Miudinhas
Tasso Franco
07/10/2010 às
20:59
TRÊS MOVIMENTOS NA SEXTA PARA RECOMEÇAR CAMPANHA DILMA E SERRA
Lulú amplia espaço político em Serriha na disputa com Osni Cardoso
Foto: Manu Dias |
 |
Wagner reúne lideranças no Pestana para recomeçar campanha Dilma no estado |
Miudinhas globais:
1. A campanha de segundo turno começa a esquentar as turbinas na Bahia em três eventos nesta sexta-feira, dois em Salvador e o terceiro em Vitória da Conquista, este com a presença do candidato do PSDB, José Serra. Conquista embora seja a matriz histórica do PT na Bahia, está com prefeitos consecutivos em quatro mandatos (16 anos), foi um dos poucos municípios onde Serra (59.460 votos) venceu de Dilma (56.780 votos). E onde Marina também é forte (26.880 votos).
2. Conquista é uma cidade de população conservadora e tem aproximadamente 35% a 40% de eleitores evangélicos. É o maior percentual do estado em igrejas evangélicas de todas as correntes. A questão do aborto e da fé em Deus pegou feio em Dilma. E, ao que tudo indica deve perder novamente em Conquista. Outro detalhe é que o candidato a deputado federal mais votado foi Herzém Gusmão (PMDB) que teve 31.650 votos. Edigar Mão Santa (PV) teve 15.912 e ACM Neto 10.755 votos.
3. A peça de resistência do PT é Waldenor Pereira, eleito deputado federal pelo PT (23.910 votos em VCA) que não teve o apoio do prefeito Guilherme Menezes; e o deputado federal eleito Valmir Assunção (8.123 votos em VCA), com apoio do prefeito. Daí que Serra começa sua campanha na Bahia por lá com grandes chances de ampliar sua votação, ainda mais se Herzém o apoiar (ou ficar neutro).
4. Em Salvador. o prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que foi o coordenador político da campanha da coligação "Pra Bahia Seguir em Frente" (Wagner), disse que espera contar com muitas lideranças políticas e parlamentares em encontro com o governador reeleito Jaques Wagner, no Hotel Pestana.
5. Na reunião, em que, além do governador, estarão o vice Otto Alencar, os senadores eleitos Lídice da Mata e Walter Pinheiro, os deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores, lideranças da sociedade civil e de entidades sindicais e de classe, serão traçadas as estratégias para os próximos 23 dias.
6. Desde segunda-feira (4), o comitê central da campanha de Wagner tem abrigado reuniões permanentes para a divisão de tarefas na campanha do segundo turno, cuja propaganda eleitoral começa nesta mesma sexta-feira. A disposição de todos é levar Dilma Rousseff, candidata à Presidência da República, a uma vitória ainda mais expressiva ainda que no primeiro turno, quando ela teve 62.66% dos votos na Bahia, contra apenas 20.98% de Serra, sendo uma das maiores vitórias nos estados da federação.
7. Na Bahia, Dilma teve 4.188.099 (um pouco mais do que Wagner: 4.101.270); e Serra 1.403.135 (mais do que Souto, 1.033.600); e Marina obteve 1.052.674. O ponto principal é Salvador: Na capital, Marina foi a segunda mais votada com 404.551; contra 720.567 de Dilma; e 197.851 de Serra. A "Onda Verde" (silenciosa) na capital existiu de forma muita clara e quem conseguiu conquistar o coração dessa galera pode melhorar muito sua votação.
8. Da parte do PMDB, o encontro também nesta sexta-feira será no Hotel Fiesta, 10h, com as presenças de Michel Temer, Moreira Franco e outros integrantes da cúpula do PMDB. Objetivo é o mesmo do PT (apoiar Dilma), mas, cada qual em seu canto. Geddel vai fazer a parte que lhe cabe sem se misturar com o PT e Wagner. Entende que o eleitorado o colocou na oposição a Wagner e vai seguir esse caminho.
