Miudinhas
Tasso Franco
05/10/2010 às  21:01

PMDB, PV E PR TÊM OLHARES DIFERENTES NA CAMPANHA DILMA VERSUS SERRA

Dilma não repetirá na Bahia os mesmos 62.66% dos votos do 1º turno



Foto: DIV
Marina em Conquista na campanha do 1º turno com Bassuma
    Miudinhas globais:

    1. Tem muita gente dizendo que vai se empenhar de corpo e alma nas candidaturas de Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) nas eleições do segundo turno. no próximo dia 31, mais jogando para a platéia e para seus interesses políticos pessoais e partidários, do que efetivamente podem fazer.
 
    2. Não adianta sair percorrendo o estado de ponta-a-ponta como já anunciou um desses políticos porque vive-se uma outra dimensão eleitoral sem motivações regionais, e esse tipo de ação se torna inóquoa.

   3. Segundo turno é uma eleição diferenciada, desmotivadora em corpo-a-corpo e sinalizações para o eleitorado do tipo carreatas, comícios e caminhadas salvo quando ocorre segundo turno nas regionais. Ainda assim, senadores e deputados já estão eleitos, outros derrotados, há mudanças de humor e trajetórias políticas, sendo mais aconselhável usar os meios de comunicação de massa (rádio e tv) para passar as mensagens finais de convencimento ao eleitorado.

   4. No caso da Bahia, por exemplo, cessou o embate regional no primeiro turno. Wagner, o vencedor, está a mil tentando eleger Dilma Rousseff. Souto, o derrotado, não teria sequer motivações para estar a 500 porque o PSDB local o abandonou. Geddel, o segundo perdedor, foi traído por Dilma e pode até aceitar uma decisão partidária de seguir no projeto Dilma/Temer, porém, duvida-se que vá arregarçar as mangas. Bassuma (PV), de sua parte, já disse que seu apoio pessoal vai para José Serra.

  5. O quadro na Bahia, mesmo antes de começar a tal campanha "provável" de segundo turno, já se modificou. O PMDB está magoado com Lula/Dilma e suas lideranças regionais vão migrar para Serra. Não tem Geddel que segure. É a lógica embalada pela dor da derrota. Já ouvimos isso de alguns políticos.

  6. Que motivação teria o deputado federal Colbert Martins Filho (PMDB), de Feira de Santana, derrotado, para sair pedindo voto para Dilma? Motivação zero. Ou cruza os braços ou manda votar em Serra.

  7. E o senador César Borges (PR) que atitude tomaria? Político de partido sempre foi. Mas é também velejador. No máximo segue a norma partidária no apoio a Dilma e depois coloca a vela ao mar. Foi mordido duplamente por Lula e Dilma e essa ferida não se cura assim de uma hora para outra.

  8. Hoje, o grande diferencial da campanha é Marina Silva (PV) com quase seus 20% de votos. Para onde ela pender pode decidir. Se apoiar Dilma, adeus Serra. Se apoiar
Serra, o "tucano" tem chances reais de vitória. Na prática política, quem está à frente com quase 50% dos votos (caso de Dilma) leva a eleição no segundo turno. Aconteceu com Lula/Serra; Lula/Alckmin.

  9. Evidente que Marina não transfere automaticamente os 20% dos votos. Isso não existe. Mas, para onde ela pender, um percentual significativo segue com ela. É só lembrar da eleição de João Henrique, em 2004. Ele foi ao segundo turno com César Borges e Lídice e Pelegrino o apoiaram no segundo turno. João teve quase 50% no primeiro turno e chegou a mais de 70% no segundo. César empacou nos 20%.

  10. Mesmo na Bahia, onde Lula/Wagner são fortíssimos, Dilma não repetirá a votação do primeiro turno (62.62%). Não há como. E ninguém vai fazer campanha coisa alguma como aconteceu no 1º turno. Tudo conversa fiada. O modelo é outro, a forma é outra e o conteúdo também. Além do que, o eleitor fica com o sentido mais aguçado e escolhe sem pressa e sem pressões.
                                                 **

 11. De uma fonte governamental: - Especulações sobre Lídice da Mata e Walter Pinheiro no sentido de assumirem cargos no governo do estado não tem o menor cabimento. No governo federal, menor ainda.

