Miudinhas
Tasso Franco
21/06/2010 às
23:23
DILMA E GEDDEL: NORDESTE POR UM BRASIL DE TODOS NÓS COM CORAÇÃO "ROJO"
O São João do Pelô acabou e o de Salvador está fraquinho, sem sal e canjica
Foto: BJÁ |
|
Geddel com marca verde e amarela e o coração "rojo", na "color" de Dilma |
Miudinhas globais:
1. A Convenção do PMDB e partidos aliados no Wet'n Wild, em Salvador, realizada na última segunda-feira, 21, mostrou organização e força política da candidatura Geddel Vieira Lima, homologada com as presenças da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, e do candidato a vice na sua chapa, o peemedebista Michel Temer, ao lado da chapa completa com Edmudo Pereira, na vice para governador, o senador César Borges (PR) candidato à reeleição e o vice-prefeito de Salvador, Edvaldo Brito (PTB), também candidato ao Senado.
2. Esse primeiro passo do ex-ministro Geddel foi dado com competência, sobretudo porque conseguiu reunir em torno do seu nome 12 partidos numa tarefa que parecia inimaginável.
3. Fecha-se, portanto, um ciclo na sua caminhada ao governo do Estado e abre-se a janela para as próximas etapas que se iniciam no dia 7 de julho, com o ínicio da propaganda eleitoral de rua, comícios, eventos, uso de cartazetes, adesivos e outros; e 17 de agosto, ponta-pé inicial dos programas nos veículos de comunicação de massa, debates e tudo mais.
4. A questão, agora, é saber se Geddel terá a mesma competência que conseguiu na fase da pré-campanha, da organização política, no momento da campanha propriamente dita. Isto é, convencer o eleitorado de que suas propostas seriam as melhores para a Bahia.
5. É uma tarefa bastante difícil. Mas, a julgar pelo entusiasmo da Convenção, a vibração da militância paga ou não, das lideranças comunitárias, das lideranças políticas, o candidato vai à luta com a certeza de que convencerá o eleitor utilizando da máxima dando conta de que Paulo Souto já teve sua vez e não fez o que deveria fazer pela Bahia; e Wagner está tendo a sua oportunidade de fazer, mas, não sabe executar.
6. Essa será a matriz estratégica de Geddel desdobrada em táticas revelando que ele é o novo, nunca foi testado como governador da Bahia, porém, já dispõe de currículo que o credencia, com o aval do presidente Lula, de um eficiente gestor.
7. A presença da ex-ministra Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, na convenção do PMDB, por força da aliança deste partido com o PT, em nível nacional, além de ter uma simbologia enorme no divisor de águas da cabeça do eleitor, fortalece e muito a sua candidatura na Bahia, e abre espaço para que Geddel utilize a sua imagem e a do presidente Lula, no horário eleitoral da TV e do rádio, com bastante desenvoltura.
8. Situação, aliás, vista na Convenção e ao longo da Avenida Paralela, com dezenas de cartazes com o trio Geddel/Lula/Dilma postos em destaque em vários pontos.
9. Ademais, Dilma mostrou que há um discurso organizado pelo PT/PMDB para a região Nordeste, do enfrentamento das desiguldades regionais abrindo caminho para um Brasil de todos sem favoritismos aos eixos mais desenvolvidos, as regiões Sul/Sudeste/Centro Oeste o que, se bem aproveitado por Geddel, como a frase foi cunhada em sua Convenção, retirará de Wagner, em parte, essa prerrogativa prioritária.
10. É aqui que vai entrar o marketing político para segurar essa bandeira, comum aos dois, porque, vende-se, hoje, a Bahia como governo de Todos Nós, agora na concepção Dilma/Geddel, o Nordeste para um Brasil de todos nós.
11. A outra citação de Dilma, de estabelecer uma parceria em defesa dos interesses da Bahia, em certo sentido é ampla demais e vale para todos os candidatos a governador, qualquer deles que seja eleito. Não poderia ser diferente. Dilma eleita presidenta tem, evidente, que defender os interesses da Bahia como dos demais estados.
12. Na campanha política, no entanto, isso pode ser usado pelo PMDB como uma afirmativa que esteja relacionada com a dinâmica administrativa de Geddel, e não de Wagner, segundo o PMDB, atuando em ritmo aquém do merecido pelo estado. Ou seja, dizer que Geddel é mais interessante para o projeto Lula/Dilma do que Wagner.
