Miudinhas
Tasso Franco
26/05/2010 às
22:09
O DIA QUE WAGNER DEVE TIRAR DE SUA HISTÓRIA E RETOMAR A AGENDA BAHIA
Crime do delegado repercute intensamento no meio político
Foto: BJÁ |
 |
Procurador da República, Wilson Neto, e chefe MPF, Danilo Dias, na CPI Metrô com docunentos |
Miudinhas globais:
1. O assassinato do delegado Clayton Leão, titular da 18* de Camaçari, tem uma intensa repercussão política e provoca um estrago enorme na imagem do governo da Bahia. E, por tabela, no governador Jaques Wagner. Além disso, revela que apesar de entendimento diferenciado do secretário César Nunes, da Segurança, o crime está mais audacioso, preparado e atuando sem temer a Polícia.
2. Ou seja, o crime organizado, para usar uma expressão do meio policial, se instalou na Bahia e age em diferentes áreas: no tráfico de drogras, em assaltos a bancos, extorções e sequestros relâmpagos para fazer dinheiro e utilizar recursos na soltura de presos, investimentos imobiliários e outros procedimentos.
3. O crime do delegado Clayton não pode ser visto como uma fatalidade, um acaso, uma ousadia esporádica de bandidos porque se soma a outros tantos, centenas de homicídios, milhares, que vêem ocorrendo na Bahia numa escalada crescente nos últimos 3 anos e 5 meses, desde que Wagner assumiu o governo, embora se reconheça que o governo não está paralisado e promove ações em defesa dos cidadãos e no aparelhamento do corpo policial como um total e em suas estruturas de apoio e logística,
4. A questão é que, até agora, os indicadores da violência só crescem e casos e casos vão acontecendo numa rotina que parece não ter fim.
5. Evidente, pois, que, quando ocorre um fato como o assassinato de um delegado pelo crime organizado, na sala de estar da Polícia, atingindo um dos seus homens graduados que atua no combate ao crime e ao tráfico de drogas na região mais dinâmica e industrial da Bahia, passa uma nítida sensação ao homem comum, ao cidadão classe média, da falta de proteção, de inércia, apatia e tudo mais. Drescença no governo.
6. O que se ouviu falar com mais frequência no dia de hoje foi a seguinte frase: - Se estão matando a Polícia o que será de nós.
7. A reação no mundo político foi imediata, da análise jurídica visando um pedindo de intervenção federal na Bahia, com uso da Força de Segurança, à crítica contundente dos adversários do governador, Paulo Souto e Geddel Vieira Lima, os quais, batem numa mesma tecla situando que falta atitude por parte do governador Wagner.
8. Souto relaciona 14 mil homicícios em 3 anos e 5 meses, com 11 mortes violentas ao dia; e Geddel assegura que há descontrole e falta coragem para enfrentar o problema. Até o senador ACM Jr, normalmente discreto, comentou que a Bahia vive momento de abismo.
9. De fato, ainda sem se chegar a essa condição de precipício, de fundo do poço, vive-se na Bahia atual uma situação muito preocupante no âmbito da segurança pública.
10. Lembro que, no início do governo Wagner, os representantes dos três poderes mais importantes do Estado - Executivo, Legislativo e Judiciário - assinaram um documento (Agenda Bahia), com direito a solenidade em salão nobre, definindo ações integradas no campo da segurança, as quais, nunca foram executadas, salvo melhor juizo em 20% do que foi acordado.
11. Antes da assinatura desse pacto aconteceram várias reuniões com as equipes de Paulo Bezerra (então secretário de Segurança), Marília Muricy (então secretária de Justiça), Marcelo Nilo (presidente da Assembleia) e Benito Alcântara (então presidente do TJ) e mais representantes do MP, Defensoria Pública e outros entes quando foram traçadas as diretrizes no combate ao crime, na tentativa de combater a violência, nas formas de capacitação, nova LOJ (Lei do Ordenamento Jurídico) e assim sucessivamente. Pouco se fez.
12. O governo tem uma conduta revelada apenas parcialmente eficiente porque está amparada na qualificação e quantificação das Polícias (mais armas, equipamentos e pessoal), inteligência e enfrentamento.
