Miudinhas globais:
1. Quem faz política, sobretudo em época de eleições, sabe que não existe uma disputa de santos. Nem do pau ôco. Os candidatos a prefeito de Salvador depois de se agredirem à mancheia, sem exceções, agora querem sair de vítimas, especialmente ACM Neto e João Henrique. Este último, então, no linguajar da política foi quem mais "bateu"nos adversários, agora diz na TV que sofreu agressões e coisa e tal.
2. O programa de João foi pauleira do início ao fim. Desmantelou Imbassahy, ainda no mês de agosto, o qual, não soube reagir a tempo, e está com suas baterias viradas contra Pinheiro há mais de um mês. O adjetivo mais simpático que usa para classificar o candidato do PT é "traidor", "vira camisa", e assim por diante.
3. Então, não cola pra ninguém esse discurso de vitima, de quaisquer dos candidatos. Se houve agressões, difamações e outros atributos que se queira dar pelo menos para a Justiça Eleitoral isso não aconteceu porque foram raríssimos os direitos de resposta na TV e no rádio. Agora, chorar todo mundo tem direito, desde já, ainda que a decisão do segundo turno só saia domingo, 5.
4. Hoje, por exemplo, os candidatos desrespeitaram a Lei Eleitoral e invadiram os horários dos candidatos a vereadores nos programas do rádio e da TV. Não é ilegal? Não é desrespeitoso com o eleitor? Mas, foi o que aconteceu.
5. Dos candidatos a vice-prefeito o mais prestigiado pela coligações foi Edvaldo Brito (PTB) que integra a coligação do PMDB. Depois, ainda que pouco, a ex-prefeita Lídice da Mata (PSB). Em seguida, o bispo Márcio Marinho (PRB), da coligação do DEM; e por último Miguel Kertzman (PP) da coligação com PSDB. O PSOL tem justificativa porque tinha pouco tempo.
6. Quem também esperou uma campanha de Neto com prioridade na imagem de ACM se enganou. Há quem entenda que, ainda assim, o velho deveria ter aparecido um pouco mais. O "home" era odiado, mas também querido de uma faixa da população.
7. Muita gente também achava que a deputada Maria Luiza, esposa de João, apareceria mais na campanha do marido. Foi pouquinho. João priorizou Lula e Geddel, e excluiu Wagner completamente de cena. Geddel entrou nos momentos decisivos. Aliás, Wagner entrou na cena da convenção. E só.
8. No PT, também esperava-se mais do governador Wagner. Todo mundo sabia que Lula não daria depoimentos diretos a Pinheiro diante dos seus compromissos nacionais, com a base de sustentação do seu governo. Daí que, o governador poderia ter dado uma mãozinha maior a Pinheiro.
9. Na campanha do tucano Imbassahy houve uma revoada. As figuras nacionais de proa - Aécio Neves, José Serra - cá não apareceram. Jutahy sumiu de cena. João Almeida? Louve-se a participação de Marcelo Nilo, presidente da ALBA.
10. O PSOL se socorreu com Heloisa Helena.
11. Os depoimentos dos ministros, isoladamente, fizeram pouco efeito, João foi o mais inteligiente. Usou o volume, com 9 ministros. Fez efeito no psicológico do eleitor, passando a impressão de mais força. O PT se perdeu nesse processo. Patrus Ananias, Tarso Genro e Cia são desconhecidos do eleitor da periferia. Se Pinheiro tinha 42% de conhecimento do eleitorado no meio da campanha, imaginem Patrus!
12. Não houve nenhuma cena nem comercial que emocionasse o eleitorado, a exemplo do que aconteceu com o filme das grávidas ou o depoimento do jovem na campanha de Lula organizada em marketing por Duda Mendonça. Uma pobreza franciscana.
13. O marketeiro destaque da campanha foi Maurício Carvalho, o Maurição, de João. Até rimou. Deu show de bola. Deixou todo mundo no chulé correndo atrás. E ainda teve tempo e inspiração para dedilhar o violão.
14. Se o governo Wagner não tomar as rédeas do projeto da nova Fonte Nova, adeus. Essa é uma chance de ouro e o governador deveria assumir o comando. Tem um "Ninho do Pássaro" nas mãos e não pode deixar voá-lo adiante. Dizer, como falaram seus assessores, que o projeto começará a ser executado em 2010, ano eleitoral, é uma loucura.
15. O projeto também precisa de um plano de comunicação e marketing integrado a Copa de 2014. Angola, aqui do outro lado do Atlântico, contratou o jornalista Nestor Mendes Jr para atuar no projeto da Copa Africana de 2010 e ele já atuando, em Luanda, desde julho deste ano. Aqui na Bahia tá tudo solto.
16. A morte da jovem Luzinete Oliveira, 17 anos, depois de ter sido mal atendida no Hospital Menandro de Farias, em Lauro, é dessas que dói o coração. O resultado do laudo sai em 30 dias. Isso é outro absurdo.
