Miudinhas globais:
1. O Ibope revelou novos indicadores da pesquisa sobre as eleições em Salvador e mostrou que o governo Jaques Wagner tem 38% de ótimo/bom, avaliação positiva, melhorando em 17% em relação ao mesmo tipo de amostragem feita pelo Vox Populi/A Tarde, em 19 de julho. Isso significa dizer que, em 71 dias, Wagner conseguiu uma performance melhor do que a incial (22%), mas, ainda assim, considerada baixa na capital.
2. O governo Wagner está no limite de dar o "pulo do gato" para melhor, uma vez que 41% da população acha que sua administração é apenas regular. E, 16%, situa entre ruim/péssima, avaliação negativa. Não souberam responder, 4%. Isso significa dizer que, se Wagner, melhorar a atuação do seu governo na capital, há uma tendência desse enorme contingente do regular (41%) migrar, em parte, para o ótimo/bom.
3. As ações do governo do Estado na Bahia, via de regra, se confundem aos olhos da população com os programas e projetos do governo federal e da Prefeitura de Salvador. Como a Prefeitura tem uma comunicação agressiva (já foram consumidos quase R$70 milhões de publicidade no governo João); enquanto o Estado mantém uma linha mais discreta, e o governo federal é engolido pelos dois, urge repensar esse segmento.
4. Além disso, como as obras do governo estão mais distantes da realidade da população e de suas necessidades prementes - a escola, o calçamento da rua, o esgoto, etc - se o governo não mexer nessa direção e ficar só com o marco - complexo viário, estádio de Pituaçu, etc - vai ser ainda mais difícil a migração do regular para o ótimo/bom.
5. O governo tem dois segmentos dinâmicos que investe pouco em divulgação no que realiza: a educação e a saúde. Na saúde, então, que andou capengando em 2007, há sinais de avanços, mas pouco perceptíveis à população. Ou põe na telinha ou nada feito. A educação é um apagão na capital. Ninguém sabe nada do que a pasta realiza.
6. Outro segmento bom de imagem que ainda não engrenou foi a Cultura. Melhorou um pouco. Ainda assim, a decadência do Pelourinho com exposição frequente na midia prejudicou bastante. Outro bom programa, dos centros digitais, é desconhecido da população. Essas são algumas linhas mostrando que há espaço para melhorar.
7. Já a avaliação de Lula é excelente na capital dos baianos (73%), ainda assim, abaixo 21% da sua performance no Nordeste que é de 92%, Ibope divulgado ontem. O regular de Lula é 20% e o ruim/péssim 6%. É um fenômeno. Ainda assim, como a eleição em Salvador foi apresentada com dois candidatos do seu bloco partidário, PMDB e PT, nenhum dos dois candidatos conseguiu, até agora, ter hegemonia na conquista de metade desse percentual (36.5%).
8. João Henrique também pode ser considerado outro fenômeno na medida em que, a avalaição do seu governo, também segundo o Ibope, é de 26% (ótimo/bom). com 39% de regular e 32% de desaprovação (ruim/péssimo), praticamente o mesmo número de sua rejeição no eleitorado (33%). Mesmo assim, João está em segundo nas pesquisas de opinião, com fôlego ascendente.
9. Na Secretaria da Fazenda do Estado, nem baba (a popular pelada dos baianos) está sendo jogada com a participação de auditores fiscais e agentes de tributos. Agora, é cada qual em seu time. Alemanha x Brasil. É chute na canela pra cima.
10. Hoje foi feriado judaico nos Estados Unidos, no mundo das finanças. As bolsas não operaram e os judeus trancaram os cofres. Amanhã, quarta, está sendo considerado o Dia D para tirar as instituições financeiras do buraco. O presidente Bush fez novo apelo ao Congresso e a matéria volta à pauta.
11. Na Assembléia Legislativa e na Câmara de Vereadores de Salvador sessões ordinárias só a partir da próxima terça-feira. Dia de glória e de ressaca.
12. Até que enfim a Câmara de Salvador deu um título merecidíssimo a uma atriz que divulgou a cidade no exterior como poucas: Sônia Braga. A "moça" ainda está em forma.
13. Calma com o andor minha gente. A mentira tem pernas curtas. A Avenida Suburbana foi completamente asfaltada e revitalizada no governo Imbassahy, com apoio e capilé do governo César Borges.
14. Outra coisa: Salvador sempre teve PDDU, desde a época de Heitor Dias e Cia.
15. Essa aferição The Best é uma coisa supérfula nos dias atuais. Serve pra que mesmo?
16. João não tá brincadeira. Até coqueiro o homem tá mandando asfaltar.
17. Outro dado interessante do Ibope: Neto, João e Hilton estão casadinhos com as maiores rejeições. Cada qual com 33%. Depois vem Imbassahy, com 25%; e, por fim, Walter Pinheiro, com 21%.
