Miudinhas
Tasso Franco
31/08/2010 às  22:22

PMDB EXIGE FIDELIDADE E SE JOÃO HENRIQUE BOBEAR PODE VIRAR DOMINGAS

Prefeita Moema se destaca na defesa dos barraqueiros


Foto: DIV
Crianças de Caculé na festa de aniversário da cidade e o meio ambiente. Que legal!
   Miudinhas globais:

   1. A prefeita de Governador Mangabeira, Domingas da Paixão (PMDB), pode perder o mandato por infidelidade partidária, por ter participado do comício de Wagner/Dilma/Lula em Salvador e apoiado, de público, o governador. O pedido de expulsão da filiada infiel foi recebido pela Comissão de Ética e Disciplina (CED), que determinou a imediata suspensão da prefeita. A medida se baseia no Estatuto do Partido e na Resolução nº 03/2010, que prevêem o banimento do membro que der apoio direto ou indireto a candidatos que não sejam da coligação.

   2. A tese defendida pela Executiva do PMDB sustenta que, o pau que dá em Francisco (no caso, Domigas) dá em Chico. Ou seja: o prefeito João Henrique pode até não participar da campanha de Geddel, não andar com ele pelos bairros de Salvador, como aliás está acontecendo, mas, deve ter todo cuidado em dar possíveis declarações de apoio a Wagner (PT), em preferencial, ou a Paulo Souto (DEM), uma vez que sua esposa Maria Luiza faz dobradinha com ACM Neto. Se isso acontecer ele vira Domingas.

  3. Outro detalhe desse afastamento de João com Geddel é de que, o PT, hoje, com Wagner tendo a chance de vencer o pleito no 1º turno, não quer nem ouvir falar do prefeito, ainda mais se a dobradinha Pinheiro/Lídice for eleita ao Senado. Ora, Pinheiro foi adversário de João, em 2008, e acusado pela campanha do atual prefeito de "traidor", "vira casaca", "de abandonar o time aos 45 minutos do segundo tempo". Ademais, Wagner está construindo sua provável vitória sem precisar de João e o prefeito vive um momento difícil diante dos episódios das Transcons e a da derrubada das barracas de praias.

  4. Liderança vinculadas ao PT me diz que, eleito Wagner para um segundo período de governo e Dilma embalando o barco da continuidade de Lula com economia em alta, as chances do partido conquistar a Prefeitura de Salvador são enormes, em 2012. Sem Geddel e o Ministério da Integração Nacional para lhe dar a mão, como aconteceu em 2008, e sem possibilidade de candidatar-se (está em segundo mandato), o prefeito se esforçaria para fazer o sucessor visando a possibilidade de sair em alta, em 2012, e candidatar-se a governador, em 2014.

  5. Não há onde correr: Geddel, se perder a eleição para governador (no momento é o terceiro nas pesquisas), até porque seu nome está sendo bastante badalado na capital e no interior, passa a ser o candidato natural do PMDB a prefeito. Geddel pode até não querer. Mas, essa é a condição política natural. E aí, se supõe, se João se mantiver no PMDB terá que apoiá-lo.

  6. João pode também dzier que não o apoia e sair do PMDB. Partidos não lhe faltarão para uma nova jornada política. Mas, uma coisa é disputar uma eleição pelo PMDB num estado da dimensão da Bahia e outra coisa é se valer de um partido pequeno. Veja, hoje, o que acontece com Luiz Bassuma, candidato do PV: sem alianças, sem poder de mobilização, sem tempo na TV, quando inicia sua fala na telinha acaba em menos de 1 minuto. O DEM sairá menor na Bahia nesta eleição. O PSDB do mesmo tamanho ou pouquinho maior. PDT está com Wagner. PRB com Wagner. PSB, PCdoB, PT nem pensar.

  7. As margens de manobra do prefeito em termos de legenda partidária são estreitas e uma eleição majoritária de governador (esse é o caminho natural após ser prefeito de Salvador) requer alianças, fôlego financeiro, sair da Prefeitura bem avaliado e outros indicadores essenciais. Em política não existe magia. Em 2008, com o barco dando água, adernando, Geddel salvou-o. Repertir esse feito numa segunda oportunidade da forma como o prefeito, hoje, o trata é impensável.

   8. Só lembrando, ainda, que a Prefeitura de Salvador é uma máquina de moer lideranças. Passar os olhos na história é aconselhável.
                                                        **
                                                           
   9. Cáustica a charge de Simanca sobre a Arena Fonte Nova. É muita grana voando nos céus da Bahia.

  10. Expo de Lage na Caixa Cultura vai de 1º de Setembro a 3 de Outubro. Imperdível.

  11. O Vitória perdendo e o técnico brigando com jogadores é mau presságio.

  12. Na Carta Aberta de Aleluia ao povo baiano ele não perdoa Otto Alencar e sua aposentadoria no TCM após 5 anos de trabalho. Aleluia diz, ainda, que a esquerda baiana está um humor: Lídice com Zé Carlos Araújo; Pinheiro com Marcos Medrado; e assim por diante.

