Miudinhas
Tasso Franco
14/05/2010 às
22:02
BAHIA VIRA OBJETO DESEJO DOS PRESIDENCIÁVEIS E CONTRA-PARTIDA É VITAL
Reparação: Almir Melo não foi convocado pela CPI do Metrosal
: BJÁ |
 |
Metrosal ganha novo apelido (Cadáver) e João garante que agora vai levantar o tal |
Miudinhas globais:
1. Neste fim de semana, anuncia-se a presença da ex-ministra Dilma Rousseff, candidata do PT à Presidência da República, em Salvador, para homologar em Congresso deste partido, o nome do governador Wagner como candidato à reeleição. Dá-se como certo, também, o anúncio da chapa completa da coligação PT/PCdoB/PSB/PDT/PP com Otto Alencar (PP) na vice; e os deputados Walter Pinheiro (PT) e Lídice da Mata (PSB), ao Senado.
2. O entendimento é de que está tudo amadurecido, discutido e analisado no âmbito da coligação e chegou à hora de anunciar a chapa e partir para uma segunda fase da pré-campanha, de organização das forças em bloco, do uso de uma mesma linguagem contra os argumentos dos adversários, até que aconteçam as convenções partidárias que se darão entre 10 a 30 de junho.
3. Essas convenções, com raros acidentes de percursos, normalmente são homologatórias. Embora, às vezes, guardem surpresas para candidatos a deputados, alguns dos quais, chegam como candidatos e saem sem esse beneplácito.
4. Anuncia-se, ainda, que o PSDB nacional decidiu fazer sua Convenção homologatória ao nome de José Serra, em Salvador, com data base ainda não confirmada, em 12 de junho. Em sendo assim, restam 28 dias para que Serra complete sua chapa, se com Francisco Dornellas, do PP; ou alguém representante das Gerais.
5. Entre os nomes falados, o noticiário sempre cita o ex-presidente Itamar Franco. Minas é um estado muito poderoso politicamente e não deve, nem gosta, de ficar fora da sucessão nacional.
6. Numa terceira ponta, diz-se que a candidata do PV a presidência, Marina Silva, que não pode comparecer ao último evento do partido na Bahia, retida por problemas aéreos em viagem aos EUA, viria a Bahia em breve. Ainda só não teria decidido por isso devido escaramuças internas no PV, cuja direção partidária na Bahia, centralizada nas mãos do deputado Édson Duarte e agora também de Bassuma, não admitem candidaturas ao Senado que não seja a única de Duarte, vetando pretensões de João Jorge, e de Bete Wagner, que tentam, pelo menos, se apresentarem como candidatas.
7. Ora, o PV, por sua própria natureza e origem, é só analisar o que se passa na Europa, especialmente na Alemanha que é o seu berço, é um partido aberto ao debate, ao diálogo e as novas formas de expressão. João Jorge, presidente do Olodum, é uma delas. Mas, não tem como, sequer, aproximar-se da possibilidade de ser candidato ao Senado, o que seria bastante salutar para o PV e para a Bahia.
8. Pelo menos, em níveis de debates, já que as chances deste partido em eleger alguém para governador e senador sejam mínimas. Mas, seria uma abertura, uma nova dinâmica nas relações de propostas.
9. De todo esse caldo de cultura política se depreende que a Bahia, menos por sua origem e cultura, berço da Nação brasileira, e mais por interesses eleitorais (4º colégio do país em número de votos) está se tornando objeto de desejo dos candidatos. Serra porque precisa melhorar sua performance no NE e a Bahia é o estado mais importante da região.
10. Dilma porque não pode deixar Serra avançar no terreiro onde o PT tem seu mais expressivo governador. E Marina por sua pregação messiânica ambientalista, agora certamente também espiritualista com Bassuma, onde o governo federal desenvolve seu maior projeto de transposição de águas do país.
11. Diria aqui do meu palanque, em véspera de Copa do Mundo, que a Bahia passou a ser a bola da vez. Que os candidatos, pois, amarrem contra-partidas para o Estado. Senão vamos ficar mais oito anos com 4 km de linhas de Metrô e canaleta viária na Paralela.
**
12. Reparação: o ex-secretário de Transporte da Prefeitura de Salvador, Almir Melo, não foi convocado para depor na CPI do Metrô como noticiado neste site.
