13/01/2016 às 09:36
AFRISIO VIEIRA LIMA, companheiro de memoráveis lutas
Almir Melo é prefeito de Canavieiras e amigo da família
Chora a Bahia, chora o Brasil, chora Canavieiras com a perda do ilustre brasileiro Afrísio Vieira Lima.
E ele desaparece justamente numa hora em que a classe política está em baixa junto à opinião pública. Justamente Afrísio, que poderia contribuir para forjar novos homens públicos, como fez com os filhos – não menos ilustres – Geddel Vieira Lima, que ocupou vários cargos no legislativo e executivo; e Lúcio Vieira Lima, reconhecidamente um dos melhores e mais desenvoltos deputados da Câmara Federal.
Afrísio conseguiu transferir seus genes físicos, morais e políticos para os filhos. Como homem público, exerceu funções e cargos nos três poderes. Foi vereador, deputado estadual, federal, secretário da Segurança Pública da Bahia, diretor-presidente da Codeba, superintendente do Centro Industrial de Aratu, superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e presidente da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb).
Durante toda sua vida contribuiu para que pudéssemos viver num país melhor, exercendo sua influência para que Canavieiras participasse dos recursos estadual e federal com a construção de obras e serviços. Fez o que deveria: recebeu os votos dos canavieirenses, retribuiu com muito trabalho e dedicação. Coisa que somente um homem público de sua estirpe consegue fazer ao assumir um compromisso.
Se na política agia com determinação, na vida familiar não foi diferente ao transferir seu DNA político aos filhos Geddel e Lúcio Vieira Lima, homens públicos que conseguir se distinguir dos demais pela conduta exemplar. Antes da política, aprenderam no convívio familiar a se relacionar com as pessoas como amigos. E verdadeiros amigos.
Todos – pai e filhos – são homens do bom combate, daqueles que sabem reconhecer os adversários e não apenas tratá-los como inimigos, pois no futuro poderão comungar com seus ideais. São pessoas que nunca precisaram “vender a alma ao diabo”, como comumente ouvimos falar na política, pois sabem traçar o norte, sempre de acordo com princípios altruístas.
E estou à vontade para falar da família Vieira Lima, companheiros de trincheiras em memoráveis lutas políticas. Juntos, participamos do processo político baiano e canavieirense, sempre defendendo nossos ideais de fazer mais por esta terra. Em momento algum fugimos um só milímetro de nossos propósitos e alcançamos a vitória pela reconstrução de Canavieiras.
E tudo começou com Afrísio candidato a deputado federal e que recebeu uma expressiva votação do povo de Canavieiras. Em seguida, o filho Geddel, que encampou lutas homéricas para os que tratavam esta terra como um feudo insignificante e teve continuidade com Lúcio, deputado responsável pela liberação de recursos para a construção de grandes projetos turísticos em Canavieiras.
O nosso relacionamento não era decorrente de simples contato político, mas de uma amizade sólida, cimentada na lutas democráticas, calcada no respeito às diferenças para a construção de uma sociedade mais justa. Essa convivência respeitosa que dura anos a fio passou como um filme em meu pensamento durante a despedida deste patriarca do nosso mundo.
Cada vez estou mais convicto que este Brasil pode ser uma terra de oportunidade para seus filhos, bastando, para isso, que usemos como exemplo a conduta exemplar de um homem como Afrísio Vieira Lima, que deixou um legado a ser seguido por todos.
Que Deus o tenha num lugar de destaque ao seu lado.
https://bahiaja.com.br/artigo/2016/01/13/afrisio-vieira-lima-companheiro-de-memoraveis-lutas,895,0.html