Miudinhas
Tasso Franco
02/12/2010 às
22:17
WIKILEAKS: BRASIL TEME ATAQUES TERROTISTAS NA OLIMPÍADA DE 2016, RIO
Sinais de mudanças no plantel bovino da Bahia com avanço do gir
Foto: BJÁ |
|
Paulo Bina, chefe Ascom da ALBA, cumprimenta André Barbe no lançamento livro |
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Do site Wikileaks os comentários são de que telegramas confidenciais de diplomatas dos EUA afirmam que o governo brasileiro teme ataques terroristas na Olimpíada de 2016, no Rio. 2. Olimpíadas Rio 2016 - O Futuro é Agora, por Lisa Kubiske, vice-embaixadora. Os brasileiros saudaram o anúncio, feito em 1º de outubro, de que os Jogos Olímpicos de 2016 acontecerão no Rio de Janeiro com uma onda de manifestações de orgulho nacional, uma festa na praia de Copacabana e um sentimento de alívio porque o país está recebendo um pouco de reconhecimento já atrasado por sua liderança regional e internacional. 3. Politicamente, o GOB (governo brasileiro) quer capitalizar sobre as Olimpíadas no país para consolidar a imagem do Brasil como líder da América do Sul e potência global emergente. Internamente, a decisão do COI está sendo retratada como validação da administração do presidente Lula.
4. O GOB entende que enfrenta desafios críticos na preparação para os Jogos de 2016 e, como resultado, demonstrou abertura maior para a cooperação com o USG (governo dos EUA) em áreas como a partilha de informações --tendo chegado a admitir que pode haver a possibilidade de ameaças terroristas. 5. O governo Lula vem tomando cuidado para vincular a candidata escolhida por Lula para sucedê-lo em 2011, Dilma Rousseff, com a decisão do COI, e espera que a euforia gerada pela escolha do Rio se traduza em mais votos para Rousseff nas eleições.
6. Contudo, ainda restam problemas significativos que podem prejudicar o sucesso dos Jogos, especialmente em termos de fazer frente a preocupações de segurança. A liderança brasileira permanece altamente sensível a percepções de ingerência do USG e ainda não iniciou os preparativos para a coordenação internacional.
7. Além de preparar-se para as oportunidades comerciais que os Jogos vão proporcionar para empresas dos EUA, o USG deve buscar alavancar o interesse brasileiro de sucesso olímpico de modo a fomentar o avanço da cooperação bilateral em áreas como segurança e intercâmbios de informação. 8. Em meio à comemoração da escolha feita em 1º de outubro do Rio de Janeiro para abrigar as Olimpíadas de 2016, um forte sentimento de alívio se verifica entre líderes brasileiros. O presidente Lula descreveu a sensação como "o fim do complexo de vira-lata", a ideia de que o Brasil, de alguma maneira, não mereça o status de país importante. 9. A coordenadora de Cooperação Esportiva do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Vera Alvarez, observou que o fato de o Brasil ter sido o primeiro país sul-americano escolhido para sediar os Jogos foi visto como prova de que o mundo (ou, pelo menos, o COI) reconhece a primazia e liderança regional do Brasil no continente.
10. Alvarez fez eco a um ponto de vista expresso com frequência na imprensa brasileira: as concorrentes do Rio tinham sido Chicago (Estados Unidos), Madri (UE) e Tóquio (Borda Pacífica), e a vitória do Rio deve, portanto, refletir o êxito comparativo que se considera que o Brasil vem tendo em enfrentar a crise financeira global. "O COI apreciou que fomos os primeiros a emergir da crise", disse ela. **
11. A deputada Lídice da Mata (PSB), participa na sexta-feira(3), a convite da Uneb, da inaguração do Memorial Antonio Conselheiro, em Canudos, com exposição permanente de artefatos arqueológicos retirados das ruinas do Arraial de Canudos, novas instalações, incluindo um laboratório de arquelogia, onde estão sendo catalogados todos os objetos retirados do local da guerra.
12. No ano passado a deputada destinou R$200 mil em emenda parlamentar para viabilizar o museu a céu aberto projetado para Canudos e este ano colocou mais R$200 mil com a mesma finalidade.
