a Assembleia nesta quarta-feira: - É ou não é piada de salão. Tem dinheiro para a Copa e não pra educação".
20. Como os estudantes não podiam fazer esse tipo de manifestação falada, cantada, no local, o presidente da sessão, deputado Leur Lomanto Jr pediu cautela e eles continuaram entoando o refrão até que deixaram o local. A segurança da Casa não interveio, mas, acompanhou todo o acontecido.
21. Uma viatura da PM também foi acionada e ficou rondando o prédio da ALBA e o local onde os jovens fizeram uma assembleia para decidir uma provável greve nas universidades.
22. Um jornalista me disse no lançamento do livro de Fernando Vita que o conselheiro está parecendo Jô Soares. E acrescentei: - Não só em aparência, mas em riqueza e talento.
23. A decisão do PSB de lançar o nome de Lídice candidata a prefeita de Salvador mexe com todo processo sucessório. Essa estória de "candidatura negra" é o bode na sala. Depois, retira o bode e entra Lídice. Esta sim, é competitiva.
24. Secretários de Planejamento de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal estarão reunidos, em Salvador, nesta quinta (31) e sexta-feira (1º), no 45º Fórum Nacional de Secretários de Planejamento. Tema central: Integração entre o PPA Federal e Estadual e a nova Lei de Finanças.
25. Wagner deve fazer a abertura. Estarão presentes na mesa a secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Maria Lúcia Falcón, o secretário de Planejamento da Bahia, Zezéu Ribeiro e o secretário do Planejamento e Desenvolvimento de Roraima e atual presidente do Conselho Nacional de Secretários do Planejamento (Conseplan), Haroldo Eurico Amoras dos Santos.
26. Do deputado Targino Machado (PSL), na sessão da ALBA desta quarta-feira: "Minha índole é de oposição". E, ao comentar sobre o governo Wagner sentenciou: "Nesse mel não vou me lambuzar".
27. Tem um camarada babão numa emissora de rádio defendendo os "Dendês no Sangue" (pessoas que só amam Salvador na época do verão/Carnaval).
28. O Jornalistas&Cia destaca nesta semana que a editora Ângela Klinke deixa nesta 5ª.feira (31) o Valor Econômico, em que está desde sua fundação, em 2000; que Caio Tulio Costa associa-se a Mauro Lopes, na MVL, e Theo Carnier, a Sérgio Tamer, na Tamer; que José Roberto Mello assumiu a Chefia de Comunicação do Ministério da Ciência e Tecnologia, a convite do ministro Aloizio Mercadante; e que o Hoje em Dia anunciou o desligamento de 11 profissionais da sua redação em Belo Horizonte.
29. Outras manchetes da edição ficam para a volta de Assis Ângelo ao rádio, em São Paulo; uma entrevista do deputado federal Paulo Pimenta sobre a PEC do Diploma; a saída de Emanuella Sombra de A Tarde, o que provocou a segunda crise na redação do jornal baiano em menos de dois meses; e o processo que um bispo católico está movendo contra o jornal ABCD Maior em segredo de Justiça. 30. A jornalista de A Tarde saiu porque teve sua matéria censurada ao falar das mazelas da Caco de Telha, caso que envolve o irmão de Ivete Sangalo, Jesus Sangalo. Ao ser censurada, Emanuella pediu demissão.
31. O secretário da SSP, Maurício Barbosa, já pode contabilizar um feito que seus dois antecessores no governo Wagner (Paulo Bezerra e César Nunes) não conseguiram: colocar a Policia nas ruas. São mais de 40 mil homens e mulheres das duas policiais e, ao que tudo se denota, faltava era ação.
32. Nos bastidores da Assembleia, o que se comenta é que o secretário Maurício tem autoridade para nomear e mexer no comando da Polícia Civil, e o fez, nomeando um novo delegado chefe, mais jovem, mais dinâmico, ainda que Joselito Bispo seja (e é) uma pessoa honrada. Assim com o é, o comandante da PM, coronel Nilton Mascarenhas. Mas, mudança no comando da PM só o governador.
33. O vice-governador Otto Alencar me confidenciou no lançamento do livro de Vita que vai fazer uma grande obra em Serrinha, arrumando a entrada da cidade e iluminando parte da BA (Estrada do Sisal) que segue até Coité, do contorno até o conjunto da Urbis.
34. Já visei ao meu representante nesta gloriosa localidade, o "Lobisomem de Serrinha" para receber o vice-governador com todas as honras.
35. A diretora da Rádio Sociedade da Bahia, Bernadete Santos, informa ao BJÁ que o balanço da emissora, que é uma S.A. já foi publicado num jornal de grande circulação, e, aos acionistas que desejam fazer consultas o documento encontra-se no Departamento da Contabilidade da emissora.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>