Miudinhas
Tasso Franco
20/03/2011 às  20:01

DATAFOLHA: PRESIDENTA DILMA TEM 50% DE APROVAÇÃO ÓTIMO/BOM NO NORDESTE

Foi deselegante a atitude de Lula não comparecer a almoço no Itamaraty


Foto: BJÁ
Miss Bahia conversa com Eduardo Alencar, mais aplaudida que Otto e Kassab
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo, 20, no jornal Folha de São Paulo, mostra que a presidenta Dilma Rousseff é aprovada por 47% dos brasileiros, itens de bom/ótimo. Na faixa de regular são 34%; 7% disseram que seu governo se enquadra entre ruim/péssimo/ e 12% não souberam responder. O campo da pesquisa foi realizado entre os dias 15 e 16 deste mês, sendo entrevistadas 3.767 pessoas em 179 municípios.

  2. Inevitável uma comparação com o governo Lula: Dilma com seus 47% hoje se iguala tecnicamente com os 48% de Lula em 2007, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Lula teve 43% de aprovação no terceiro mês de seu primeiro mandato, em março de 2003. Depois, bateu um recorde de aprovação presidencial em início de governo, em março de 2007, atingindo a marca de 48%.


  3. Segundo o Datafolha, Dilma supera em popularidade todos os antecessores de Lula, quando se considera esta fase inicial do mandato.



  4. O instituto faz pesquisas nacionais desde 1990. Em junho daquele ano (a posse então era em março), Fernando Collor tinha 36% de aprovação. Itamar Franco, que assumiu depois do processo de impeachment de Collor, marcou 34% depois de três meses no cargo. Fernando Henrique Cardoso, eleito em 1994 e reeleito em 1998, teve aprovação no início de seus governos de 39% e 21%, respectivamente.

opinar.

  5. No Nordeste, que é a região da Bahia, Dilma tem 50% de aprovação entre ótimo/bom. No Sul, Norte e no Centro-Oeste, sua marca é de 44%. No Sudeste, a área mais politizada e densa demograficamente, obtém 47%. No geral sua nota foi de 6.9. No Nordeste, 7.3.

  6. Outro detalhe é que a presidenta tem aprovação maior entre as mulheres (51%) e entre os homens (43%). A expectativa da população é grande: 78% dos brasileiros consideram que ela fará um governo ótimo/bom; uma taxa maior do que a de Lula no primeiro mandato (76%) e superior à de FHC no mesmo período (48%).

  7. Segundo a Pesquisa DataFolha as áreas do seu governo com melhores desempenhos são educação, combate à fome e à miséria, economia, combate ao desemprego/criação de empregos e saúde. E, entre os piores desempenhos, saúde, violência/segurança, educação, combate ao desemprego/geração de empregos, salários.

  8. O DataFolha auferiu quais os setores mais beneficiados pelo governo Dilma. Em primeiro deu os políticos (23%), seguidos de os trabalhadores (17%), indústria (14%), bancos (13%), agricultura (8%), serviços (7%), comércio (6%), todos (4%), nenhum (0), não sabe 8%).

  9. No geral, a pesquisa é muita boa para Dilma e seu governo. No início da próxima semana serão divulgadas pesquisas Census/CNI e Ibope.
                                                                      **

  10. No lançamento inicial do futuro PSD (Partido Socialista Democrático) todas as "tribos" estiveram presentes ao encontro do Convention Center Fiesta, em Salvador. Mas, a mais aplaudida personalidade do evento e já considerada a musa do PSD foi a Miss Bahia 2011, Gabriella Marcelino. Quando foi citado o nome da moça e ela acenou para a platéia, foram mais palmas do que para Kassab. (Vide foto acima).

  11. O deputado federal Fernando Torres ingressou no DEM para ter apoio do prefeito Tarcízio Pimenta e do ex-prefeito José Ronaldo, em Feira de Santana, nas eleições de 2010. No Fiesta, se disse disse "perseguido" pela atual cúpula do DEM e associou o partido ao regime militar (1964-1985). Ninguém entendeu.
 
  12. O pedetista deputado federal José Carlos Araújo afirmou, ao justificar a adesão ao projeto kassabista, que "a Bahia e o Brasil queriam uma alternativa". Em 2010, o PDT foi considerado uma alternativa. 

  13. O senador Walter Pinheiro (PT) pediu desculpas a platéia presente no evento do PSD afirmando que, sendo "hoje domingo é dia de falar com Deus e estava primeiro no culto evangélico".

