Miudinhas
Tasso Franco
09/10/2008 às  23:01

WALDENOR DIZ QUE BASE FEZ 300 PREFEITOS E PT ESTÁ GARANTIDO EM 2010

Deputado Roberto Carlos disse que renunciaria mandato. Estão cobrando.



Este é o "home" que vai desenterrar a caveira de burro no Estádio de Pituaçu (F/d)
  Miudinhas globais:


  1. Ontem, nas Miudinhas (vide na coluna) o líder da minoria, deputado Gildásio Penedo, DEM, disse que onde o governador fez campanha seu partido perdeu. Nesta quarta-feira, 8, o líder do governo, deputado Waldenor Pereira (PT) disse que não foi bem assim e "a administração Wagner foi a grande vencedora das últimas eleições municipais."
 
  2. Na conta de Waldenor foram eleitos "quase 300 prefeitos" da base aliada, formada por 13 legendas (PT, PMDB, PCdoB, PSDB, PDT, PSC, PSB, PRP, PTB, PMN, PSL, PT doB e PV). Em seguida, destacou a performance do seu partido e do governador, o PT, que elegeu 67 prefeitos.

 

  3. Para o deputado, as eleições foram "a primeira prova de fogo vencida" que ampliou a base e "representa o prenúncio de uma vitória ainda mais acachapante do nosso projeto político em 2010". 

  4. O líder citou programas "influenciadoras" nos resultados eleitorais: o Água para Todos, construção de barragens, pequenas aguadas, cisternas e sistemas simplificados de abastecimento; o Topa - Todos pela Alfabtização; o Dias Melhores, que construiu 10 mil habitações; a pavimentação de 1.200 km de estradas; a implantação de 155 Postos de Saúde da Família (PSFs), a ampliação das unidades do Samu 192 para mais municípios e a reforma e recuperação de hospitais e a construção de 50 novas escolas.   
 
  5. Em certo sentido o deputado tem razão porque, em tese, a base do governo continua com essa estrutura apesar de dissidências aqui e acolá. Agora, quanto a 2010, aí é outra eleição, outra história, e esse tipo de base, com muitos partidos, costuma de mexer, se amoldar às circunstâncias e mudar de posições.

  6. Na decodificiação dos resultados os números são os seguintes: PMDB elegeu 113 prefeitos; PT, 67; DEM, 44; PR, 41; PP, 37; PSDB, 26; PCdoB, 18; PSB, 17; PTB, 13; PDT, 8.

  7. Houve uma inversão de valores observando-se 2004. Naquele ano, PFL (hoje, DEM), elegeu 152; PP, 50; PMDB, PR, 43; PMDB, 21; PT, 19; PSDB, 19; PSB, 1; PDT, 4; PCdoB, 1; PTB, 1. Mas, a inversão não soprou para o lado do PT (subiu para 67) e sim para o PMDB (aumentou para 113).

  8. De fato, como quer o líder, se a base seguir unida até 2010 numa nova disputa contra o DEM será realmente imbatível. Mas, já se fala nesta eleição de segundo turno, em Salvador, num provável apoio do DEM ao PMDB. E, isoladamente, vereadores do PSDB e PTN, deputado do PR, já aderiram a João (15). Também se fala, em nível nacional visando 2010, uma aliança PSDB/DEM.

  9. Daí que, cada um faz sua conta como quer. O líder da minoria, Gildásio Penedo, diz que o governador foi o grande derrotado desta eleição. E, o ex-governador Paulo Souto situa que nunca viu um governador, eleito em primeiro turno e com total apoio do presidente da República, eleger somente 67 prefeitos num universo de 415. Para Waldernor, a conta tem que ser cheia: 300 eleitos da base.

  10. O voto para o travesti bailaora Léo Kret significou, também, e pela primeira vez em Salvador um sufrágio de protesto. Temos muitos candidatos folclóricos e defensores de causas estranhas, porém, nenhum deles chegou a ser eleito. O mais conhecido é Bira do Jegue. Tenta chegar à Câmara há anos e o mais que conseguiu foi zebrar o jegue.

  11. Outro que ficou famoso como candidato a prefeito e agora recuou para vereador, mas, não passou dos 1.000 votos foi Da Luz, aquele que dava às costas aos maus políticos. Papai Noel também já está há anos tentando. Nunca tivemos um cacareco, o hipo que tanto sucesso fez no Rio. Até nossa oncinha peteleca fracassou. Emanoel, o homem do caixão foi um fiasco,

  12. A representação da Câmara, em Salvador, trouxe novidades em diferentes segmentos da sociedade. Algo novo na Casa. T.C. Mustafá, os policiais militares; Alcindo Anunciação, policiais civis; Alemão, os servidores públicos; Moisés Rocha, os petroleiros; Dr Pitangueiras, os dentistas; Edson da União, os rodoviários.

  13. Os médicos e os professores têm as maiores representações: 14, sete de cada lado. Dá pra formar uma bancada.

  14. O homem da "mause" (é assim que se diz no baianês sobre pistola calíbre 45) é bom de voto. Adriano Meireles foi reeleito apesar de ser evangélico e flagrado com uma 45 apontando para a cabeça de um menor.