13. Aqui do meu palanque, sem votos, anotei essas observações do Convenção do PMDB e seus aliados situando que esse agrupamento político vai ao jogo como Luis Fabiano tentando romper as defesas adversárias e fazendo gols.
**
14. Por mais que a gente tente ficar bem informado, às vezes, cometemos uns lapsos impressionantes. Um deles, sem registro neste site, o que faço agora, foi a morte do publicitário Tácio Feitosa ocorrida no início deste mês. Só hoje tomei conhecimento através do seu irmão Tadeu.
15. Tácio Feitosa era cearense de nascimento e chegou a Bahia na década de 1960, pelas mãos de Quintino de Carvalho, para montar e dirigir o Departamento Comercial da Tribuna da Bahia, jornal que trabalhou durante alguns anos. Depois trabalhou em A Tarde, O Globo, agências de Publicidade e outros veículos.
16. No início da década de 1990 convidei-o para participar da equipe que montou o Bahia Hoje, jornal de Pedro Irujo, primeiro veiculo impresso informatizado na Bahia. Tácio andava adoentado, mas, nada que pudesse levá-lo à morte aos 67 anos de idade. Mas, foi isso que aconteceu. Pouca gente compareceu ao seu sepultamento.
17. Fica aqui o registro para Tácio Feitosa, mau xará de nome, pessoa amiga e esquecida pelo meio publicitário.
18. Miudinhas da Copa para amenizar o ambiente: Minutos antes da coletiva do jogo Brasil x Costa do Marfim o técnico Dunga, numa dividida bem a seu estilo, deu na canela do comentarista Alex Escobar, da Globo. No Fantástico, Tadeu Scmidt, praticamente leu um editorial do diretor da Central Globo de Esportes, Luis Fernando Lima, espinafrando Dunga, o pronográfico, pronofônico e outros.
19. O que vai acontecer daqui pra frente entre o poderoso sistema Globo e o técnico da seleção dependerá muito do sucesso de Dunga, em vitórias. Se levar ferro na Copa, literalmente, vai sofrer o pão que o diabo amassou. Claro que a Globo não vai dar bandeira durante a Copa. Dunga, no entanto que se prepare.
20. De toda sorte, com a rede web operando a mil, Dunga já tem muitos defensores. Depois do editorial do Fantástico, Tadeu Schmith, apresentador do programa, foi parar nos tópicos mais falados da rede social, com um novo cala boca.
21. Os twiteiros estão dizendo o seguinte: a Globo pode discordar do treinador, mas o treinador não pode discordar da Globo.
22. A Ricardo Eletro está igual da Coreia do Norte, antes do São João, já está anunciando um "bota fora do São João". É voltar pra casa mais cedo.
23. O jogador mais feio da Copa é Lúcio. O camarada faz cada careta de amendrontar crianças de 10 anos de idade.
24. Essa da festa Junina da Fundação Gregório de Mattos patrocinada pelos próprios funcionários tá parecendo a seleção da Grécia. Ninguém acredita.
25. Bassuma deu cartão vermelho a João Jorge do Olodum. Senado, no máximo que JJ pode conseguir é uma vaga no "Senadinho" do Shopping Barra. Pode entrar na vaga de Pacheco Filho.
26. Kaká muda imagem de bom menino ao ser expulso no jogo contra a Costa do Marfim. Infantil, essa!
27. Os jogadores de Portugal foram às alturas cantando o hino dos gajos no refrão: - As armas, as armas. Uma loucura.
28. Juan comece a rezar porque se Cristiano Ronaldo jogar o que jogou contra a Coréia do Norte, não o acompanha nem a pau. O português parece que tem sebo nas canelas.
29. Mesmo tomando 7x0, o melhor jogador da Coréia do Norte foi o goleiro.
30. Um exemplo: o time da Coréia do Norte só fez três faltas durante todo o jogo contra Portugal.
31. A Prefeitura aproveitou a vitória de Portugal e diz que vai cobrir o canal da Vasco da Gama. O pessoal que reside nas proximidades do Canal do Paraguari, em Paripe, acham que lá é a Costa do Marfim.
32. A crise na seleção da França é muito pior do que entre a Globo e Dunga.
33. O Rasta do Pelô, que é um camarada que vê longe, acha que Ricardo Teixeira, presidente eterno da CBF, ficará com a Globo.
34. E o Chile heim! Timinho bom de bola danado.
35. Manchete do site do El País: - Una España sin fantasma. Mucho más chisposa e directa.
36. También, dicemos nosotros, jugou contra Honduras. Daí que el balón andou más.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>