Miudinhas
Tasso Franco
04/06/2010 às
19:25
PROPAGANDA DO GOVERNO CONTINUA SENDO BODE EXPIATÓRIO E OUTROS BICHOS
Violência:o negócio é fazer como Bocão e jantar na varanda
Foto: DIV |
|
Deputados da oposição criticam a propagamda, hoje, ontem e sempre |
Miudinhas globais:
1. A propaganda institucional e promocional do governo da Bahia sempre foi objeto de polêmica. Essa questão é antiga e ganhou até contornos de investigações mais sistemáticas quando ACM mandava na Bahia, mais precisamente de 1991 até 2006, governos do próprio ACM, Antonio Imbassahy, Paulo Souto, César Borges e Otto Alencer. Difundiu-se até a idéia da existência de um "duto" entre a Agecom e a Rede Bahia, ações no MP e outras coisas mais.
2. Imaginava-se que, com o governo Jaques Wanger (2007/2010), essa polêmica se encerrasse ou pelo menos amenizasse. Mas, o que se vê, hoje, como ontem, é a mesma crítica, como se a propaganda fosse um bicho cabeludo, um lobisomem (menos o de Serrinha que este é sagrado), um pé-de-cabra ou botelho vermelho com seus ferrões em brasa.
3. É a mesma catilena dos deputados de oposição, antes mudos em relação ao tema porque eram governo, dizendo que se gastava uma fortuna de propaganda, que a propaganda é enganosa, que tem propaganda espalhada na Bahia toda até dentro do mato, e assim por diante. Nada assustador. Tudo o que os deputados atuais da oposição dizem é uma repetição do que os parlamentares do PT, PCdoB, PSB, etc, diziam na era carlista.
4. Ora, minha cara e nobre família baiana, como dizia o conselheiro França Teixeira quando era radialista, a propaganda é uma rubrica como são a saúde, educação, segurança, etc, e tem que gastar o que está no orçamento. É uma fotruna R$140 milhões ao ano? É. Mas, a vida como ela é. Os meios de comunicação têm suas tabelas, seus custos, e há um benefício nesse processo. Ninguém vai ficar fazendo propaganda através de planfleto e serviço de alto falando num estado do tamanho da Bahia.
5. O lamentável nesse processo, se críticas podem ser feitas, é quanto a distribuição da midia profissional e política e os vetos aos veículos como acontece com a Rádio Metrópole e ao jornal da Metrópole, pelo menos é o que diz Mário Kértész. Imginava-se, também, que isso era um procedimento do passado, da época do mesmo ACM, mas, persiste. Fazer o que? Neste caso, lutar, denunciar, porque é um absurdo.
6. O chefe da Agecom, Robison Almeida, diz que não tem cabimento as reclamações de MK. Atesta que os investimentos em publicidade na Rádio Metrópole continuam como sempre estiveram mantidos e em dia. Agora, quanto ao Jornal da Metrópole considera que, na avaliação de sua midia ténica, não cabe anunciar. E, quanto a comparativos com a época de ACM não tem o menor cabimento.
7. Agora, avaliação nossa, quanto aos gastos, não tem jeito: a Rede Bahia, por ser a mais poderosa em audiência fica com o melhor do bolo. Natural que assim seja. Até hoje o notável professor e doutor não deve entender esse "duto" profissional. Depois, pela ordem, os que têm menor audiência recebem menos. E assim sucessivamente.
**
8. O senador César Borges (PR-BA) pediu ao secretário da Receita Federal, Otacílio Dantas Cartaxo, em audiência esta semana, uma solução para a instrução normativa baixada ano passado pelo próprio Cartaxo que faz exigência considerada descabida para que os taxistas obtenham isenção do IPI para aquisição de veículo novo para uso profissional.
9. De acordo com o senador, a Instrução Normativa 987/2009 requer do interessado que sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) "conste a informação de que exerce atividade remunerada ao veículo". César Borges disse que grande parte dos taxistas não tem a inscrição e, por isto, estão obrigados a tirar uma nova CNH, "com os custos altos que isto significa".
10. César Borges disse ao secretário Otacílio Dantas Cartaxo que a exigência da Receita Federal é descabida porque essa exigência adicional é uma interpretação da receita acerca do dispositivo que trata da isenção do IPI (inciso I, art.1º).
11. "O que deve ser levado é conta é se o taxista possui a autorização, permissão ou concessão para exploração do serviço de táxi pela autoridade municipal. Se ele tem a licença, é óbvio que ele está exercendo a atividade profissional", afirmou o senador.
12. De repente, o deputado Aleluia é o vice de Serra e o senador de Souto. Pode acabar sendo candidato a deputado federal que é o seu desejo.
13. Certa ocasião entrevistaram Bocão e perguntaram se ele era de "badalar", "sair na noite", etc, e Zé disse o seguinte: - Não, meu irmão. Eu pego minha patroa e fico na varanda jantando com ela. Coisa bem família.
14. Pois dito, com assaltos até nas churrascarias de Salvador, o melhor é como faz Bocão, jantar em casa.
15. Falar nisso, o Rasta do Pelô nem isso tá fazendo porque "Bernardino está sentado em cima do fogão" e está faltando até cebolinha roxa pra fazer o bife. Tá comendo fiado em Alaíde do Feijão.
16. O casal de bispos contraventores (Estevan e Sônia Hernandes), presos recemente nos Estados Unidos, conseguiu fazer uma Marcha para Jesus em SP reunindo 2 milhões de pessoas, 30 bandas e 14 trios elétricos. Ô Jesus que sofre. E que povo abestalhado esse nosso.
17. O comercial da TV Bahia sobre o São João é chocante. Aquela cena da repórter montada num jegue com o lap-top é dez.
18. A Assembleia Legislativa está triste. Estava todo mundo esperando a delegada Patrícia Nuno como deputada. Mas, ela teria desistido da candidatura. Volta Patrícia, volta.
19. PIB futebolístico da Bahia: o Vitória caminha para a segunda divisão; e o Bahia para a primeira.
20. Que loucura essa do deputado Jutahy Magalhães Jr apoiar Serra e Wagner.
21. A Defesa Civil de Salvador (Codesal), com o objetivo de dar maior segurança e tranquilidade aos soteropolitanos, permanece de plantão 24h durante o final de semana.
22. As solicitações podem ser feitas através do telefone 199, a ligação é gratuita e dispensa o uso de cartão telefônico. As equipes estarão de prontidão para atender toda a demanda.
23. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a temperatura será de 22ºC a mínima e 28ºC a máxima. Segundo o órgão, o tempo deverá permanecer nublado com nuvens esparsas e possibilidades de chuva à noite.
24. A deputada Lídice da Mata (PSB) receberá na próxima terça-feira (7) o Troféu Mulher Influente oferecido pelo Jornal MG Turismo, em Belo Horizonte.
26. O Viagra subiu de preço em 20% nas farmácias. Assim não dá.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>