  15. O cônsul de Portugal chegou outro dia em Salvador e já vai receber o título de Cidadão de Salvador. Faz jus ao nome: João Paulo Marcos Sabido. Já estou aqui há 41 anos e o mais que consegui foi um título do Vitória, ainda da época de Pirinho.

  16. Só lembrando aos teleinternautas a deputada Alda Marco Antonio, do PMDB, é a vice na chapa de Gilberto Kassab, DEM, a Prefeitura de São Paulo. Em sendo assim, como diria o confrade Zé Amilcar, "não será surpresa para esta coluna" uma aliança PMDB/DEM em Salvador, no segundo turno.

  17. Pituaçu é com P; Pinheiro é com P. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Mas, acaba tendo. Se o jogo Bahia x Corinthians fosse em Pituaçu, como se esperava, dia 18 de outubro (boca da eleição), ajudava o P do PT. Sendo em Feira, no Jóia, João agradece.

  18. Nunca ví uma trapalhada tão grande para se reformar um estádio de futebol. Um amadorismo impressionante. 

  19. O pai do jornalista Fernando Vita é a mais velha autoridade estadual eleito que foi vice-prefeito da gloriosa cidade de Dom Macedo Costa. Sêo Edvaldo Oliveira Souza, vereador por longos anos, ex-presidente da Câmara daquele município, está com 90 anos de idade.

  20. O líder do governo na ALBA, deputado Waldenor Pereira (PT), praticou uma atitude elegante na Casa ao comentar o resultado das eleições: - Quero parabenizar a todos. Aqueles que ganharam pleitos e aqueles que participaram. Em nenhum momento falou no verbo perder.

  21. O ex-governador Nilo Coelho continua sendo o rei de Guanambi. Não perde uma eleição. E, obviamente, o rei do gado.

  22. O deputado Heraldo Rocha, DEM, avisou ao pessoal do PT que ninguém pode falar mais em "herança maldita" do governo Souto porque os casos de dengue, na Bahia, cresceram de 2007 para 2008, 192%. Segundo Rocha, graças a "incompetência do secretário Solla". Este dado, de acordo com o deputado, foi retirado do boletim epidemiológico da Sesab.

  23. O deputado capitão Tadeu disse em plenário que estava vestido de preto em protesto contra o assassinato de policiais por bandidos sem que o governo tome uma providência mais efetiva. E concluiu: - Camisa preta, terno preto, gravata preta, lenço preto, cinto preto, sapato preto. Só faltou dizer a cor da cueca.

  24. O aniversário do presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, no sábado antes do primeiro turno da eleição, reuniu a "nata" petista. A elite intelectual e política do partido. Os comentários dão conta de que, na empolgação das conversas, um dos asssuntos mais comentados foi a atuação do candidato petista em Salvador. Teve gente que queria até inverter a chapa: Lídice na cabeça e Pinheiro na vice.

  25. Esses aniversários próximos de eleições com bom vinho, bom uisque, sai cada coisa!

  26. Almoçaram no Barbacoa os marqueteiros de João (Maurição) e de Pinheiro (Sidônio). Teriam fumado o cachimbo da paz. Só que os caciques estavam em Brasília.

  27. Na sala do cafezinho da ALBA tinha um deputado petista advogando que o negócio é pratir pra cima de João.

  28. Ainda bem que João tava com o bispo. Ou melhor: com o arcebispo primaz do Brasil, dom Geraldo Majella, tratando de coisas divinas. Sem fotos, claro.

   29. O governador Wagner promove um almoço de comemoração de um ano do programa de rádio "Conversa com o Governador" e agradecimento aos veículos e profissionais que apoiaram a iniciativa.   O encontro está marcado para esta quinta-feira(9), às 13 horas, no gabinete do governador, no Centro Administrativo da Bahia(CAB).
 
    30. A intenção é fazer um balanço das 52 edições veiculadas até agora e da proposta do programa de estabelecer uma nova forma de relacionamento entre governo e sociedade, garantindo participação nos processos de organização e decisões do Estado, valorizando o veículo rádio enquanto uma das alternativas eficientes de comunicação e a importância dos profissionais que contribuem para a consolidação da democracia na Bahia. Esse Edmundo Filho tem um linguajar fantástico.

   31. Só não vou porque não tenho roupa adequada para evento de tal magnitudade. De toda sorte fez-me lembrar dos almoços de final de ano promovido pelo então governador Luis Viana Filho. Rolava um vinhozinho e até uns charutos Dannemann. 

   32. Essa quem mandou foi o radialista Ivan Pereira da Silva, de Senhor do Bonfim: informa que deputado estadual Roberto Carlos (PDT), esteve participando de alguns comícios do candidato Edivaldo Correia (PTN), que terminou perdendo a eleição para o petista Paulo Machado.

   33. Em uma de suas visitas, durante um comício em praça pública, o deputado Roberto Carlos prometeu renunciar seu mandato caso o candidato que ele tinha declarado apoio perdesse a eleição, "Se Dr. Correia perder essa eleição eu renuncio meu mandato", disse o parlamentar. Agora o pessoal tá querendo saber se ele vai cumprir a palavra. 

   34. O vereador Téo Senna, leia-se deputado José Carlos Aleluia, declarou seu apoio a João no segundo turno. Tá chegando. João continua comendo sua canjiquinha pelas beiradas.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>