Miudinhas
Tasso Franco
14/04/2010 às  22:28

PMDB NÃO TEME EFEITO MARIA LUIZA NA CAMPANHA, MAS PODE HAVER ESTRAGOS

Projeto do prefeito João sobre carga e desarga de mercadorias é polêmico


Foto: BJÁ
A deputada Maria Luiza está livre para apoiar um candidato a governador
  Miudinhas globais:
           
  1. A decisão da deputada estadual Maria Luiza (PSC), esposa do prefeito João Henrique (PMDB), de afastar-se da vida político-partidária e retornar às suas atividades no campo da assistência social na Prefeitura do Salvador, até que as nuvens fiquem mais claras no horizonte, de pronto, provocou abalos na coligação do PMDB, encabeçada pelo deputado Geddel Vieira Lima, mas, nada que pareça assustar este candidato nem muito menos fraturar a unidade da aliança PMDB/PR/PSC.


           
  2. Perde-se de imediato devido ao impacto da notícia, em especial diante das declarações da deputada rejeitando Geddel, porém, a médio-prazo, quando a campanha estiver efervescente lá pra meados de setembro próximo, deixará de ser um fato relevante e perderá seu efeito.

  3. Salvo, evidente, se o prefeito João Henrique tivesse concordado com as afirmações e a atitude da deputada, o que considerou um gesto pessoal, e também se posicionasse contra Geddel. Não foi o caso.


           
   4. Maria Luiza é uma deputada ainda sem vôo próprio. Sua eleição a Assembleia Legislativa se deve, basicamente, ao prestígio e votos do seu marido, embora tivesse feito sua parte e conquistado seu espaço próprio para efetivar um resultado eleitoral positivo.



   5. Político algum, salvo raríssimas exceções, elege um "poste". A pessoa que participa do processo eleitoral tem que dizer quem é e a que veio.



  6. E a deputada Maria Luiza é uma dessas pessoas surpreendentes na política. Emite suas opiniões de forma muito franca, diferente do "feijão com arroz" tradicional que alimenta esse caldo de cultura, tem voz própria, personalidade firme e sabe o que quer. Como disse em seu discurso na ALBA: "Aprendi que ser flexível não significa ser fraca ou não ter personalidade, pois, não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados".



  7. No momento, devido ao rigor da Lei Eleitoral, a deputada está com as "asas" amarradas porque integra o PSC e este partido alinha-se com Geddel. Não tem como, em hipótese evocativa do outro lado, apoiar Wagner ou Souto porque estes compõem outras coligações, e sua candidatura estaria sujeita à impugnação.

  8. A questão é que a deputada já disse estar livre e fora da "farsa" em que vivia, "rodeada de fogo amigo", e pode fazer esse apoio de forma informal porque o mandato para ela perdeu o sentido.



  9. Nada impedirá que possa subir no palanque de Wagner ou de Souto, participar de eventos políticos e outros mais porque, como afirmou que "sou PSC ...sem vocação para refém...) estará dando pouca atenção a este partido, quer ver Eliel Santana à distância, bem longe, e aí, sim, se isso acontecer vai ser um embaralhamento na cabeça do prefeito que ninguém pode prever o resultado.



  10. Pelos dados da história, episódios envolvendo mulheres de políticos na política, e no Brasil são inúmeros casos, sempre resultaram num rolo enorme.  Haja "guerra fria".
      
                                                   **
  11. Os episódios do grampo e invasão da UFBA voltarão ao marketing político durante a próxima campanha eleitoral. É o que se diz nos bastidores.

  12. Em nota distribuida à imprensa nesta quarta-feira, 14, o presidente regional do PT, Jonas Paulo, diz que o partido continua otimista sobre a reeleição de Wagner.

Segundo o presidente petista as sondagens apontam nessa direção.

  13. No mais, a nota de Jonas é panfleto puro,

  14. Anuncia-se uma "passarela moderna" na reurbanização da Avenida Pinto de Aguiar. Como diria o Rasta do Pelô é o mínimo que se espera. Passarela antiga é que não dá!

  15. O prefeito João Henrique publicou o decreto bastante polêmico e que mexe com a vida de milhares de empresas na capital. A carga e descarga de mercadorias nos dias de semana só poderão ser feitas das 21h às 6h do dia seguinte. E, sábados e domingos, das 14h às 8h.