13. Ora, sem uma ação integrada, sem mecanismos de controle jurídico mais duros (o secretário queixa-se com frequência que a Polícia prende e a Justiça solta), e sem que o governador chame a sí essa responsabilidade, comandante de toda operação, nada feito. Agir, já.
**
14. O governador Jaques Wagner em entrevista numa emissora de TV disse que a Polícia vai continuar combatendo o crime e os traficantes de drogas. E voltou a situar o crack como o mais grave problema da atualidade, em relação ao aumento da violência.
15. E o senador João Durval (PDT)! Nem diante desta situação de comoção em Salvador emite sua opinião.
16. A novela do reajuste da PM na Assembleia Legislativa ficou para a próxima semana.
17. Quem defende a PEC 29 quer o retorno da CPMF da Saúde.
18. Curandeiros pedem proteção na Copa da África do Sul. Diz, na Bahia, que se isso valesse alguma coisa o Bahia era campeão todos os anos.
19. O pacote de documentos que o Procurador da República na Bahia, Wilson Rocha Almeida Neto, entregou na CPI do Metrô, assustou até alguns deputados. Acompanhado do chefe do MPF no estado, Danilo Pinheiro Dias, Neto entregou a papelada (8 mil cópias ou mais) ao presidente Álvaro Gomes.
20. E mais disse o procurador que existe um mar de papéis nos processos envolvendo ilícitos do Metrosal. Só os relacionados ao contrato original da obra encheria uma mesa grande, confidenciou Almeida Neto.
21. Segundo o procurador, o Exército (pessoal da engenharia) vai fazer uma varredura nas planilhas de custos das obras do Metrosal.
22. Essa foi do deputado Elmar Nascimento (PR) ao situar a transferência do contrato da Impregilo para a Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez e Siemens:- Nenhum empresa é irmã Dulce para entregar contratos assim numa boa.
23. Um dos pepinos já detectatos pela CPI é o elevado do Bonocô.
24. Sobre o crime do delegado Clayton Leão nenhum deputado (salvo melhor juizo) saiu em defesa do governador. Wagner "apanhou" mais do que mala velha. E nada.
25. E o pessoal da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia? Muda.
26. O galego ficou só no front recebendo bombardeios de todos os lados.
27. O Rasta do Pelô ficou com uma inveja danada dos jogadores da seleção que foram ao beija mão de Lula.
28. A jornalista Lívia Rangel deixa a assessoria de imprensa do Groove Bar.
29. Nesta quinta, 27, missa de 7* dia pela morte do poeta Damário Cruz, na Capela Interna do Vieira, 20h.
30. O vice-prefeito Edvaldo Brito fez uma visita de cortesia ao IGHB.
31. O senador César Borges acha que tem dedo do PT na nota armada no Valor Econômico contra ele.
32. O Sindilimp, de Suica, foi a única categoria que eu saiba (fora da Polícia) que se solidarizou com a Polícia. O Sindpoc, em seu site, não deu a mínima.
33. O site da Associação dos Delegados da Bahia está em manutenção.
34. Mais 7 barracas de praia da Orla Atlântica foram ao chão. Sem dó; nem piedade.
35. Lei Municipal vai proibir uso de celulares dentro das agências bancárias.
36. Uma vergonha essa bolsa auxílio à viúva de Glauber Rocha, Quem luta contra ditaduras e outros faz por ideologia e não por dinheiro. Se Glauber fosse vivo seria o primeiro a criticar tal atitude.
37. O comercial de Geddel na TV tá poluido com o letere passando junto à sua fala com relação de cidades. O telespectador não presta a atenção nem numa coisa; nem na outra.
38. O comercial de Serra sobre a Bahia na telinha não come ninguém.
39. O JN da Globo brindou a Bahia com dois casos que só mancham a imagem do estado.
40. O deputado estadual Carlos Gaban (DEM) lamentou hoje, em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia, o assassinato violento do delegado Cleyton Leão Chaves, titular da 18ª Delegacia de Polícia de Camaçari.
41. "Isso é um reflexo da insegurança na Bahia, onde os bandidos estão cada vez mais ousados na medida em que o governo do PT não investe no aparelhamento das polícias e em inteligência, além de não assegurar o policiamento ostensivo nas grandes, médias e até pequenas cidades", declarou o parlamentar.
42. Wagner tem que riscar esse dia 26 de sua história política. Pé de pato mangalô 3 vezes meu caro.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>