Miudinhas
Tasso Franco
13/05/2010 às  23:21

DILMA VEM AO CONGRESSO DO PT PARA HOMOLOGAR WAGNER, PINHEIRO E LÍDICE

Carlinhos Brown defende a data da Abolição (13 de maio) no show da Embasa


Foto: BJÁ
Sucab alarga pista no CAB em frente a Assembleia Legislativa para stook-car 2011
  Miudinhas globais:

 1. Os políticos estão entusiasmados com a multimida proporcionada pela internet em suas diferentes formas - blogs, páginas digitais, twitter, sites, etc - e acham que, nas próximas eleições, essa nova forma de interrelacionamento com a população vai contar muito. E vai mesmo. 

 2. Assim como aconteceu com a TV a partir dos anos 1960, mais precisamente com o marketing pós Lei Falcão, em 1986, e com o rádio, sobretudo no interior, anos 1970 em diante, a linguagem da web fará a diferença em alguns segmentos e para determinados candidatos.

           
  3. Há uma escala de prioridades que vai do macro, os candidatos à presidência da República, seguindo-se candidatos a governadores e senadores, e por último deputados federais e estaduais. Por ser mais abrangente, a candidatura à Presidente tende a sofrer uma maior influência da rede. E é também mais complexa porque o Brasil tem comportamentos culturais diferenciados de região para região. O que vale para o Rio Grande do Sul, nem sempre comove ou sensibiliza a baianada. E vice-versa.


           
  4. Mas, o certo é que ninguém deve ficar fora dessa onda porque ela veio pra valer. Não tem retorno. Nos dias atuais é muito mais fácil, ágil e com direito à resposta do eleitor um contato via rede do que no modelo antigo, do panfleto, da pichação de muro e outras formas de comunicação, embora, uma coisa não impeça a outra. São complementares.

  5. Ademais, não dá pra fazer comunicação web em sítios onde não existem computadores e a rede. E, na Bahia, são centenas, milhares de localidades, vilas, povoados, ainda carentes desses componentes tecnológicos.


           
  6. Vê-se, no entanto, a julgar pela Assembleia Legislativa do Estado que, dos 63 deputados da Casa, e também dos 39 da Câmara Federal, componentes da bancada da Bahia, que, hoje, algo em torno de 50% desse contingente já mantém boletins eletrônicos ou páginas digitais. Esse número só tem aumentado.

  7. Veja que, no início dessa legislatura, ano de 2007, na Assembleia Legislativa, salvo melhor juízo, não havia nenhum deputado atuando com a rede web.


           
  8. Está corretíssimo quem assim age porque a web é uma cultura. Assim como o rádio e a TV o são. Um hábito transformador. Então, se a pessoa fica de fora desse conceito não se insere nesse ambiente cultural perde tempo e oportunidades. Quando tentar se recuperar, e nada é impossível nesse sentido, já deixou de amealhar muitos seguidores.

  9. Além do que, essa cultura é muito nova no Brasil e na Bahia, especialmente, onde tudo chega sempre com atraso, e está em permanente mutação. Só agora que os Iphones estão disseminados na ALBA, ainda assim, numa parcela que não chega a 50% dos deputados.


           
  10. O jornalismo web é também muito recente na Bahia. Data de 2006, já depois da eleição de Wagner. Naquela campanha teve influência zero no processo eleitoral. Mas, expandiu de forma vertiginosa nos últimos 4 anos. Estima-se que existem mais de 500 sites e blogs no Estado, só de jornalismo, alguns dos quais, sobretudo no interior, agregados a radialistas e a programas de rádio. É uma força considerável. O eixo da comunicação sofreu uma transformação profunda.


           
  11. Então, nestas eleições de 2010, os candidatos devem ficar atentos a esse fenômeno e participarem dele como protagonistas, mesmo aqueles que atuam nos chamados "currais eleitorais". Até esse "currais" mudaram de perfis. A força da multimida rádio-web nesses sítios é impressionante. O passarinho azul é uma realidade. 


                                                       **
  12. Recém-chegada dos EUA, onde estudou na Universidade de Harvard, a jornalista Rosane Santana é uma das coordenadoras da equipe de cobertura das eleições 2010 do Portal Terra, dirigida pelo jornalista Bob Fernandes.

  13. Diz-se que César Borges e Walter Pinheiro tremeram na base com o anúncio da almejada candidatura de Bete Wagner ao Senado, pelo PV.

  14. Duvida-se que o secretário Abreu, exonerado pelo prefeito João, tenha organizado o projeto de desapropriações de 5 milhões de metros quadrados, em Salvador, sem o consentimento do prefeito. Mas, como a imprensa detonou o projeto, João cortou a cabeça d'Abreu.

  15. O Rasta do Pelô comenta que a greve dos servidores do Poder Judiciário só não é mais justa porque ele não está na folha dos super-salários. O Rasta ganha por ano, mesmo tocando tamborim fazendo bicos, o mesmo que o super-salário ganha por mês.

  16. Com essa desigualdade social nem pode ir mais a Cantina da Lua.

  20. Na festa dos 39 anos da Embasa, no TCA, Abelardo precisa fazer mais eventos porque teve gente chegando ao teatro 21h15min quando os shows começaram às 20h15min. Como era boca livre a direção do TCA deixou entrar.

  21. Dom Franquito diz que a panqueca da Norcon que levou 45 operários ao hospital ele não come nem a pau. E essa Norcon ainda ganhou, ano passado, prêmio de qualidade.

  22. O presidente da Embasa, Abelardo Oliveira, ao discursar nos 39 anos da Embasa em shows festivos nos TCA sentou à pua em FHC e sua política privatizante. Já Wagner foi mais elegante e destacou que o equilíbrio entre o público e o privado faz a diferença.

  23. Foi uma festa e tanto. Depois dos shows aja uisque e proseco. O pessoal parece até que estava com sede. Água, nem pensar. Só a interpretação de "Planeta Água" de Carlinhos Brown in palco.

  24. Falar nisso, Brown lembrou que o 13 de maio é a data da Abolição de Escravatura no Brasil. Muito justo. E disse ainda o cantor que a data merece o maior respeito. Teve negão que ficou roxo de raiva.

  25. "Brother Jim (Morrison)". Esse é o título do novo single virtual de Helio Rocha, disponível no site:http://www.myspace.com/heliorocha66.

  26. Estaria confirmada a presença da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, no Congresso Estadual do partido, no próximo domingo (16), às 11h. A ex-ministra virá a convite pessoal do governador Jaques Wagner, e participará da plenária final do encontro. 


  27. O Congresso Estadual acontecerá nos próximos dias 15 e 16 de maio, no Hotel Fiesta, e terá como pauta a política de alianças; a tática eleitoral e a composição das coligações majoritária e proporcionais. Irá deliberar ainda sobre as diretrizes e o programa de governo, além das orientações para o funcionamento dos Grupos de Trabalho Eleitoral Regionais e a estruturação da campanha. 

  28. O evento será aberto no sábado (15), a partir das 9h, com credenciamento e hospedagem dos delegados. A plenária de abertura está marcada para 11h. À tarde serão realizadas plenárias sobre conjuntura, estratégia, tática eleitoral e política de alianças. A homologação do nome do governador Jaques Wagner para reeleição acontece no domingo (16). Dele e de Pinheiro e Lídice ao Senado.


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>