  16. Trata-se de uma decisão que altera e muito o movimento de reabastecimento das empresas e, numa cidade com falta de segurança como está, vai ser um problemão. Imagina só caminhões descarregando mercadorias na Avenida Sete meia noite!

  17. Uma outra questão é quem vai fiscalizar a aplicabilidade de tal decreto numa cidade da dimensão de Salvador, com 3 milhões de habitantes? A Prefeitura, hoje, ao que se sabe não tem estrutura para isso.

  18. Mas, decreto é decreto: assinou tá valendo.

  19. Na Bahia, até Congresso da ONU termina em folclore.

  20. Enquente feita pelo BahiaJá apontou que 85.29% dos nossos leitores aprovaram a atitude do policial aposentado que atirou num assaltante de mulheres em veículos. Apenas 14.71% disseram não.

  21. Bom outdoor do Cemitério Bosque da Paz com o slogan "Respeito a Gerações" e a foto de uma criança no ombro do pai. Bacana. Parabéns.

  22. A desembargadora aposentada Maria Eleonora Cajahyba lançou nesta tarde de quarta-feira, no saguão Nestor Duarte da Assembleia Legislativa o livro "Lógica, Razão e Justiça" em tarde/noite de autógrafos bastante concorrida.

  23. Por iniciativa do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), será realizado, nesta
quinta-feira (15), o "Seminário de Incentivo a Doação de Medula Óssea". O
evento acontece, às 15 horas, no Plenário Cosme de Farias.

  24. A Câmara sediou nesta quinta-feira (14), no auditório do anexo Emmerson
José, a reunião da Lúpicos Organizados da Bahia (Loba), apoiada pelo
vereador e médico Odiosvaldo Vigas (PDT).

  25. De acordo com a presidente da Loba, Jaciara Santos, o encontro acontece uma
vez por mês e serve para tirar dúvidas dos novos portadores da doença e
orientá-los como encontrar tratamento médico, além de dar suporte aos
portadores mais antigos.

  26. A união homoafetiva será tema de debate nesta sexta-feira (16), às 19h, no
Centro de Cultura da Câmara Municipal, na Praça Thomé de Souza.
 
  27. A discussão, realizada pela vereadora Vânia Galvão (PT) em parceria com a
vereadora Marta Rodrigues (PT), traz a Salvador a desembargadora Maria
Berenice Dias, conhecida na luta pelos direitos LGBT no Brasil.

  28. Maria Berenice participa, também nesta sexta (16), do 12º Congresso da ONU sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, no Centro de Convenções.

  29. Neste sábado, dia 17 de abril, a partir das 12h30, acontece a 23º Regata da
Redenção, no Aratu Iate Clube. A largada dos veleiros de oceano das classes
RGS Cruz C, RGS Reg C, Mini Oceano e Trindad 37, e demais classes será nas
proximidades da Praia de Botelho, município de lha de Maré.

  30.  edição desta semana de J&Cia traz como chamadas de capa a equipe de imprensa e comunicação da campanha presidencial de Dilma Roussef, na qual já estão trabalhando Helena Chagas, Mário Marona, Ricardo Amaral, Oswaldo Buarim, Camila Baeta, Roberto Stuckert e Róbson Barenho;

  31. As saídas de Ribamar Oliveira e Ângela Bittencourt da assessoria do BC, rumo ao Valor Econômico; de Raul Varassin, do SBT, após dez anos como chefe de Reportagem; e de Lucas Figueiredo, do Estado de Minas, para se dedicar a projetos autorais em livro e cinema;

  32. Além da parceria que a TV Cultura firmou com a rede pública portuguesa RTP e do lançamento do site especial do UOL para a cobertura das eleições. Outros destaques ficam para novo estudo do Instituto FSB Pesquisa, mostrando que a internet ganha espaço entre deputados federais; o prêmio internacional que ganhou o blog Fatos e dados, da Petrobras; e uma bem-humorada história de Fernando Morgado no Memórias da Redação, que é também uma aula de texto jornalístic


echo getBaseUrl() . fullLink('/' . string2Url(getNomeColunistaSessaoByColuna($idColuna)) . '/' . string2Url(getNomeColunaSessao($idColuna)), $idMateria, $objColunaMateria->arrMateriaColuna['dia'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['mes'], $objColunaMateria->arrMateriaColuna['ano'], stripslashes($objColunaMateria->arrMateriaColuna['titulo'])); ?>