Miudinhas
Tasso Franco
01/10/2008 às  21:18

INSTITUTOS DE PESQUISAS ESTÃO NA BERLINDA EM SALVADOR. IBOPE É O JUDAS.

Parecer do juiz Carlos D' Ávila sobre barracas de praia é peça "magistral"


  1. Os três principais institutos de pesquisas eleitorais do país estão na berlinda nesta eleição municipal em Salvador. Ao longo da campanha - Vox Populi, em parceria com A Tarde; Ibope, com a TV Bahia; e DataFolha com o jornal Folha de São Paulo - têm apresentado números diferentes uns dos outros, embora com algumas semelhanças nas curvas ascendentes e descendentes dos candidatos.

  2. Na curva ascendente com estabilidade são os casos, por exemplo, do Vox/A Tarde, e Ibope/TV Bahia com ACM Neto, os quais, situaram o candidato do DEM entre 26% (Vox de 19/7) e 30% (Vox de 6/9); e Ibope 29% (6/8) e 28% (29/9). Setores da imprensa baiana estão malhando o Ibope e poupando o Vox/A Tarde. Quem está fora desse compasso com ACM Neto é o DataFolha, com 27% (25/7) e 24% (1/10). Ou seja, o DataFolha mostra curva descendente, euquanto Vox/Ibope ascendente e/ou equilíbrio.

  3. O caso de João Henrique (PMDB), o qual, critica abertamente o Ibope mas nada fala do Vox/DataFolha (este último ele elogia) a realidade foi a seguinte: Vox/A Tarde de João em 19/7 (18%) e neste mesmo instituto, em 6/9 (18%); Ibope, em 6/8 (15%) e em 29/9 (20%). Já o DataFolha, em 25/7 João teve (19%) e em 1/10 (25%). No caso do Vox, João caiu (16%) em 9/8 e voltou a 18% (última pesquisa em 6/9). No caso do DataFolha, da inicial (19%) para a última (25%), saltou 6%. No Ibope, da inicial, saltou de 15% para 20%, ou seja, 5%.

  4. Aguarda-se, pois, a nova pesquisa Vox/A Tarde (está anunciada para sair sábado)para verificar o que aconteceu com João neste instituto. Mas, DataFolha e Ibope estão assemelhados no percentual de crescimento, ainda que, com números diferentes 20% e 25%, portanto, fora da margem de erro. Alguém estaria cometendo um deslize.

  5. O caso de Pinheiro é o mais fácil de ser analisado, pois, nos três institutos sua trajetória é ascendente. No Vox/A Tarde, começou com 8% (19/7) e está com 15% (6/9). No DataFolha começou com 7% (25/7) e está com 22% (1º/10); e no Ibope começou com 6% (6/8) e está com 20% (29/9). Só não está na margem de erro o Vox porque sua última pesquisa foi de 6/9 há quase um mês.

  6. Os percentuais de crescimento de Pinheiro no Ibope/Data Folha são assemelhados ao longo da campanha, o primeiro saltando de 6% para 20% = + 14%; e o segundo pulando de 7% para 22% = + 15%.

  7. O caso de Imbassahy também é evidente para ser analisado uma vez que sua curva passou a ser descendente nos três institutos no final de agosto/início de setembro, no Vox caindo de 25% (9/8) para 18% (5/9); no Ibope de 27% (6/8) para 18% (25/8) e no DataFolha de 24% (24/8) para 18% em 6/9. Durante todo mês de setembro, nos três institutos, Imbassahy manteve em curva descendente e se situa entre 13%/14%.

  8. Hilton Coelho, do PSOL, manteve sempre a curva ascendente, ainda que com percentuais pequenos saltando de zero para 1% e atingindo entre 3% e 4%. Como seu eleitorado é tradicionalmente de esquerda atrapalhou bastante o avanço de Pinheiro nesse segmento mais à esquerda da esquerda.

  9. Esse é o quadro real na ótica dos institutos. Deve ser levado em conta que pesquisa representa um momento e vai modificando a medida que se aproxima o dia do pleito. No dia da eleição, sempre ocorrem mudanças, o que é perfeitamente natural. A cabeça de muitos eleitores gira até o momento em que vota.

