Miudinhas
Tasso Franco
29/01/2011 às  20:02

LIMA ABRE CATEDRAL E IGREJAS PARA TURISTAS. SALVADOR FECHA CATEDRAL.

Estudantes da rede estadual que perderam prazo para matrícula têm nova chance



Na catedral de Lima, guia turístico com uniforme próprio e crachá de identificação
  MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Uma das situações que ninguém entende na Bahia, no plano turístico, é porque as igrejas de Salvador não abrem aos turistas e são pouquíssimas aquelas que tem roteiros guiados, ainda assim, de forma amadorística, como na Basílica do Bonfim. Pois bem; em Lima, aqui ao lado do Brasil na região Norte, a catedral e as igrejas do centro histórico todas têm roteiros turísticos pagos.

  2. E vivem lotadas. A catedral de Lima, diga-se de passagem, é muito mais rica em acervo e história do que a catedral de Salvador, e paga-se 10 soles (algo em torno de 7 reais) para fazer uma visita ao seu interior, começando pelo local onde está sepultado Francisco Pizarro até área que abrigam relíquias em prata e ouro da época da colonização espanhola.

  3. No Convento de São Francisco, o maior das Américas, paga-se também 10 soles para visitar as áreas da igreja e do monumento, incluindo a biblioteca e o museu, e também as catacumbas que são locais onde estão sepultados 25 mil peruanos, aproximadamente. E ninguém é assedado na porta por vendedores de quaisquer tipos de produtos, como acontece, por exemplo, em frente da Basílica do Bonfim.

  4. O Peru, ao contrário do Brasil (especialmente Salvador e Recife) onde não se dá um passo sem assédio de todo tipo de vendedor e especulador, e em Salvador, no centro da cidade são de prostitutas a baianas cabeça de árvore de Natal, a profissionalização do turismo está muito à frente do Brasil. 

  5. Outro detalhe interessante nas igrejas, conventos e basílicas peruanas: existem vários pontos de vendas de produtos religiosos e artesanais, bibliotecas, áreas de restaurantes e cafés, tudo organizado. E com preços bem mais baratos do que em Salvador e na Europa.   
                                                              **
 

  6. O delegado geral da Polícia Civil, Joselito Bispo da Silva, iniciou neste sábado (29) uma série de visitas às delegacias da Região Metropolitana de Salvador (RMS). Acompanhado da delegada adjunta Emília Blanco e do subsecretário de Segurança Pública do Estado, Ary Pereira de Oliveira, a idéia é acompanhar a rotina das unidades policiais, especialmente em seus plantões.


  7. O novo secretário de segurança Maurício Teles Barbosa gostou da idéia e também vai participar das visitas, que não têm um agendamento prévio e nem um roteiro pré-estabelecido.


   8. Segundo o delegado geral Joselito Bispo, as visitas têm como objetivo conhecer as dificuldades e as possíveis necessidades dos servidores policiais para oferecer um melhor atendimento ao público. "Queremos mostrar que estamos do lado do nosso servidor, acompanhando a sua atividade, conhecendo a sua rotina, para oferecer melhores condições de trabalho", disse.


  9. Neste sábado, o primeiro local visitado pelo grupo foi o Complexo Policial dos Barris, que reúne as Delegacias de Homicídio, Tóxicos e Entorpecentes e a 1ª CP, além do Denarc e do "stand" de tiro da Polícia Civil.

  10. "As nossas visitas estarão acontecendo permanentemente, sem que haja antes uma definição do dia, da data, do horário ou local. Pode ser um sábado, como hoje, um domingo ou qualquer dia da semana, pela manhã, tarde ou noite", enumerou o delegado geral.

  11. Tá vendo, antes tarde do que nunca.

  12. Através da mistura do afro pop, reggae e samba, Aloísio Menezes lotou o Largo Pedro Archanjo ontem, 28. Depois de passar dois anos cantando em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, o cantor volta ao Pelourinho e faz o show parte da programação do Pelourinho Cultural, programa do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e da Secretaria de Cultura do Estado.



