Miudinhas
Tasso Franco
18/09/2010 às  22:00

LULA CRITICA IMPRENSA, IRONIZA VEJA E FAZ AUTO-ELOGIO AO SEU GOVERNO

Museu de Arte Moderna organiza Expo sobre Senhora Santana


Foto: Reinaldo Marques
Lula: - Nós vamos derrotar jornais e revistas que têm candidatos
  Miudinhas globais:

  1. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a imprensa brasileira na cobertura das eleições, referindo-se às denúncias contra a campanha de Dilma Rousseff (PT), durante comício com a presidenciável e o candidato ao governo de São Paulo Aloizio Mercadante (PT) em Campinas. "Vamos derrotar jornais e revistas que se comportam como partidos políticos".

  2. Lula acrescentou: "jornais e revistas que têm candidato e não têm coragem de dizer que têm candidato".

  3. "Não são democratas e pensam que são democratas. Democrata é este governo que permite que lhe façam o que eles entenderem... Porque não sou eu que vou censurá-los. É o telespectador, é o ouvinte e o leitor que vai censurar aquilo que presta e aquilo que não presta", afirmou Lula.

  4. O presidente ainda ironizou o nome da revista Veja. "Ouvi dizer de algumas revistas que vão sair esta semana. Sobretudo em uma, que eu não sei o nome dela. Parece 'óia'. Nordestino falaria 'óia'", brincou. "Ela destila ódio e mentira!".



  5. Pouco antes dos ataques diretos aos jornais e revistas, Lula se queixou do nível da imprensa. "Tem dia que determinados setores da imprensa chegam a ser uma vergonha. Se o dono do jornal lesse seu jornal, se o dono da revista lesse sua revista, eles ficariam com vergonha do que eles estão escrevendo exatamente neste instante. E eles falam em democracia... Eles não suportam escrever que a economia brasileira vai crescer 7% este ano, não se conformam é que um metalúrgico vai criar mais emprego que presidentes elitistas que governaram este País".


  6. Do palanque, o presidente comemorou a capitalização da Petrobras, no próximo dia 24 de setembro, num tom novamente endereçado aos donos de grupos midiáticos. "Esse metalúrgico que não fala espanhol, não fala inglês, não fala francês e falava 'menas laranja'...

  7. Esse metalúrgico vai pra Bolsa de Valores bater o martelo para capitalizar a maior capitalização da história da humanidade, nós vamos capitalizar a Petrobras, pra transformar ela maior, mais forte... Não será Bill Gates, Dilma. Não será George Soros. Não será o presidente dos Estados Unidos, o presidente da Alemanha, não será o presidente da França, a rainha da Inglaterra... Será o metalúrgico de São Bernardo do Campo que vai passar pra história com a maior capitalização que o capitalismo já fez no mundo. Isso tudo porque eu sou socialista", discursou.



  8. As críticas de Lula à imprensa brotam depois da queda da ex-ministra Erenice Guerra e na semana em que a revista Veja trouxe uma nova reportagem com denúncias de lobby e corrupção na Casa Civil. Desta vez, ela aponta um caso de propina de R$200 mil na Casa Civil, para dispensar o uso de licitação na compra do medicamento Tamiflu.

  9. Faz parte do processo político críticas de um presidente à imprensa, mas os veículos de comunicação não deverão se amedrontar. O presidente tem o direito de fazer suas críticas, porém, não pode tapar o sol com a peneira. Tem muitos "furos" no andar de cima e se a imprensa calar-se aí é que a situação fica mais degradante. A liberdade de expressão é fundamental para qualquer país e Lula quando era oposição se fortaleceu junto à população graças a isso.
                                                   **
  10. A candidata ao Senado Lídice da Mata da coligação "Pra Bahia Seguir em Frente", tem compromisso firmado com à inclusão social da pessoa com deficiência, e na Câmara Alta vai apresentar projeto de lei criando o Fundo Nacional de Apoio à Pessoa com Deficiência, que já conta com o apoio na esfera estadual do governador Jaques Wagner, que pretende criar iniciativa semelhante na Bahia.

  11. "No Senado defenderei leis que ampliem as condições de acessibilidade desses brasileiros, a começar pelos órgãos e serviços públicos, que muitas vezes lhes são sonegados pela própria impossibilidade física de ter acesso à eles", assegura.



  12. Neste domingo tem debate na TV Aratu com os candidatos a governador.

  13. Mais de 9 mil pessoas já passaram pelo Salão Imobiliário, segundo nota da Ademi. O salão fica aberto até este domingo.

  14. Acontece em Feira de Santana o Fórum de Gestão Participativa do Centro de Cultura Amélio Amorim, segunda, 20, 18h.

   15. O SAC Móvel estará em Iraquara (20 e 21), Abaíra (22 e 23), Ipupiara (24 e 25), Barra (26 a 28), Muquém do São Francisco (29 e 30) e Formosa do Rio Preto (1º e 02). Já a rota 2 inicia seu atendimento pela cidade de Santa Brígida (18  e 19), a 412 quilômetros da capital. Depois a carreta segue viagem para Ipecaetá (20 e 21), Ipirá (22 a 24), Palmeiras (25 e 26), Macaúbas (27 e 28), Ibipitanga (29 e 30) e Boquira (1º e 02).

