Miudinhas
Tasso Franco
02/05/2010 às
22:17
RANKING DA BUROECONOMIA BAIANA EM COMPARATIVO COM OUTROS ESTADOS
Abdias Nascimento é o único brasileiro relacionado para o Nobel da Paz
Foto: MS |
|
Milhares de pessoas foram a Parada Disney que aconteceu em Salvador |
Miudinhas globais:
1. Sabe como se mede o tamanho da buroeconomia baiana e dos outros estados brasileiros? Relacionando, em cada um de per si, o total de empregos formais existentes com o número de funcionários e empregados públicos ou "barnabés" nos três níveis de governo.
2. Neste ranking, a Bahia ocupa, considerados os dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministerio do Trabalho e Emprego) de dezembro de 2008, que são os últimos existentes, a 4ª posição em quantidade, com um contingente de 572 mil, ficando atrás de São Paulo (1.559 milhão), Minas Gerais (816 mil) e Rio de Janeiro (686 mil ).
3. Agora, fazendo a relação com o total de empregos, verifica-se que o nosso estado ocupa, proporcionalmente, a nada honrosa 8ª posição em tamanho de buroeconomia, superando apenas os pequenos estados e o Distrito Federal.
4. Enquanto a relação funcionário/empregados totais alcança 30,7 %, o que equivale a um servidor do setor público para dois do privado, em estados sulistas como Santa Catarina o índice é de 12,7% (pouco mais de um para quase nove empregados privados), Paraná, 15,6 e Rio Grande do Sul, 16,4 %.
5. Também com relação aos estados que tem o maior contingente de funcionários, fica bastante aquém pois em São Paulo o índice é de 13,3 %, Rio de Janeiro, 18,5 e Minas Gerais, 19,5%. As maiores relações são Tocantins (50%), Amapá e Acre (47%), Paraiba e Piaui (43%)e Maranhão (41%).
6. No Brasil, existiam 8,274 milhões de "barnabés" para um total de 39,441 milhões de empregados, alcançando um índice nacional de 21% na escala da buroeconomia.
**
7. A próxima audiência pública realizada pelo Governo Municipal de Feira de Santana acontece nesta segunda-feira (3 de maio) no bairro Baraúnas, voltando a normatizar a programação de audiências a cada primeira segunda-feira do mês.
8. A audiência será no Centro de Educação Dom Silvério Albuquerque, na rua da Liberdade, sem número. No momento, a comunidade vai poder apresentar a suas reivindicações da comunidade para que o Governo determine ações para o beneficio dos moradores.
9. Centrais sindicais fazem ato político com Lula/Dilma no 1º de maio com patrocínio de dinheiro das estatais: o seu, o meu, o nosso dinheiro. Só da Petrobras foram mais de R$600 mil.
10. A chapa de Gabeira, no Rio de Janeiro, candidato a governador pelo PV vai abrigar César Maia, DEM, candidato ao Senado. Água e óleo. Mas, no Brasil, política é assim mesmo.
11. Ainda rende o fato de Dilma Rousseff ter se passado por Norma Benguell na passeata dos 100 Mil, ano 1968. Que mico dona Dilma!
12. Dr Neri, ilustre advogado e morador da Pituba, ex-assessor do prefeito João Henrique, diz que está ficando surdo com o som a boite Maria&João. A Prefeitura insiste em dar licença a casa noturna que fica em área residencial e não tem acústica.
13. Abdias Nascimentos é o único brasileiro relacionado entre os 237 candidatos ao Prêmio Novel da Paz. Aos 96 anos, vive no Rio e tem uma baita história. Seria um grande prêmio para o Brasil.
14. As inscrições para o programa No Limite da Rede Globo vão até dia 25.
15. "Tengo Hambre" (tenho fome) é o cartaz mais utilizado atualmente nas ruas das grandes cidades da Espanha. A taxa de desemprego por lá bateu 20%. Zapatero tá com os dias contados.
16. Mário Kértész recebeu amigos e autoridades em coquetel dos 10 anos de Rádio Metrópole. MK deu uma nova dimensão no radiojornalismo baiano. Foi a grande novidade que apareceu nesse segmento na última década.
17. Camaçari já foi um pólo importante na luta dos trabalhadores. Marcava posições no 1º de maio e fazia belas manifestações. Este ano, no entanto, a data foi marcada no município, preferencialmente, com a Marcha Para Jesus.
18. O Rasta do Pelô me dizia que Jesus era um revolucionário, mas, nunca deu um prego numa barra de sabão.
19. Falar no Rasta ele ganhou um companheiro de tiradas: O Lobisomem de Serrinha. Este vai falar de coisas do interior. O Rasta se encarrega da capital.
20. Levantamento feito por uma empresa de medição de midia revela que, depois de César Nunes (secretário da Segurança Pública), o secretário número 2 mais criticado é Jorge Solla, da Saúde.
21. Agora, o menos criticado é o da Educação. O pessoal não sabe nem o nome do cidadão. Faz alguma coisa aí meu caro.
22. Agora, levantamento feito por uma empresa de pesquisa avalia que, entre alguns prefeitos pesquisados, quem tem melhor posição na Bahia é Tarcízio Pimenta, de Feira; quem tá mal, é o prefeito de Juazeiro, do PCdoB.
23. Três micaretas rolando no final de semana e o governador Wagner não teria dado as caras em nenhuma delas.
24. Choveu hora e meia neste domingo pela manhã em Lauro de Freitas e inundações voltaram em alguns pontos, ainda que em menor intensidade do que do último abril. Ainda assim, o Sebrae diz que a prefeita de Lauro é vencedora do Prêmio Empreendedora.
25. STF decide que Lei da Anistia vale para todos. Ação da OAB foi rejeitada por 7 votos a 2.
26. O debate de 90 minutos entre os líderes políticos britânicos terminou. Ficou-se com a impressão de David Cameron ter-se saído melhor do que seus adversários. Fotografou melhor e formulou diagnósticos, prognósticos e terapêuticas de maneira mais clara.
27. Gordon Brown pareceu acossado pelos efeitos de uma crise econômica surgida depois de 13 anos de os Trabalhistas estarem no poder.
28. Clegg se expressou, por vezes, de modo atabalhoado e deixou no ar um cheiro de incerteza diante de um risco de uma mudança tão inabitual para uma terceira via num país como o Reino Unido.
29. Clegg é considerado o azarão nas eleições do Reino Unidos. Mas, especialistas garantem que, diante de novos debates, ele vai dançar feio.
30. No Brasil, Marina Silva reclama que a midia está polarizando a campanha entre Dilma x Serra. Tem algum sentido porque são os dois candidatos mais competitivos. Cabe a ela entrar no circuito.
echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>