Miudinhas
Tasso Franco
11/09/2010 às  21:00

DATAFOLHA TEM PONTOS DIVERGENTES DO IBOPE, MAS WAGNER ESTÁ GARANTIDO

Moreira foi um dos mais aplaudidos na cerimônia para Cintra na Câmara


BJÁ
Na esquina do Campo Grande, vende-se feijão de corda. É a Cidade da Bahia!
  Miudinhas globais:

  1. A pesquisa DataFolha divulgada hoje pela Folha de SP sobre a Bahia diverge em alguns pontos sobre a pesquisa Ibope/TV divulgada na noite da última sexta. As divergências estão relacionadas mais as candidaturas Paulo Souto (DEM) e Geddel Vieira Lima (PMDB), do que a Wagner, o qual mantém o favoritismo em ambas (48% e 49%, respectivamente) com chances reais de vencer o pleito no primeiro turno. Há, ainda, uma flagrante inversão de situações para o Senado, o Ibope colocando César e Pinheiro eleitos, se as eleições fossem ontem; e o DataFolha pondo César e Lídice, se as eleições fossem hoje.

  2. Em relação ao governo do Estado, Wagner estabilizou na faixa dos 40%, saindo de 44% em julho (DataFolha) para 48% em setembro o que representou um ascensão lenta, abaixo do que se esperava tendo em vista as declarações explíticas do presidente Lula a seu favor, sobretudo a partir de 26 de agosto último, quando esteve em Salvador, ignorou por completo Geddel, e fraseou diversas declarações (postas na TV) em favor do governador. Era de se esperar que o governador já estivesse com mais de 50%, algo em torno de 55%.

  3. Por que isso não aconteceu? Tenho dito aqui: o governo Wagner é mediano, demorou a pegar, tem muita propaganda, ações com números duvidosos (o Topa é um deles) e parte da população ainda está desconfiada se lhe confere um segundo mandato ou não. Veja que, no Ibope, 30% acham que seu governo é regular. Mas, mesmo assim, leva grande vantagem no processo eleitor porque Paulo Souto tem a maior rejeição entre os candidatos (25% a 31%, Ibope e DataFolha) e o projeto de Geddel não teve boa acolhida.

  4. A rejeição a Souto, a rigor, é ao modelo que ele encarna (DEM/PSDB) na Bahia, sob o estigma de ACM; e, no Brasil, FHC/Serra. Decodificando isso em mais apuradas linhas, a campanha Souto na Bahia é apenas do DEM porque o PSDB já o dexou faz tempo, a maioria dos prefeitos aderiu a Wagner através de articulações feitas por Marcelo Nilo e beneplácito de Jutahy Magalhães Jr e a direção executiva no estado fecha os olhos como se nada acontecesse.

  5. Tanto que os candidatos a deputados federais competitivos - Jutahy, Imbassahy e João Almeida - fazem campanhas desligadas de Souto. Sabe-se que um desses deputados, em Teixeira de Freitas, onde o prefeito é do PSDB, fez um comício e sequer falou no nome de Serra. Quanto mais de Souto. A tendência, pois, é Souto cair mais ainda ou se sustentar no recall do seu governo e no DEM.

  6. O DataFolha aponta, também, uma ascensão de Geddel, agora com 14% das intenções de votos. Ora, pela estrutura política que tem esse candidato, dinâmica, recursos, controle rígido parditário (o que não acontece no DEM; nem no PSDB) a tendência é de que ele passe Souto nas intenções de votos. Esse crescimento, no entanto, a julgar pelo número de dias para término da campanha (20 dias) dificilmente vai alterar a pontuação de Wagner.

  7. Em relação ao Senado, também já comentado aqui neste site, a decisão será na reta final. Se Geddel crescer passando dos 20% a 25% dos votos válidos é bom para César; e se Wagner avançar para 55% a 60% dos válidos, arrasta consigo Lídice e Pinheiro, segundo DataFolha: ou Pinheiro/Lídice, segundo Ibope. Outra coisa: Lídice e Pinheiro não estão empatados tecnicamente como disse a TV Bahia e outros órgãos de imprensa em relação a César Borges.

  8. No caso do DataFolha há um empate técnico entre César (31%) e Lídice (28%). Pinheiro tem 26% e seu empate técnico é com Lídice e não com César. Tecnicamente não se deve somar o para mais com o para menos do adversário. Então, César para mais tem 34% e Pinheiro para mais 29%; César para menos tem 28% e Pinheiro para menos 23%. A conta que está se fazendo é César para menos (28%) e Pinheiro para mais (29%).

  9. Se essa lógica valesse, a eleição para governador estaria configurado um segundo turno, pois Wagner para menos teria 45%; e Souto para mais 21% + Geddel para mais 17% + Bassuma para mais 4%; Marcos Mendes para mais 4% o que daria a soma de 46%.
                                                  **
   10. Sem emoção a campanha do Salão Imobiliário da Bahia. Humor aquém do esperado.

   11. Salário mínimo proposto por Serra de R$600,00 é sinal de demagogia. Ou desespero.

   12. Os bonequinhos da preguiça continuaram no ar no programa de Geddel.

   13. O Rasta do Pelô é puro machismo e diz que Dilma ainda passa porque tem apoio do Rei Sol. Agora, Marina, nem a de Caymmi.

   14. O Brasil tem 135 milhões de eleitores e 25 milhões de pessoas que declaram Imposto de Renda. Portanto, o "Receitagate" não altera em nada a campanha Dilma.

   15. O STF está dividido. Mas, a pressão é grande da sociedade e dos políticos para que a Corte julgue logo o Ficha Limpa. Uma parte dos ministros do STF acha que é inconstitucional. O presidente do STF, Cézar Peluzo, admite colocar o caso em pauta no pleno antes das eleições para valer desde já.

   16. Os deputados do time de Lula estão iguais aos deputados do time de ACM em tempos idos. Só dizem amém.

  17. Uma das personalidades aplaudidas durante a solenidade de entrega da medalha Tomé de Souza ao desembargador Cintra foi Moreira, do Porto Moreira. Tá prestigiado. 

  18. Morre o jornalista e diagramador João Bosco de Souza. Mais conhecido por Bosco trabalhou conosco em várias oportunidades, a última delas no Bahia Hoje. Bosco era um cearense invocadíssimo e que, na última década se converteu ao mundo vegetariano. Falava horrores das mulheres embora gostasse das tais.

   19. Bosco era um figuraço. Muita gente dizia que havia pirado, mas, Bosco não dava bolas para as brincadeiras. Que Deus o tenha.

  20. Geddel diz que o TRE que colocar uma mordaça em sua voz como no tempo de ACM.

   21. São Francisco do Conde dá o maior azar. O TCM canetou a prefeita Rilza Valentim, PT, ela que assumiu prometendo austeridade e fez contratações irregulares.

  22. Felipe Massa está sendo um fiasco na temporada de F1 este ano.

  23. Bom o comercial do PR com Tércia Borges. Ela é considerada uma das primeiras damas mais dinâmicas da Bahia.

  24. A imprensa baiana continua de uma ingenuidade que dá pena: destacar que a Ferrovia Leste Oeste começa obras em 30 dias é sonho do atual presidente da empresa Valec. E só.

  25. No Iraque, aquelas pegadinhas do Faustão na TV são feitas com bombas.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>