18. Vale observar o seguinte: rejeição também tem o lado bom. Quem está bem avaliado (não é o caso de Hilton) e tem rejeição alta faz o contra-ponto com a avaliação alta. Vira amor x ódio. Ou seja, tem o sujeito que diz o seguinte: "Eu não voto em fulano de jeito nenhum". E tem aquele que contradiz: "Pois eu só voto nele e não mudo meu voto".
19. O sevidor da Assembléia Legislativa Nilton Viana ganhou a eleição para presidir a Assalba (Associação dos Servidores da ALBA) na oposição a atual diretoria (Antonio Sobrinho) pelo placar de 346 x 123, com apenas 9 brancos e nulos. Foi uma lavada. A posse de Nilton será dia 14 de outubro.
20. A primeira missão de Nilton é contratar uma auditoria para saber o que se passava na Assalba. Argumenta que tem muita coisa suspeita e não meterá a mão na cumbuca assim sem mais nem menos.
21. O candidato do PMDB em Porto Seguro, Ubaldino Jr (PMDB), está inelegível. Mas, ainda assim em campanha e liderando as pesquisas. Tem até quinta-feira para decidir se renuncia, faz uma convenção extra e põe outro em seu lugar. Ou se leva o barco assim mesmo e vai acertar as contas com a Justiça depois.
22. Já teve um caso desse em Santo Amaro, com o deputado Pimenta, adversário de Genebaldo Correia. Ele renunciu às vésperas das eleições e colocou a mulher. Deu azar porque o oficial do cartório, amigo de Genebaldo, denunciou a trama. Pimenta não estava impugnado (caso de Ubaldino) e perdeu a eleição. Ubaldino diz que ganha com ele ou com seu representante.
23. É casa coisa em época de campanha. Depois do coqueiro asfaltado por João, hoje, Pinheiro estava tão entusiasmado na Calçada que prometeu retomar o trem metropolitano de passageiros até Alagoinhas. Por enquanto a RMS só está indo até São Francisco do Conde e Passé, a terra do poeta Mendes Jr.
24. As miudinhas do Bahia Já, ontem, foram consultadas 11.146 vezes. Tô louco! No total, todas as matérias foram 88.324 consultas, segundo a Locaweb. No últimos sábado e domingo foram 111.013 consultas com média de 50.504 (sábado) e igual número no domingo.
25. As professoras da Escola Municipal Cidade de Itabuna, no Jardim Praia Grande, Rio Sena, Subúrbio Ferroviário, estão sem receber salários há dois meses. Manda pagar João. E mais, o pessoal do Topa, que também trabalha na escola, à noite, está com o salário em dia (R$200,00) pago pelo MEC, mas, não está dando aula de alfabetização porque não tem materiais didáticos. Manda ver isso Sêo Adeum.
26. A candidata a prefeita de Madre de Deus pelo PT, Carmen Gandarela, recebeu mais uma demonstração de apoio. Além da primeira-dama do Estado, Fátima Mendonça, a qual, manifestou em gravação seu apoio à candidata, desta vez, o apoio vem do governador, Jaques Wagner, que confirmou presença amanhã, às 17 horas, durante comício da prefeiturável. A nota é da assessoria de Gandarela.
27. A coluna "Confidencial" da revista Istoé foi quem deu a noticia que pode mexer muito com a política baiana: o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, teria acertado com o governador Jaques Wagner que pretende ser candidato, pelo PT, a uma vaga de Senador , em 2010.
28. Acontece que, aqui na terrinha, o PT e partidos tradicionalmente coligados estão cheio de pretensos candidatos ao Senado, como Lídice da Matta (PSB), Edson Pimenta(PC do B) e Geraldo Simões e Nelson Pelegrino (PT). Sem contar, evidente, com o ministro Geddel Vieira Lima(PMDB). Neste caso, salvo melhor juízo, dependerá da eleição de João (ou não).
29. A Comissão de Reforma Judiciária e Administrativa do TJ está trabalhando na alteração da Resolução 02/2006, que define os critérios objetivos para a promoção por merecimento de magistrados de primeira instância e acesso ao Tribunal de Justiça, para ser submetida ao Pleno.
30. Antes, no entanto, solicita que os juízes interessados enviem sugestões ao texto em um prazo de cinco dias, a contar de 1º/10/08. As contribuições poderem ser enviadas pelo e-mail mailto:[email protected] ou pelo telefone (71) 3372-5221, ou ainda pelo fax (71) 3372-5631. Tá um rolo nesse TJ que Deus me livre. Se ACM fosse vivo, aí é que seria um panavoeiro.
31. Já tem gente se mexendo para organizar uma chapa de oposição a Saul Quadros na OAB, visando a próxima eleição.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>