  14. Aí encontrei o ex-deputado e ex-conselheiro Plínio Carneiro Carneiro da Silva, pai do atual conselheiro Plininho, do PCM, e otista. Perguntei se ele seria candidato a prefeito de Serrinha pelo PSD, em 2012, para enfrentar à reeleição de Osni Cardoso (PT). Ele me garantiu que de forma alguma, pois, Osni estaria forte.

  15. Então questionei: E Osni é mesmo candidato à reeleição. Ele me respondeu com uma frase clássica do vianismo (do ex-governador Luis Viana Filho): - A gororoba não se dá; se toma. Ou seja, Osni é candidatíssimo.

  16. O deputado Alan Sanches (PMDB) preocupado com o que falará a direção do PMDB sobre sua adesão ao PSD. - Lúcio não vai gostar. Mas, paciência.

  17. O senador Walter Pinheiro confidenciou que já disputou votos contra Otto Alencar, em Rui Barbosa. Mas, que agora os tempos são outros.

  18. E a comitiva de Ibitiara, na Chapada Diamantina, uma das fortes. 

  19. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, PT, chegou atrasada ao evento. Mas, fez questão de cumprimentar toda mesa. 

  20. Mudando de um pólo a outro, o Rasta do Pelô me confidenciou na solenidade do PSD que, agora, pretende conseguir uma boquinha na APO, Autoridade Pública Olímpica, com Henrique Meireles. Deve ser pra tocar tamborim visando animar os atletas brasis.

  21.  O grupo de Marina Silva foi derrotado na reunião da Executiva Nacional do PV. O sonho acabou e José Luis Penna segue mandando. Marina já fala em criar um partido. Bem, o PSD tá ai...

  22. Outra coisa: É bom não avisar a João Henrique desse novo partido, o PSD, pois, de repente, ...olha ele aí.

  23. A operação dos Aliados contra o regime do ditador Kadafi se chama "Alvorada da Odisséia".

  24. Lula, o cara, não foi ao almoço do Itamaraty, com Obama. Pegou mal essa atitude do ex-presidente. Nossa, num país que está construindo sua democracia e ele é um dos protagonistas principais, deveria ter ido. Passou um sentimento de pouca grandeza, para dizer o mínimo.

  25. Até o intelectual do duto ficou calado com a visita de Obama. Se fosse Bush teria dito horrores.

  26. Na visita de Obama ao Brasil, o PSTU se transformou no PT de antigamente.

  27. A arrogância do ministro Edson Lobão sobre o programa nuclear brasileiro mostra a gentileza pátria: "Não temos nenhuma necessidade de revisão em nada".

  28. Enquanto isso, no Japão, diretores da empresa Nuclear de Fukushima choram e pedem perdão ao povo. E dizem que vão sepultar a usina.

  29. O japão, aliás, parece um país de outro planeta. Não há lamúrias, desordem, aumento de preços, nada que altere a rotina e a educação do seu povo, mesmo diante de uma monumental tragédia como a que está acontecendo naquele país.

  30. Tem um camarada que faz sexo com Bruna Surfistinha no filme que está em cartaz nos cinemas de Salvador que, salvo melhor juizo, é o Lobisomem de Serrinha.

  31. Interessante a cobertura de Roberto Kovalick (Rede Globo) no Japão aliando TV + Internet. É a primeira experiência no Brasil, com sucesso.

  32. Só a Agência Maria, em Salvador, usou Obama para um anúncio de ocasião. Em Niterói, a Patrimonial fez um anúncio de venda de imóveis usando o mote Obama.

  33. Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa. Isso já dizia Evaristo de Macedo, ex-técnico do Bahia. Energia eólica é um tipo e nuclear outro. Uma não substitui a outra. Imaginar um parque industrial poderoso movido a energia eólica é brincadeira.

  34. Ouvidoria da Câmara de Salvador quer debater áreas de risco da cidade. Falta do que fazer.

  35. O canteiro de obras da empresa que enterrou R$1 milhão no Ginásio de Esportes de Cajazeiras dá uma idéia da obra. Santo pai! 

  36. A capoeira foi o grande destaque na visita dos Obamas ao Brasil. 

  37. Santo pai! Quanto exagero da midia para dizer que Michele Obama é elegante e coisa e tal. Na minha modesta contribuição, no Shopping Barra tem roupas mais bonitas.

   


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>