  16. A recente demissão da ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, apenas comprova que "o jeito petista de governar, que teve seu ápice no escândalo do mensalão, continua o mesmo", afirma o deputado federal Edson Duarte (PV-BA), líder da bancada do Partido Verde na Câmara.

  17. Segundo o parlamentar do PV baiano, "a ética da atual administração federal parece só funcionar quando os casos de irregularidades são descobertos e denunciados pela imprensa. Caso contrário, tudo continua como antes no quartel de Abrantes. Qual será o próximo caso a ser descoberto?", questiona.

  18. As ações realizadas em Camaçari na área de planejamento e licitação fascinaram a equipe da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e os técnicos da área que participaram do curso de formação de multiplicadores. O evento, realizado pela instituição, é destinado para técnicos e gestores de cidades do Norte e Nordeste do País, através do projeto Brasil Municípios.



  19. A Bahia foi representada por seis pessoas, quatro técnicos da Embasa, um da prefeitura de Vitória da Conquista e Rosana Buffone Lima Santos, procuradora de Camaçari, selecionada entre os participantes do curso para compor o cadastro de professores da ENAP e ministrar o módulo 4 do projeto.

  20. A Câmara Municipal realiza nesta segunda-feira (20), sessão especial em homenagem aos 43 anos de ministério do pastor Ivaldo da Silva Carneiro. O evento, requerido pela vereadora Marta Rodrigues (PT), acontece, às 19 horas, no Plenário Cosme de Farias. 



  21. Nascido no distrito de Valente, no município de Conceição do Coité, na Bahia, Ivaldo da Silva Carneiro começou a sua trajetória religiosa como pastor em 1967 quando assumiu a direção da Primeira Igreja Batista de Feira de Santana. Atualmente ele é membro do Conselho da Convenção Batista Baiana.

  22. Estima-se que uma árvore de eucalipto ou pinheiro com sete anos de idade, medindo aproximadamente 25m de altura e 18cm de diâmetro, produza cerca de 323kg de papel. Com isso é possível fazer 71.145 folhas de papel ofício ou confeccionar 360 cadernos com 198 folhas cada, o que daria para abastecer todos os alunos do Ensino Médio do Colégio São Paulo.

  23. Na contramão dessas informações, uma tonelada de papel reciclado evita a derrubada de aproximadamente 30 árvores e economiza 80 mil litros de água.



  24. Foi buscando desenvolver ações de uso consciente do papel dentro e fora da escola que a professora Leda Braga criou o projeto Passando a Limpo, que tem como objetivo estimular estudantes do 1º ano e demais alunos e professores a praticarem os 3R´s: reciclar, reutilizar e reduzir.

  25. Os jovens do Projeto Aprendiz do Futuro (PAF) da Câmara Municipal de Salvador visitaram na manhã desta quarta-feira (15), no Terreiro de Jesus, a sede da Escola de Arte de Tecnologia Oi Kabum!, que faz parte da organização não-governamental Cipó Comunicação Interativa. O objetivo foi promover a integração entre os aprendizes de projetos sociais voltados para a formação de adolescentes.



  26. Recebidos pela educadora da Cipó Rita Carneiro, os aprendizes da Câmara conheceram os projetos como "Caymmi na Lata", "Fotos na Lata", "Releituras e Poesias", "Olha aí Pelô", entre outros. As iniciativas são desenvolvidas pela Cipó, através da Oi Kabum!


  27. Na opinião do aprendiz Iago Santana Bispo, 16 anos, "a visita foi muito importante, pois aprendemos sobre a cultura da Bahia e a interessante técnica da fotografia na lata". O grupo foi acompanhado da assistente social da Câmara, Rita Gomes.


  28. Neste final de semana acontece Vaquejada na cidade de Juazeiro.

  29. Uma diversidade de formas, cores, texturas e estilos é o resultado do encontro entre a arte e a religião refletida na "Exposição Sant´Ana: Imagens seculares e uma história com novos olhares".

  30. A missão foi confiada a 39 artistas baianos que se debruçaram sobre a iconografia de Senhora de Sant´Ana, avó de Jesus Cristo, numa ação de reinterpretação artística da sua imagem. A exposição será inaugurada em 30 de setembro e permanecerá até 07 de novembro, no Museu de Arte da Bahia. A vernissagem de abertura contará com as presenças especiais do Cardeal Dom Geraldo Majella, Dom Josafá, Dom Petrini, artistas plásticos, autoridades, políticos, sacerdotes e religiosos, paroquianos de Sant´Ana, amantes da arte, entre outros.

  31. Nomes como Sérgio Rabinovitz, Tatti Moreno, Luis Humberto Carvalho, Gustavo Moreno, Eliana Kértesz e Dom Gregório Paixão, aceitaram o convite da Comissão do Movimento Salve Sant´Ana  para participar da exposição que integra as comemorações pelos 250 anos da Igreja (completados em 2010).


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>