Miudinhas
Tasso Franco
19/03/2011 às  20:01

PREFEITURA DE LAURO TRATA COMERCIANTES COMO SE FOSSEM ADVERSÁRIOS

Comerciantes protestam contra atitude da prefeita Moema (PT), em Lauro


Foto: AFP
Presidente Obama e sua esposa Michele no Rio de Janeiro
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Os comerciantes de Lauro de Freitas que atuam na Avenida Luis Tarquínio estão admirados com a falta de interlocução com a Prefeitura local diante da mudança de tráfego de veículos naquela via, que vem prejudicando e muito a atividade comercial. No encontro que tiveram com o secretário de Transporte, Paulo Ferreira de Araújo, se assustaram com a atitude do gestor em não admitir mudanças no sistema, salvo pequenas alterações.

  2. Consideram que estão sendo tratados como adversários da Prefeitura quando, em realidade, são parceiros, contribuintes, empregadores, empreendedores e deveriam, até por esses atributos, serem mais respeitados, mais acolhidos. Para nós do BJÁ nada de novo ou que cause estranheza, pois, parece que esta é uma rotina na Prefeitura de Lauro de Freitas: a falta de atenção com os contribuintes, desrespeito, mal educação.

  3. É só verificar o que está acontecendo no final de linha do bairro de Vilas do Atlântico com motoristas usando a via pública para urinar e lançar dejetos, a agressão ao rio Sapato e outros. Pois dito, encaminhamos correspondências aos secretários de Transporte e Meio Ambiente e estes senhores, supõe-se que donos da verdade, sequer responderam.

  4. É como diz a moradora Laís Martins Pinto da Cunha em carta publicada na revista Vilas Magazine, a prefeita Moema Gramacho, PT, deu um tapa na cara dos moradores de Vilas.
                                                     **
 
  5. Na condição de coordenador da bancada baiana e acompanhado da senadora Lídice da Mata e do colega de Câmara, Walmir Assunção, o deputado federal Nelson Pelegrino teve audiência em Brasília com a ministra da Cultura, Ana de Holanda, e viram perspectivas de conclusão das obras do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira, em construção no centro histórico de Salvador.

  6. Os parlamentares e o poeta José Carlos Capinam, coordenador do projeto, ouviram da ministra palavras incentivo à preservação e divulgação da cultura negra e a promessa de apoio ao pleito: a liberação dos R$ 6 milhões que faltam para o término das obras do museu e construção do Memorial da Diáspora, além do envio, pelo governo Dilma, de projeto de lei ao Congresso incorporando o museu à rede federal.


  7. A entrevista de ACM Neto na Playboy, no mundo da política não acrescentou nada de novo. Agora, o deputado dizer que toma cachaça com cerveja jogando sinuca numa tenda de roça perto da propriedade da família é improvável. Uma quente e uma gelada, na giria dos biriteiros, é coisa de profissional do ramo.

  8. Aconteceu uma coisa muita estranha em Salvador neste sábado: carretas repletas de carros com grandes faixas nas laterais ficaram rodando nas avenidas fazendo marketing de um feirão de veículos.

  9. Em viagem pela região sul da Bahia, onde participou da solenidade de entrega de obras no município de Cairu, o deputado federal e presidente do PMDB da Bahia, Lúcio Vieira Lima, participou de reunião com a executiva municipal de Valença, na noite da última sexta-feira (18). 

  10. Juntamente com o ex-vereador e presidente do partido na cidade, Manoel de Fausto, ele conversou com os dissidentes, que retificaram o apoio ao pré-candidato a prefeito do município, Ricardo Moura, discutindo estratégias para as próximas eleições.

  11. Foram três modelitos (quase quatro) em pouco mais de 12 horas. Michelle Obama, a primeira-dama dos Estados Unidos mais influente e elegante desde Jackie O., está parecendo modelo em dia de desfile, ou pop star em dia de show: troca de roupa a cada momento.

 12. Está esbanjando figurinos desde que deixou seu
país rumo ao Brasil: Michelle embarcou com uma roupa, saia vermelha e casaco de couro, com t-shirt listrada, desembarcou com outra, um vestido de alça estampado, e antes do primeiro encontro com Dilma Rousseff, nova troca, agora com um conjunto discretíssimo de blazer e vestido em tom creme.

  13. A coordenação do Plano de Desenvolvimento Sustentável da Costa das Baleias, no Extremo Sul baiano, retoma, nesta segunda-feira (21), o ciclo de oficinas temáticas iniciadas em janeiro deste ano (2011), que têm como objetivo identificar e discutir as demandas específicas de cada segmento da sociedade local.