13. O novo modelo para o financiamento de projetos culturais no país, que substituirá a Lei Rouanet, entra em votação na Câmara dos Deputados na próxima quarta-feira (08/12). O Projeto de Lei que cria o Programa Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura (Procultura) pretende aumentar a participação das empresas no patrocínio das produções culturais e democratizar a aplicação dos recursos, que, atualmente, se concentram em estados da região Sudeste. 14. O texto da matéria é relatado pela deputada federal baiana Alice Portugal (PCdoB), que participou de audiências públicas no Rio de Janeiro, em Recife, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo, Brasília e Salvador, para acolher sugestões e aperfeiçoar o texto original da proposta. A parlamentar analisa como inexpressiva a contrapartida dada pelo capital privado, na atual legislação. 15. O presidente regional do PSC, Eliel Santana, disse a Por Escrito que não foi escolhido, como se anunciou, o nome da deputada Maria Luiza Carneiro para uma vaga na Mesa da Assembleia Legislativa. O líder da bancada será o deputado eleito Targino Machado, enquanto Carlos Ubaldino é o indicado para a Mesa. 16. "Não falei com o prefeito João Henrique, mas o partido fará uma reunião segunda-feira para tratar desse e de outros assuntos. Não quer dizer que eu seja contra a indicação da deputada, mas vamos ver se faremos um bloco com algum dos partidos com os quais estamos conversando", disse o suplente de senador. 17. O PSC tem cinco deputados e precisaria de mais um para chegar ao número mínimo regimental para formação de bloco. Eliel confirmou que uma das legendas em vista é o PTN, levando o bloco para oito parlamentares, "o que poderá até nos dar duas vagas da Mesa".
18. Impressionante: por ano, mais de 30 mil jovens brasileiros são infectados pelo virus da AIDS.
19. Está havendo uma mudança no plantel do rebanho bovino baiano, o nelore perdendo espaço para outras raças. É o que demonstra a Fenagro.
20. Tudo bem que a Prefeitura censurou o out-door do cantor Tomate. Sua poética pronô, no entanto, não enobrece a Axé Música já combalida com tanta bobagem.
21. Conder convida acionistas para sua prestação de contas, dia 7. Ser acionista da Conder é uma boa.
22. Esse Ricardo Silva, técnico 2 do Vitória, tem estrela. É o que baianês falando representa um cagado de sorte.
23. Tanta propaganda da Construtora Fator na Pituba, especialmente na Magalhães Neto, e uma enorme bronca com que investiu em apartamentos dessa empresa.
24. O vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito, está em Belo Horizonte participando da 58ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos, representando João Henrique Carneiro. O encontro tem como tema "Desafios e perspectivas para o desenvolvimento local e integração regional", que está sendo discutido por representantes de mais de 400 cidades de todo o país.
25. Deputados estaduais Getúlio Ubiratan e Elieldison Ferreira receberam hoje título de cidadãos baianos.
26. Os 51 agentes que atuam no primeiro escritório integrado da ONU no Brasil, em Salvador, foram capacitados para trabalhar em situações de risco. A expertise adquirida é resultado do Curso de Salvaguarda e Segurança na Abordagem a Trabalhos de Campo das Nações Unidas, realizado nos últimos três dias pela ONU em parceria com o Batalhão de Choque da Polícia Militar da Bahia. 27. Os participantes do curso receberam aulas teóricas sobre a missão, os fundamentos, o programa operacional e demais informações relativas à atuação da ONU, assim como foram a campo treinar situações fictícias das técnicas operacionais e de segurança utilizadas pela PM.
28. Esta é a primeira vez que o curso é realizado na Bahia, embora já aconteça, desde 2008, em outros estados brasileiros, como Rio de Janeiro e São Paulo. 29. A Casas Bahia vai inaugurar o Centro de Distribuição de Camaçari, primeiro depósito próprio da rede na Região Nordeste. O evento será realizado no dia 07 de dezembro, às 14h, na Via Parafuso, Km 11,5.
30. Neste sábado (4), das 9h às 17h, no Centro de Cultura da Câmara, a Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização da Câmara realizará um seminário geral sobre a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2011. 31. A atividade, destaca o vereador Sandoval Guimarães (PMDB), presidente da Comissão de Finanças, fecha o ciclo de audiências públicas com as lideranças dos Sistemas Integrados de Atendimento Regional (Sigas), os gestores municipais e populares.
32. Chefe da ASCOM da Alba, jornalista Paulo Bina (novo mecenas da produção literária baiana) e Délio Pinheiro, editor literário da Alba, felizes da vida com o lançamento do livro de André Barbe, Ouro Branco; Suores Negro. O livro é uma aula sobre Bahia.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>