  10. Eleitor no município de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, onde disputou a prefeitura nas eleições municipais de 2000, o governador Jaques Wagner vai votar às 10h, no Colégio Municipal Lídia Coelho Pinto, em Arembepe (Rua Guilherme Machado, s/n). Em seguida, ele retornará ao Palácio de Ondina, para acompanhar o andamento das eleições 2008.
  11. Seria interessante que, até o dia 4/10, véspera da eleição, a AGECOM divulgasse à imprensa a agenda do governador. Está havendo uma enxurrada de informações de candidatos dando conta da presença de Wagner em comícios.

  12. O candidato do PT em Maragogipe, Sílvio Ataliba, chega confiante na disputa com Gabriel, candidato do PMDB, em Maragogipe, Recôncavbo da Bahia. 

  13. Enquanto manda o PT de Itabuna divulgar comercial mostrando o Partido Democratas como o inimigo número um do presidente Lula, em Ubaitaba, Geraldo Simões pede votos e sobe no palanque da professora Cléa Lemos. Ela é a candidata a prefeita da Coligação "Ubaitaba para Todos", formada pelos partidos PC do B/PR/PHS/PPS e Democratas.

  14. O candidato a prefeito Walter Pinheiro, da Coligação Salvador, Bahia, Brasil (PT, PSB, PCdoB, PV), inicia a agenda de domingo (05/10) com um café da manhã com a coordenação da campanha, secretários de estado, deputados, presidentes dos partidos da Coligação e outras personalidades políticas, no restaurante Grande Sertão, no Costa Azul, a partir das 8 horas.

  15. Às 9h30, segue para o Colégio Sátiro Dias, na Rua Pará (Pìtuba), onde vota na 2ª zona, seção 193. Depois, Pinheiro visita algumas zonais do partido e, no fim da tarde, segue para seu comitê central, na Avenida Juracy Magalhães, onde acompanha a apuração dos votos.    


  16. João Henrique vota no colégio Nobel, no Itaigara, por volta às 10 horas, sendo acompanhado pelo candidato a vice-prefeito, Edvaldo Brito, que vota às 8 horas, no Colégio Pedro Calmon, na Rua General Braulio Guimarães, Boca do Rio; pelo ministro Geddel Viera Lima, que vota no Colégio Antônio Vieira, no Garcia, às 9 horas; pela deputada Maria Luísa, que vota no Colégio Edvaldo Boaventura, no Stiep, às 8 horas; e pelo presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, que vota no Colégio Santa Therezinha, no Chame-Chame, às 8 horas. 

  17.
João vai acompanhar a apuração, a princípio, no comitê central de campanha, na Vasco da Gama.

  18. Alexandre Garcia será o mediador do debate com os candidatos a prefeito de Salvador, na TV Bahia, nesta quinta-feira. 

  19. O saque ao caminhão de bebidas que tombou na Jaqueira do Carneiro, entrada de Salvador pela BR-324 é um retrato da realidade do povo da periferia da capital baiana.

  20. O mercado está indo do pânico a euforia com a crise financeira dos Estados Unidos, Lula agora que caiu na real e o governo federal liberou hoje R$5 bilhões para a agricultura.

  21. Nos programas eleitorais de Walter Pinheiro, ACM Neto e João Henrique seus marketeiros os apresentam em primeiro lugares nas pesquisas. Que coisa! Eleitor não é bobo não minha gente.

  22. Quem teve acesso ao novo parecer do juiz Carlos D'Ávila sobre uso da Orla Atlântica e as barracas de praia, em 42 páginas, disse que nunca viu nada igual em termos jurídicos. O "home" fala até em controlar o fluxo das marés. Eu hem!

  23. Tinha torcedor/dirigente do Vitória furioso da vida, hoje, quando soube que a Sudesb pediu emprestado ao Leão máquinas de cortar grana para fazer o 'bigode' da grama do estádio de Pituaçu. Nesse estádio, nunca se viu tanto amadorismo numa obra.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>