  12. Bela frase do deputado Heraldo Rocha ao perder a reeleiçãoi: - A voz do povo é a voz de Deus. Vai pra Guarajuba.

  13. Parece incrível mas é verdade. Serra ganhou a eleição em Vitória da Conquista, berço do PT baiano.

  14. O deputado DEM Clovis Ferraz só teve 7.739 votos em Conquista. Fica por lá.

  15. Em Eunápolis, João Almeida teve 9.034 votos; Jânio Natal 9.032.

  16. Renato Costa, liderança bastante conhecida de Itabuna, iria estourar de votos: só teve 7 mil na cidade.

  17. Cacá dos Colchões supreendeu em Ilhéus. Teve um caminhão de votos. Quase chega à ALBA.

  18. Eliana Boaventura (PP) não se reelegeu deputada em Feira. Anuncia que será candidata a prefeita, em 2012. Danou.

  19. João Leão só teve 6.074 votos em Lauro de Freitas; e o filho de Leão, Cacá, só 3.056.

  20. Já os candidatos de Moema a estadual: Chico Franco, 10.980; Carlúcio, 8.570; Salvador Brito, 4.764.

  21. A Mesa diretora da Assembleia vai renovar em mais de 50%: Fernando Torres, 2º vice, foi eleito deputado federal; Júnior Magalhães, 2º secretário, perdeu a eleição; Édson Pimenta, 3º secretário, foi eleito deputado federal; e Antonia Pedrosa, 4º secretária, perdeu a eleição.

  22. A reforma política imediata - com criação de fundo público de financiamento da campanha eleitoral, visando democratizar a disputa, e o voto distrital misto - será uma das principais bandeiras do deputado federal eleito Waldenor Pereira no Congresso Nacional, conforme ele destacou hoje na Assembléia Legislativa da Bahia.
 
  23. A Prefeitura de Salvador, através do Escritório Municipal da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, realiza nesta quarta-feira, às 14h30, no Palácio Tomé de Souza, uma coletiva de imprensa.

  24. O prefeito João Henrique apresentará, em primeira mão, a logomarca oficial da cidade-sede Salvador e assinará um protocolo de intenções com a ABRASEL - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes - para o treinamento de profissionais do setor de alimentos e bebidas em Salvador.



  25. Pela primeira vez na história, a Fédération Internationale de Football Association (FIFA) concebeu a marca das cidades-sedes de uma Copa do Mundo, antes responsabilidade dos próprios municípios. Tendo como base a logomarca do país-sede, Brasil, conhecida como "Inspiração", a FIFA criou as logomarcas que representarão cada uma das 12 cidades-sedes do evento.

  26. A hotelaria de Salvador e Litoral Norte registrou o seu melhor desempenho dos últimos dez anos com uma ocupação de 85% em setembro. Os números foram fornecidos nesta terça-feira pelo sindicato que representa os hotéis e são 18% maiores do que os registrados no mesmo período do ano passado.


  27. Com o desempenho de setembro, a média anual de ocupação chega a 66%, um ponto a mais que a considerada ideal por empresários do setor.


  28. O secretário de Turismo do Estado, Antonio Carlos Tramm, disse que a Bahia vive um bom momento e credita o desempenho hoteleiro à ascensão da classe C e ao grande número de eventos internacionais realizados em Salvador.

  29. No dia 5 de outubro, quando comemora-se em todo o País o Dia da Micro e Pequena Empresa, o deputado federal Jorge Khoury pede mais atenção ao aprimoramento da Lei Geral que regulamenta o setor no Brasil. De acordo com Khoury, a iniciativa "evita uma tributação excessiva dos empreendedores, ajustando os parâmetros entre o Estado e o setor.

  30. Dilma diz que Ciro Gomes participará da coordenação da sua campanha em segundo turno. Santo pai! Esse camarada é um azarão.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>