**
9. O candidato a vice na chapa presidencial de José Serra (PSDB), Índio da Costa (DEM), estará em Salvador na próxima quinta-feira, dia 14. Ele vai participar de uma caminhada em Pernambués e também visitará o Mercado Modelo. O deputado ACM Neto (DEM) já está mobilizando lideranças para o evento, que será um ato em favor da candidatura de Serra. "Não podemos parar. Vamos trabalhar duro para ajudar a eleger Serra presidente no dia 31 de outubro. Estamos confiantes", disse ACM Neto.
10. A dúvida da sexta-feira, 8, é saber qual dos eventos políticos o prefeito João Henrique irá, no do PMDB, ou do PT. Na última vez que Temer esteve em Salvador, no Barbacoa, em desagravo a traição de Dilma com Geddel, João esteve por lá. Anteontem, esteve com Wagner. De forma que só aguardando o que vai acontecer.
11. Se o PT levar para seu evento os deputados eleitos Deraldo Damasceno, mais votado na capital com 56.370 votos; e Sildevan Nóbrega, 43.299 votos, põe uma sacola de 100.000 votos para Dilma.
12. As favelas da orla Atlântica de Salvador voltaram piores do que existima. Santo pai! Que caveira de burro.
13. Os jovens PPP - Pretos Pobres da Periferia - de Salvador estão mais com medo da PM do que de bandidos. No Rio, Lula disse que a Polícia (dele) só "bate em que deve bater". Na Bahia, meu caro presidente, o pessoal mata.
14. Agora vai! Gilberto Gil apoia Dilma. Foi assim quando Sarajane apoiou Wagner.
15. Virada não é marca de campanha em eleição de segundo turno. A tucanada, no entanto, está numa euforia enorme. Curioso como a euforia que era do PT passou para o PSDB.
16. O vereador David Rios, de Salvador, teve 23.293 só na capital. Quase se elege deputado estadual. Com esse caminhão está reeleito vereador, em 2012.
17. A delegada Patrícia Nuno (PMDB) só teve 5.573 votos na capital.
18. Outro que teve votação extraordinária na capital foi Uziel Bueno, ex-apresentador do programa Na Mira, SBT: 22.905. Só não entra na Câmara de Vereadores, em 2012, se não quiser.
19. Depois da arrogência vem aí Dilminha e Lulinha.
20. Massa diz que não é Rubinho Barichello. É pior porque além de não ter o carisma de Rubinho é mal educado.
21. Anote aí o que a turma do PT vai dizer de Geddel passada a eleição do segundo turno de Dilma na Bahia.
22. Luis Nogueira Coutinho (Lulú) (ou Lulú do gás) teve 5.371 votos para deputado estadual em Serrinha; e o candidato do prefeito Osni Cardoso, PR Joseildo Ramos 5.371 votos. Como Joseildo vai ser candidato a prefeito de Alagoinhas, em 2012, e não dará atenção a Serrinha, Lulú tem chances de ser um forte candidato a prefeito, em Serrinha, 2012, enfrentando Osni (reeleição).
23. Lulú foi candidato em 2008 e teve uma votação pequena. Mas, como Osni optou por um candidato de fora para deputado estadual a população local está chateada e vai apoiar Lulu, em 2012. Osni, no entanto, com Wagner reeleito é o favorito.
24. A abstenção na Bahia foi de 21.56% dos eleitores no 1º turno (2.057.633 eleitores). Mais alta do que no NE - 20.40%.
25. Acredite se quiser: o senador César Borges , PR, vai apoiar Dilma no segundo turno. Essa nem o papa Bento XVI faz fé.
26. O Rasta do Pelô se recupera bem da onda de catapora. Nem é onda "vermelha"; nem "verde". O Rasta já foi visto rondando a Cantina da Lua.
27. Um dos principais destinos turísticos da Bahia, a cidade de Porto Seguro, a 730 km de Salvador, é movimentada pelo turismo mesmo na baixa estação. Logo no início da primavera, a Semana do Saco Cheio, que atrai estudantes universitários de todo o Brasil durante um recesso de oito dias, chega a representar um aumento de 30% no número de visitantes na cidade no mês de outubro.
28. Durante o período, no feriadão de 12 de outubro, empresários hoteleiros e comerciantes se preparam para receber os visitantes de todo o Brasil e ficam na expectativa para o aumento das vendas.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>