  14. A programação prossegue até o fim de março, quando ocorrerão as oficinas regionais nos dias 29 e 30.

  15. Para acompanhar o andamento das oficinas, a coordenadora do Plano, Andréia Bragagnolo, estará em Teixeira de Freitas nessa segunda-feira para a continuidade das ações promovidas pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado da Bahia (CODES), que buscam incentivar e promover o desenvolvimento daquela região.


  16. Os ciclos são divididos em oficinas e seminários regionais, municipais e temáticas. Ao todo, 13 municípios e distritos são abrangidos pelo Plano. São eles: Mucuri; Nova Viçosa; Caravelas; Ibirapuã; Lajedão; Alcobaça; Teixeira de Freitas; Medeiros Neto; Prado; Vereda; Itanhem; Itamaraju; Jucuruçu.

  17. O vereador Sandoval Guimarães (PMDB) formalizou indicação ao prefeito João Henrique solicitando intervenções urgentes na região do Rio Jaguaripe. Segundo o vereador, os moradores de Piatã, Bairro da Paz, Trobogy, Placaford e adjacências estão preocupados com a situação dos canais, principalmente com a proximidade do período das chuvas em Salvador.



  18. "É preciso que sejam tomadas medidas urgentes para evitar que a população sofra com as chuvas na cidade. A Prefeitura de Salvador tem que fazer ações preventivas no sentido de minimizar o sofrimento da população e os estragos causados pelas chuvas", declarou Sandoval Guimarães.

  19. Os avanços no tratamento de pacientes com deficiência auditiva estão entre os assuntos que irão pautar, nos próximos dias 24 e 25 de março, na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Av. Bonfim, Largo de Roma), as discussões do III Curso Internacional de Implante Coclear - procedimento conhecido como cirurgia do "ouvido biônico".

  20. O evento chama atenção para os resultados de um programa da instituição que vem possibilitando, de forma pioneira na Bahia, a realização dessas cirurgias através do SUS. Segundo dados do IBGE, cerca de 5,7 milhões de pessoas no país são portadoras de alguma limitação auditiva.

  21. O projeto Educar para Construir, viabilizado pelo governo baiano, acaba de ganhar um prêmio nacional concedido pelo Fundo Itaú de Excelência Social, o FIES 2010. Ele concorreu com 278 projetos de todo o Brasil, na categoria Educação para o Trabalho. O programa já capacitou 1,7 mil estudantes de Salvador, nas áreas de construção civil e esporte, e tem uma taxa de empregabilidade de mais de 75%.



  22. O projeto é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), através do Programa Jovens Baianos, com a ONG Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM).

  23. De Sílvio Luis transmitindo o jogo Palermo 1x0 Milan: "A cobra vai fumar na Líbia".

  24. E o Rasta do Pelô achando que Barack Obama viria ao bairro da Liberdade, em Salvador. O "home" se mandou para o Rio.

  25. A presidenta Dilma visitará os Estados Unidos no segundo semestre deste ano. 

  26. A ampliação da parceria entre a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) e a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), na luta contra a discriminação racial, a violência contra a mulher e a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), foi tema de conversa entre o secretário Almiro Sena (SJCDH) e o secretário Ailton Ferreira (Semur). 

  27. A Bahia é o segundo estado do país em recursos recebidos do Ministério da Educação (MEC) para a execução do Censo Escolar, ficando atrás apenas do Maranhão. Em 2011, houve um aumento de 22% em relação ao ano anterior.

  28. Com um fluxo anual de 35 mil turistas por ano, o Memorial de Irmã Dulce deve receber mais de 100 mil visitantes de outros estados e países, após a beatificação da freira, que ocorrerá no dia 22 de maio, em Salvador. A informação é da superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), Maria Rita Pontes.



  29. Para receber os visitantes e suportar o grande fluxo de peregrinos que passarão mensalmente pelo local, será preciso realizar obras de requalificação no Largo de Roma. Os recursos necessários para as obras, que chegam a R$ 5 milhões, já foram assegurados pela Secretaria de Turismo do Estado, junto ao Ministério do Turismo.


  30. DataFolha diz que Dilma é aprovada por 47% dos brasileiros.

  31. A sujeira deixada pelos barraqueiros de cerveja em frente ao Shopping Barra, entrada do Chame-Chame, provocou alagamento da área com as chuvas deste sábado.
Até a tenda do sapateiro Pernambuco, ao lado da Igreja de Santa Terezinha, ficou alagada.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>