  12. Aloísio prometeu um show dançante e cumpriu: deu uma repaginada na música "Pensar em Você", de Daniela Mercury, transformando a balada em afro pop bem alegre, com a cara do Centro Histórico. "Adoro cantar aqui, tenho um público fiel e me faz muito bem retornar a esse palco", disse Aloísio.


  13. Os estudantes que perderam o prazo de matrícula na rede estadual devem se dirigir, a partir dessa segunda-feira (31), à unidade onde têm interesse em estudar para verificar a possibilidade de vaga.

  14. Caso não haja, devem comparecer a outra escola. Com o fim do calendário de matrícula, o processo deixa de ser descentralizado e passa a ser feito, exclusivamente, no local onde o aluno pretende estudar.  


    
  15. Esses alunos precisam levar os seguintes documentos para a efetivação da matrícula: original do Histórico Escolar ou atestado de escolaridade; original e cópia da Certidão de Registro Civil ou Cédula de Identidade para fins de conferência; original e cópia do comprovante de residência; carteira do SalvadorCard para escolas do município de Salvador e duas fotos 3 x 4 recentes. Para a Educação Profissional, é exigido, ainda, original e cópia do CPF. 

   16.  Em "Umbigüidades", Iami Rebouças traça um paralelo entre as diferentes formas do uso da voz na caracterização de personagens, em diferentes abordagens estéticas. Ao longo da sua evolução como atriz, em 20 anos de trabalho como intérprete, Iami utiliza trechos dos quase 40 espetáculos dos quais havia participado até o momento da criação do monólogo, assim como depoimentos de sua experiência pessoal. Dias 15 e 16 no Vila Velha.

   17. O deputado ACM Neto (DEM) lamentou  a decisão do governo federal de cortar recursos que seriam destinados, através do Orçamento Geral da União (OGU), para a construção da nova ponte de Ilhéus. Através da articulação do democrata, que solicitou a emenda, a bancada baiana havia incluído na peça orçamentária R$63 milhões para a obra, dinheiro que seria investido este ano. Entretanto, o valor foi reduzido para R$20 milhões.

  18. "Mais uma vez Ilhéus não recebe a atenção merecida do governo federal, que tem destinado recursos para obras semelhantes em vários municípios do país", disse ACM Neto.

  19. O deputado lembrou que, no primeiro mandato do presidente Lula, o falecido senador Antonio Carlos Magalhães também tinha garantido recursos orçamentários para a obra, que, no entanto, não foi executada por decisão do governo federal.

  20. "É, portanto, a segunda vez que Ilhéus é prejudicada. Só que agora foi uma emenda de bancada. Ou seja, não se respeitou a vontade de todos os parlamentares da Bahia. E mais: não se respeitou a vontade da população baiana e dessa cidade tão importante do Sul do estado", ressaltou ACM Neto.

  21. As inscrições para o Concurso Cidade Baiana da Cultura 2011 já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro. O concurso, que visa o desenvolvimento social e econômico dos municípios baianos, através da valorização do seu patrimônio e da sua diversidade cultural, tem participação aberta a todos os 417 municípios do estado da Bahia.

  22. Para concorrer, os representantes das localidades devem inscrever as suas cidades através do site
http://www.cidadebaianadacultura.com.br/. No endereço, estão disponibilizados o regulamento e a ficha de inscrição do concurso.   

  23. A iniciativa surgiu no ano passado com o intuito de realizar a promoção e divulgação das culturas regionais existentes na Bahia terá a sua segunda edição realizada em 2011. O concurso é promovido pelo Grupo 3 - através das suas produtoras Expo 3 Exhibits e Expo Eventos - e conta com o apoio da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

  24. A comunidade de Moita da Onça, no distrito de Matinha em Feira de Santana, já possui rede de água potável. A entrega do benefício foi feita na manhã dessa quinta-feira, 27, pela Embasa e Prefeitura, que realizaram a obra conjuntamente. No total são 3500 metros de rede, beneficiando 76 famílias da localidade.



  25. Durante a entrega do benefício, o gerente do escritório local da Embasa, José Neydson Eloy, lembrou que a água encanada disponível no campo permite uma melhor qualidade de vida para os moradores. "Com água e luz em casa, essas pessoas não precisam mais ir para a cidade e correr o risco de passar dificuldades", enfatizou


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>