Miudinhas
Tasso Franco
23/05/2010 às  21:00

LULA CHEGA AO TETO NO NORDESTE COM 85% DE APROVAÇÃO DE ÓTIMO/BOM

Moradores do Doron estão desconfiados de novos ricos no bairro classe média baixa



Foto: BJÁ
Desolação em Patamares com derrubada das barracas e chuvas no final de semana
  Miudinhas globais:

  1. A expectativa é grande sobre a divulgação de uma pesquisa DataFolha, nesta segunda-feira ou terça-feira, sobre as eleições na Bahia, em sequência a 5ª rodada do Instituto sobre a Presidência da República. A curiosidade é enorme porque o presidente Lula da Silva bateu a casa de 85% de ótimo/bom de avaliação do seu governo no NE, campo realizado nos dias 20 e 21 de maio. Se Lula já detém um recorde no Brasil (76%), os 85% no Nordeste representam um super-recorde.

  2. Daí a ansiedade em saber se Lula estaria transferindo intenções de votos para o governador Jaques Wagner e/ou se o governador da Bahia tem que mostrar com cabedal próprio, e o esforço de Lula, na compreensão da população, estaria direcionado para Dilma. Embora, em tese, sejam um ente único porque Dilma é do PT e Wagner também, na Bahia existem dois candidatos da base do governo federal, e o eleitorado pode estar captando essa percepção e ainda não se decidiu.

  3. Só os números poderão dizer isso e não arriscarei um comentário sem tê-los. Observe, no entanto, que Dilma já está com 44% de intenções de votos no NE (DataFolha, 20 a 21 de maio), número superior ao percentual de Wagner na última Vox Populi/Band (41%); e José Serra tem 33% nesta região, número cabeça-com-cabeça que tem Paulo Souto (32%, Vox/Band). 

  4. E, mais curioso ainda, de todas as regiões pesquisadas pelo DataFolha o NE foi a única que Serra não caiu ainda que Dilma tenha saltado de 36% para 44%, alta de 7 pontos. O analista do Instituto atribui essa performance de Serra, manter os 33% no NE, às suas vindas a Bahia (duas vezes) e ao Ceará.

  5. Como Serra decidiu fazer sua Convenção Nacional na Bahia, em Salvador, próximo dia 12, é provável que mantenha esse percentual na região (o DataFolha não dá o número isolado da Bahia) e/ou até aumente um pouco. Isso fortaleceria a candidatura Souto, o qual, vem sendo considerado pela população o adversário de Wagner. Compreensão, aliás, que também é do governador.

  6. Neste cenário, ainda não polarizado porque vive-se a fase de pré-campanha, Geddel tem que avançar senão fica de fora. E é isso que o candidato do PMDB está tentando fazer com frequentes visitas ao interior, ainda que considere que esse movimento só se dará na campanha propriamente dita.

  7. Dia 11 de junho vem a Copa do Mundo de Futebol. É provável que o DataFolha só retorne a campo após o Mundial, dia 11 de julho. Data boa porque é a partir de 6 de julho que os candidatos estão autorizados pelo TSE a fazerem propaganda na internet e outras, e também cessa-se a propaganda governamental oficial. Dia 17 de agosto, iniciam-se os programas eleitorais no rádio e na TV.

  8. É a partir desta última data que Geddel espera crescer e não deixar que o jogo seja somente entre Souto e Wagner.
                                                 **
  9. Depois da queda, coice. Sem as barracas de praias da Orla Atlântica e com chuvas no final de semana, os barraqueiros penaram.

  10. Moradores do Conjunto Doron andam assustados com alguns assalariados funcionários públicos do estado que estariam mostrando sinais explícitos de riqueza, com carrões novos e outros luxos.

  11. E-mails que chegam à redação do BJÁ dão conta até quais órgãos essas pessoas trabalham. Dizem que matéria publicada em A Tarde neste domingo sobre investigações do MP na SESAB deixaram personagens sem dormir no Doron.

  12. José Eduardo Dutra, presidente do PT, e Antonio Palocci abdicaram de suas candidaturas a deputados federais para serem assessores da campanha Dilma. Caso eleita, são dois nomes ministeriáveis.

  13. Dr Abelardo, camarada da Embasa, tem leitor pedindo pra vosmincê colocar o Água Para Todos na Santa Cruz do Rio Vermelho.

  14. Duda Mendonça só atira no alvo. Está fazendo a campanha de Paulo Skaf a governador de SP. Pode faltar tudo nesse sítio, menos capilé. O socialista Skaf, santo pai!, é presidente da FIESP.

  15. José Luiz Penna está na presidência nacional do PV desde 1999. E eu lá sabia que o osso do PV era suculento. Segundo Rose Losacco, uma das fundadoras do PV no Brasil, Penna é o "Fidel Castro do PV", não larga o osso nem a pau.

  16. A Schin vai lançar o Viva para concorrer com o H2O. O Viva será fabricado em Alagoinhas.

  17. O prefeito de São Luis, MA, tirou uma do saudoso Raimundo Urbano e mandou asfaltar ruas do centro histórico do condado dos Sarney.

  18. Entre os finalistas da etapa brasileira do Campeonato Mundial de Serviços Volks ninguém da Sanave e da Baviera.

  19. O evangélico Valdemiro Santiago da Igreja Mundial do Poder de Deus está negociando a compra de um jatinho Global por apenas 48 milhões de dólares.

  20. Já falei há tempos com o Rasta do Pelô pra ele largar o tamborim e colocar uma Igreja Evangélica no Pelô e nada acontece. Este vai chegar no céu no burrico de Bira do Jegue. Já o bispo Santiago vai de jatinho.

  21. O Vitória voltou ao seu frequente azar. Tomou um gol do vovozão aos 47 min do segundo tempo.

  22. O arcebispo de Porto Velho, Dom Moacyr Grechi, menor de Marina Silva, diz que falta a própria perfil presidencial.

  23. O povo de Lauro estranhou a etiqueta usada pela prefeita Moema na entrega das geladeiras da Ação Global. Tava era chic. Parecia a Marta Suplicy.

  24. Foi bacana a festa político-cultural-etílica do deputado Waldenor Pereira, na Casa d'Itália. Waldenor é candidato a deputado federal e faz dobrabinda com o ex-prefeito de Conquista, José Raimundo.

  25. O etílico aí é por minha conta porque domingo com chuva em Salvador ninguém merece e tem que se molhar a garganta por dentro.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>