13. O ex-prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy, também não foi convocado. Houve uma sugestão do deputado Paulo Câmera, PDT, que ficou de ser analisada na próxima quarta-feira, 19.
14. Já que estamos falando da CPI do Metrô, fontes jurídicas ouvidas pelo BJÁ apontam que mesmo na esfera cível é passível de indisponibilidade para se ter acesso aos autos, em função da conexão com o processo criminal que está paralisado por decisão do STJ.
15. Lula comparou Dilma a Mandela. Paciência com o andar camarada.
16. O entendimento de dirigente do PMDB é de que, se Dilma vem para um Congresso do PT para homologar Wagner, terá que fazer o mesmo quando chegar a vez de Geddel. Vai ser o primeiro teste dos dois palanques.
17. César Borges teme que 20.000 empregos serão perdidos em Salvador diante das ações interpostas por procuradores do MP. Também é preciso andar devagar com o andor. Essa parece conta pra platéia.
18. Pelo menos a Coelba deu uma notícia razoável em notas pagas publicadas na midia impressa de Salvador: não vai cortar a luz de ninguém dos possíveis erros que cometeu.
19. Essa foi de Carlinhos Brown no show dos 39 anos da Embasa: - Outro dia cheguei no Candeal e encontrei um mano. E perguntei: E aí vêio tudo bem? - Ele me respondeu: Tá não. A Embasa cortou a minha luz.
20. Ele contou essa história pra mostrar que a população ainda confunde o que faz a Embasa e a Coelba. Na cabeça do povo, a Coelba também corta água. É uma confusão dos pecados.
21. Kaká aponta Júlio Batista como seu substituto. O Rasta do Pelô me disse que imaginava ser uma decisão de Dunga. Faz sentido.
22. As mesmas restrições do IPHAN para o São João do Pelô valem para o Carnaval. Não só para o Pelourinho mas também para o Farol da Barra. Só quero ver se o IPHAN terá aquilo roxo para manter esse baião.
23. O decreto de carga e descarga da Prefeitura foi adiado para mais 30 dias. Já começa desmoralizado.
24. A interpretação da reza de Santo Antonio de Carlinhos Brown com a Orquestra Sinfônica Neojibá foi de arrepiar.
25. O deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA) apresentou emenda ao Projeto de Lei 1481/07, do Senado Federal para garantir a participação das mulheres no Conselho Gestor de Comunicação.
26. A proposta dispõe sobre o acesso a redes digitais de informação em estabelecimentos de ensino e altera a Lei do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações).
27. No assalto ao irmão do empresário Antonio Lomes, em Serrinha, Almir, os marginais colocaram uma tia minha (Mirtô) na mira do revólver. Uma senhora com mais de 70 anos de idade que nunca usou sequer de badoque. É. A violência chegou ao interior com força total.
28. A Câmara Municipal de Feira de Santana homenageou nesta sexta-feira, em Sessão Solene, o deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT) com a Comenda Maria Quitéria. O título feirense foi concedido ao parlamentar é uma iniciativa do vereador Angelo Almeida (PT), aprovado por unanimidade da Casa.
29. Segundo Ângelo, o deputado ado é uma "figura relevante da política nacional que honra os feirenses". Ele ainda afirma que Carneiro é "um político exemplar na Câmara dos Deputados e que tem trabalhado incansavelmente por Feira de Santana".
30. (Cress) - O mês de maio traz data muito especial para os Assistentes Sociais: o dia 15, quando se comemora o seu dia e marca a profissão desde o seu nascimento. Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica "Rerum Novarum", apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja.
31. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias. Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial.
32. Mais uma do show de Brown para a Coelba 39 anos: - Hoje é dia de Nossa Senhora de Fátima. Não por acaso, aqui está na platéia a nossa Fátima. Sutil.
33. Depois que o procurador federal Vladimir Aras chamou o Metrosal (metrô de Salvador) de cadáver tem deputado na ALBA que só se refere ao equipamento com esse epíteto.
34. O prefeito João diz que, agora vai. O cadáver (alias, o Metrosal) sai em mais ou menos 90 dias com novos investimentos liberados.
35. A maldição de Caramuru pegou no solado do pé do secretário Fábio Mota, da SESP. Ainda não foi inaugurado o jardim e pista de cooper da Garibaldi e já estão furando o que foi feito. Santo pai!
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>