   13. O Decreto Carga e Descarga do Prefeito João entrou água. Agora tem até uma madrinha política na história. E forte.

  14. Foi uma guerra de releases as visitas de João Henrique e Moema Gramacho a Brasília para tratar do tema derrubada das barracas. Cada qual puxou a brasa pra sua sardinha, mas o pessoal de Moema se queixa que a Secom de Salvador, sequer citou o nome da prefeita.

  15. O governo do Estado também entrou no jogo e diz que está acompanhando tudo e analisando a possibilidade de qualificar a mão de obra dos ex-barraqueiros.

  16. Agora, todo mundo quer salvar os barraqueiros. Mas, essa ninguém tira o mérito de Moema: lutou, batalhou, foi pra frente e garantiu as barracas de Ipitanga de pé até uma solução definitiva do problema.

  17. O Candidato Luiz Bassuma, começa o dia 1º de setembro (quarta-feira) fazendo campanha em Feira de Santana, onde é entrevistado, das 8h às 9h30, pela RBR - Rede Baiana de Radio, na sede da Radio Sociedade AM970. Às 11h00, Bassuma estará na estação da Calçada, em Salvador para verificar a situação do transporte na área e atender os apelos da população; Às 12h50, o candidato do Partido Verde estará em Camaçari, na rádio Sucesso, onde é entrevistado pelo radialista Roque Santos.

  18. Coligação A Bahia Tem Pressa Agenda do Candidato Geddel Vieira Lima
Dia 1º, quarta-feira, Salvador, 10h - Reunião com lideranças; 14h - Reunião com equipe de programa de governo

  
  19. Agenda de Marcos Mendes, P-SOL Bahia, Quarta Feira - 01, 7hs; Panfletagem no pólo petroquímico; 15hs: Reunião com a Coordenação de Campanha; 17hs: Grava Programa Eleitoral



  20. O candidato ao governo do estado pela coligação "A Bahia Merece Mais" (DEM/PSDB), Paulo Souto, participa de sabatina no jornal A Tarde, na manhã desta quarta-feira (01). Pela tarde, Souto grava programa eleitoral

  21. Agenda do governador Jaques Wagner - 01/09 - Manhã / Tarde - Agenda Institucional.
 
  22. O candidato ao Senado Federal pela coligação "A Bahia Merece Mais", José Carlos Aleluia, comunica ao adversário petista Walter Pinheiro que a sociedade brasileira é contra o voto casado e o voto casal.

  23. "O eleitor quer votar em candidatos independentes, que tenham propostas próprias, sintonizadas com os interesses sociais e não vinculadas apenas aos interesses partidários", afirma Aleluia.

  24. Para Aleluia, o candidato petista Walter Pinheiro não é exemplo de independência nem de propostas próprias.

  25. O candidato mais popular da Bahia nas redes sociais na internet é Geddel Vieira Lima, da coligação a Bahia Tem Pressa. A última pesquisa, divulgada pelo jornal A Tarde na segunda-feira (30), mostra que o candidato do PMDB ultrapassou a marca de 1.500 amigos no site de relacionamento Orkut e já tem mais de 3.400 seguidores no microblog Twitter.



  26. Habituado a responder assiduamente aos comentários, perguntas e sugestões que recebe de eleitores através das redes sociais, Geddel conquistou quase 500 novos adeptos a sua comunidade no Orkut - um crescimento de 41%.

  27. Agora, o ex-ministro tem 1.554, contra 1.026 de Paulo Souto (51% a mais) e apenas 276 de Jaques Wagner (quase seis vezes mais). Geddel também é o que tem o maior número de comunidades relacionadas à sua candidatura: 25, contra 21 de Souto e 20 de Wagner.



  28. O Clube de Desconto do Servidor, programa de benefícios da administração pública estadual, fechou parceria com as faculdades Unyahna, Área 1 e Ruy Barbosa. Os abatimentos variam entre 10% e 30% no valor das mensalidades de cursos de graduação e pós-graduação. Para ter acesso aos descontos deste programa, os servidores estaduais devem apresentar o último contracheque ou o crachá, acompanhado da carteira de identidade.

  29. Com filiais nos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, a Faculdade Unyahna oferece 20% de desconto na mensalidade do curso de Direito e 30% em Administração.

  30.  A partir desta quarta-feira (1º), o SAC Shopping Paralela passa a oferecer o serviço de vistoria veicular do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), exclusivamente por hora marcada. O agendamento deve ser feito com pelo menos 24 horas de antecedência através do número 0800 071 5353.

  31. No SAC Shopping Paralela, o serviço de vistoria só poderá ser realizado pelo proprietário do veículo. A marcação via call center pode ser feita de segunda à sexta-feira, das 7 às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 18 horas. O serviço de vistoria no shopping funciona de segunda à sexta-feira, no horário das 9 às 16 horas.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>