Miudinhas
Tasso Franco
10/09/2010 às
22:00
CÉSAR BORGES RESISTE E VAGAS AO SENADO SERÃO DEFINIDAS NA RETA FINAL
Salvador vai formalizar pedido para sediar abertura da Copa do Mundo 2014
Foto: DIV |
|
César Borges mantém primeiro lugar na pesquisa Ibope/TV Bahia |
Miudinhas globais:
1. A pesquisa Ibope/TV Bahia divulgada nesta sexta-feira, 10, à noite, revela que o governador Wagner estaria eleito no 1º turno se as eleições fossem hoje, isso porque tem 49% das intenções dos votos, o que representa mais de 50% dos votos válidos, uma vez que seus adversários, somados, têm apenas 29% de intenções de votos considerando os 15% de Souto, mais 12% de Geddel, 1% de Bassuma e 1% de Marcos Mendes.
2. O que causa certa estranheza na pesquisa é o fato de que, o presidente Lula esteve em Salvador no último dia 26, um dia antes da última pesquisa TV Bahia/Ibope divulgada dia 27, Wagner com 49%, e, passados 15 dias de sua visita, com grande exposição na TV, Wagner se mantém com os mesmos 49%. Por esse ângulo, a visita de Lula/Dilma não acrescentou nada em termos de votos ao candidato do PT.
3. Uma outra situação também paradoxal é o fato de que 53% das pessoas avaliam o governo Wagner como ótimo (14%) e bom (38%), mas, só 49% cravam seu nome como candidato a governador. Um outro dado senão questionável, mas, pelo menos intrigante é o fato de que Geddel Vieira Lima, com todo esforço que está fazendo, não cresce nada desde o início de agosto.
4. A queda de Paulo Souto está dentro da margem de erro (3%), mas se considerarmos a pesquisa do Ibope/TV Bahia de 6 de agosto quando estava com 19% perdeu 4% em um mês, e, portanto, fora da margem de erro o que denota uma descida. Ademais, é o candidato com a maior taxa de rejeição (25%) e sua campanha na TV não empolga.
5. No Senado, faltando 23 dias para as eleições, não se pode dizer que os números atuais (César favorito com 29%) sejam definitivos porque Pinheiro está nos seus calcanhares (27%) e Lídice também (26%). Até o momento, Wagner não deu sinais de crescimento acima da casa dos 50% e ainda existem, segundo o Ibope, 16% de indecisos. Se Wagner abocanhar a maior parte desses indecisos (essa é a tendência de quem está na frente), Pinheiro e Lídice podem atropelar Borges.
6. A questão é que a campanha de Geddel não está morta. O candidato pode até não pontuar com mais alguns decibéis na sua jornada, estacionado que se encontra em 12%, mas, como ainda faltam 23 dias para as eleições, a tendência é de que cresça um pouco mais e isso pode beneficiar César. Para o Senado vai ser uma "guerra". Para o Governo o jogo estaria jogado segundo o Ibope.
**
7. As assessorias de imprensa dos candidatos são gozadas. No início das campanhas registravam em 200 o número de veículos nas carreatas. No meio da campanha aumentaram para 300. Agora, falam em 1.000 carros.
8. O chefe de gabinete da Prefeitura de Salvador e responsável pelos assuntos da Copa no município, Leonel Leal, e o secretário municipal da educação, cultura, esporte e lazer, Carlos Soares, se encontram com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, nesta segunda-feira, dia 13, no Rio de Janeiro, às 15h.
9. O objetivo da visita é oficializar a candidatura de Salvador como sede da abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. O maior obstáculo é que o presidente Lula quer a abertura em São Paulo, no estádio do "Curitians". Mas, vale o esforço da equipe da Prefeitura.
10. Domingo tem debate na TV Aratu entre os candidatos a governador. Com a eleição praticamente definida perdeu a graça.
11. Lula chamou a sí a responsabilidade de defender a Receita Federal e Dilma no programa da candidata do PT. Papel, aliás, que deveria ser exercido pela candidata.
12. A população de Salvador e Região Metropolitana recebe um novo e moderno pronto socorro, o Hospital do Subúrbio, cujas instalações, e equipe de profissionais que nelas vão trabalhar, foram apresentadas à sociedade e imprensa, nesta sexta-feira (10), pelos secretários estaduais da Saúde, Jorge Solla, e da Casa Civil, Eva Chiavon. 13. O cronograma de trabalho prevê que o hospital começa a funcionar com 50% da capacidade, chega até 80% em 90 dias e terá atividade plena em até seis meses.
14. O prefeito Paulo Cezar, de Alagoinhas, PSDB pró-Wagner, teria ficado assustado com a presença de Joseildo Ramos, candidato a deputado do PT e ex-prefeito da cidade, ao lado da chapa do PT na carreata feita pelo governador.
15. Domingo próximo, Paulo Cezar participa de uma carreata em Alagoinhas com Jutahy Magalhães Jr (PSDB), candidato a deputado federal; e Paulo Azi (DEM), candidato a deputado estadual. Parece que o prefeito acordou olhando 2012.
16. Parecer sobre acidente com avião em Conquista vai demorar 18 meses. Santo pai! Ainda bem que não morreu ninguém.
17. Que pena! Não temos um Tiririca na campanha da Bahia.
18. Serra diz que Lula debocha das instituições nacionais. Ora, meu caro, isso faz é tempo.
19. Divulgado mais um número do TOPA: a coordenadora estadual do program diz que são 500.000 alfabetizados até julho deste ano.
20. Prefeitura de Alagoinhas lançou o jornal da Cidadania. Dinheiro público jogado fora.
21. A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador/Setin) informa que em virtude do jogo Bahia x Ipatinga (MG), que será realizado nesse sábado (11/09), às 18h, o Sistema de Transporte Coletivo por Ônibus (STCO) será reforçado para melhor atender aos usuários. 22. Na ocasião, quatro linhas especiais: Iguatemi - Estádio Pituaçu, Rodoviária - Estádio Pituaçu, Estação Pirajá - Estádio Pituaçu e Estação Mussurunga - Estádio Pituaçu vão, a partir das 16h, reforçar as que já circulam nas imediações do Estádio. Além destas, o esquema conta ainda com dois veículos reguladores que ficarão à disposição da fiscalização no Terminal do Centro Administrativo (CAB). 23. A linha Rio das Pedras - Patamares, operada pelo "Amarelinho", vai circular com dois carros e atenderá das 16h às 22h30, dando atendimento aos moradores da Av. Pinto de Aguiar. Na ocasião, as linhas abaixo deverão prolongar a operação, com frota máxima de sábado, das 16h às 21h.
24. O segundo candidato mais rejeitado segundo Ibope/TV Bahia nas eleições estaduais é Luiz Bassuma, do PV, com 23%.
25. Já a rejeição ao nome de Wagner é a mais baixa 13%. Isso é um bom indicador.
26. É, os apelos do candidato Aleluia não estão surtindo o menor efeito: continua com 7% nas pesquisas para o Senado. Zé Ronaldo, ex-prefeito de Feira, surpreende com 14% das intenções de votos ao Senado.
27. A prefeita Moema Gramacho está confiante de que Lauro de Freitas terá prazo para fazer o projeto definitivo da orla e só depois relocar as barracas no trecho da Praia de Ipitanga que pertencem geograficamente a Salvador. "Não queremos que a demolição cause aqui o caos que está acontecendo em Salvador", afirmou.
28. O impasse em Ipitanga também causa desgaste a imagem da prefeita e ela quer logo uma decisão. Como está é que não dá pedal.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>