17. Ações da Vale e da Petrobras despencam. São as duas maiores empresas do país. Ainda assim, Lula diz que a crise mundial provocada pela debacle norte-americana não afetará o Brasil. O dólar fechou acima de R$2,00 nesta quinta-feira.
18. A cantora Cláudia Leite fará dois shows na Europa. A imprensa baiana diz que a moça está conquistando a Europa. Santo pai! Vamos devagar com o andor.
19. O DataFolha publicou a sua última pesquisa no UOL na na terça-feira, 30, à noite, A Folha de SP, na quarta,1. Na Província da Bahia os jornais deram a manchete na quinta-feira, 2.
20. Na web tem cada coisa sobre a campanha em Salvador de doer. Até o bispo da IURD que chutou a santa aparece numa relação com a candidatura Neto.
21. No domingo, data da eleição, a Constituição Federal de 1998 (Constituição Cidadã que imortalizou Ulysses Guimarães) completará 20 anos. É a consagração do respeito aos direitos humanos. Muita gente dizia que, com esta constituição, o Brasil iria quebrar. Aconteceu ao contrário.
22. A Polícia apreendeu uma mala preta com R$130 mil de notas falsas para comprar eleitores no interior da Bahia. Uma dupla malandragem.
23. Lembram de Severiano Alves, o deputado presidente do PDT na Bahia que chamou João Henrique de traidor. Hoje, apareceu na TV pedindo votos para João. Cara de peroba é pouca.
24. O capitão Azevedo, candidato do DEM em Itabuna, encostou na candidata do PT, Juçara Feitosa. O que parecia uma eleição fácil, pode se revelar numa grande surpresa deste pleito. Até numa pesquisa divulgada hoje pelo PT tá pau-a-pau.
25. Ninguém entendeu porque Imbassahy deixou para o último programa mostrar suas realizações quando foi prefeito de Salvador.
26. Foi julgado o Mandado de Segurança (nº 2008.01.00.049916-2/BA) solicitado pelo atual Procurador Geral do Município de Salvador, Pedro Guerra , com o objetivo de suspender a Liminar que embargava as obras ilegais do Aeroclube, que tinha sido duplamamente concedido pelo TRF-1, via Agravos de Instrumento de Celson Ricardo Carvalho de Oliveira e do Ministério Público Federal.
27. A decisão foi pelo Indeferimento do Mandado de Segurança, mantendo o embargo de todas aquelas obras conduzidas pela Seplam e Sucom que teimavam em querer liberá-las. as quais, só beneficiam o grupo Iguatemi, em detrimento de toda população de Salvador, em especial da Boca do Rio.
28. A Associação de Moradores da Boca do Rio teve uma audiência de instrução de Inquérito Criminal contra o donos do Iguatemi e sócios do Consórcio Parques Urbanos, que vem se arrastando há 9 anos. O promotor é Luciano Santana, do Ministério Público. Além desta ação criminal, existem mais 3 ações civis públicas contra a Prefeitura e o Aeroclube.
29. Três filmes raros do cineasta alemão Rainer Werner Fassbinder ganham exibição, na Sala Alexandre Robatto, nos Barris, desta sexta-feira (3) até dia 9 de outubro, com entrada franca.
30. Entre os destaques do ciclo, estão Assado Satânico (às 17h30) e O Medo Corrói a Alma (às 20h), além do documentário Não quero apenas que vocês me amem, de Hans Gunther Pflaum, que será exibido na sessão das 15h, exceto no dia 4, data de mais uma versão do projeto Cinema no Vestibular, que inicia o mês com o filme de Guel Arraes Caramuru - A Invenção do Brasil, às 14h.
31. O documentário Não quero apenas que vocês me amem é sobre a vida de Fassbinder, realizado por ocasião do décimo aniversário de sua morte, pelo cineasta conterrâneo. Assado Satânico narra a história de um artista contemporâneo chamado Walter Kranz.
32. O juiz Everaldo Cardoso de Amorim atendeu requerimento do advogado Ademir Ismerim, da coligação do PSDB, e mandou retirar da TV a propaganda que o candidato do PMDB, João Henrique, fez hoje ao meio dia no horário reservado aos vereadores.
33. Carreatas começam a se deslocar de vários bairros, neste momento, em direção ao Largo do Caranguejo, onde a Coligação Força do Povo (PT, PSB, PCdoB. PCB, PDT, PSDB, PMN, PPS, PSL, PRB, PTdoB, e PSC) realiza grande comício logo mais. com a participação de todos os 98 candidatos a vereador, da prefeita Moema Gramnacho e do vice João Oliveira , deputados e autoridades do Estado. Apesar da chuva que começou a cair no início da noite, a expectativa da coordenação da campanha é mais de 5 mil pessoas.
34. Bel, da Banda Chiclete com banana, está fazendo um comercial na TV sobre um comdomínio fechado em Camaçari. Pintou tanto a barba que tá parecendo Bin Laden.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>