A ecologia infelizmente acaba de se tornar o assunto mais urgente do mundo. Infelizmente porque para alguns, como o especialista alemão, Stefan Rahmstorf do Posdtdam Institute For Climate Impact Research, agora á tarde. Mas há quem ache que ainda é tempo agir. Seja, já remediando ou ainda prevenindo, vamos à luta.
O dia 05 de junho é o "Dia mundial do meio ambiente". Diante da situação eu me proponho a dedicar duas colunas ao assunto para tentar sensibilizar o maior número de pessoas sobre o assunto. Por isso peço as meus leitores on-line, que julgarem pertinente o meu pedido, que repassem a coluna a seus amigos que não têm a mesma oportunidade. E quem lê no jornal passe a outra pessoa. Afinal o problema atinge tanto a quem está em Roma como em Fortaleza ou outras cidades do mundo.
O primeiro Ministro inglês Tony Blair, que deixa o governo em 27 de junho, após ler o Relatório da ONU, feito por 2.500 especialistas da Comissão IPCC = "Intergovernamental Panel on Climate Change" e apresentado no dia 4 de maio, decidiu que será o último ato de seu governo tentar convencer os EUA a unir-se a um ambicioso plano europeu de luta contra a poluição atmosférica. Inglaterra, Suíça e Eslovênia são os três países menos poluentes da Europa.
O Vaticano organizou no final de abril um Seminário sobre o clima: " Svolta ambientalista? Lo insegna la Genesi" = Desafio ambientalista? O Gênesis ensina. Teve a participação de grande ambientalistas da Europa.
A coluna de hoje eu envio de Nápoles, a terceira cidade da Itália. Os italianos dizem: è vedere Napoli e poi morire! É ver Nápoles depois morrer. Um pouco de exagero, mas é belíssima. Tem o meu voto para "Rainha do Mediterrâneo". Que me perdoem Barcelona, Marselha, Gênova e Alexandria, as outras candidatas.
Ecologia. Do grego, oikos = casa, + logia = estudo. É uma palavra nova formada de palavras pré- existentes. A palavra grega oikos que se pronuncia êkos, por extensão significa mundo que é a nossa casa. Todos os povos primitivos tinham um respeito e um cuidado muito grandes com a natureza, sejam os pigmeus na África como os Bororós no Mato Grosso. Estes mudavam sua "Oca" de região a cada 15 anos para permitir o reflorestamento daquela área. Os nossos índios, como o outros povos primitivos só caçavam e pescavam o necessário para cada dia. Foi essa uma das dificuldades que os nossos índios tiveram com colonizador português: desmatar as florestas de pau Brasil, produzir sem precisar, acumular desnecessariamente.
Clima. Do grego klimax = escala. Esse é o sentido original do termo grego. A palavra foi aplicada para determinar a temperatura, porque esta varia em graus para mais e para menos e se estabelece uma escala de variações. Palavras correlatas: climatizar, climático, climatização, climatologia, climatoterapia. Ing. Climate. Esp. Clima. Fr. Climat. It. Clima. Al. Klima
Prevenir. Do latim, prae = antes, + venire = vir. Literalmente significa "vir antes". É o mesmo que prever, que vem de prae + videre = ver antes. O latim já colheu o verbo prevenir do verbo grego: probaino = mover-se na direção de. Curiosidade: esse verbo grego se pronuncia "provéno". O grego também confunde o "B" com o "V", como o espanhol. A ONU preocupada e previdente quanto ao aquecimento do globo convocou 2.500 cientistas para fazer um estudo sobre as mudanças climáticas no programa IPCC = Intergovernamental Panel on Climate Change. O Relatório apresentado em fevereiro é apocalítptico. Ing. To precede, to arrive before. Esp. Prevenir, anticipar. Fr. Prévenire. It. Prevenire, anticipare. Al. Früher ankommen, eintreffen.
Essa coluna você pode ler pela internet, de graça, no Caderno 3, em: http://.diariodonordeste.globo.com/ (Procurar Colunas).
Aquecimento. Do latim, calefacio = tornar quente, aquecimento. Em grego é thermaomai e é daí que temos "terma". No latim tardio surgiu adcalere = de ad + calere = começar a ficar quente, processo de esquentamento. É isso que está sofrendo a terra. Se esse processo não for contido surgirão zonas de calor demasiadamente intenso. O estudioso Konrad Stefen, Diretor do Cooperative Institute for Research in Enviromental Sciences (Universidade de Colorado, EUA), que estuda o impacto do aquecimento global sobre a Antártida, adverte para conseqüência do aquecimento: o derretimento do gelo polar causará a elevação dos oceanos fazendo com se elevem até 50 centímetros inundando terras baixas como a Holanda e a bela Veneza.
Preciclar. Reciclar antes de comprar. Esse termo foi criado pelos especialistas norte americanos do Earth Work Gruoph e está no livro: "50 Coisas Simples que as Crianças podem fazer par Salvar a Terrra". As crianças devem ser orientadas para pensar antes de comprar a fim de fazer escolhas que ajudem a reduzir o consumo, reutilizáveis e recicláveis
Reduzir. Do latim, reducere, = diminuir, restringir, limitar. A economia sempre foi importante e agora passa a ser mais importante pois tem a finalidade de preservar nossa casa, o planeta. Reduzir o consumo de tudo: água, papel, plástico, cosméticos, madeira... É uma espécie de ciclo vicioso ou negativo: o maior uso do papel vai determinar maior demanda o que vai exigir mais fabricação e isso implica no corte de mais árvores, na diminuição da captação do gás metano e da purificação do ar. Procure usar o máximo vasilhames reutilizáveis. Segundo estudos técnicos de cada 100 quilos de papel reutilizado se salva a vida de cerca de oito árvores. Use papel reciclado. Escreve nos dois lados da folha. Faça fotocópias só quando for realmente necessário. Habitue-se a reutilizar, quando foi possível, as embalagens de papel, papelão e plástico. Ing. To reduce. Esp. Reducir. Fr. Réduire. It. Ridurre. Al. Reduzieren, verkleinern.
Reciclar. De re = novamente, + kuklos = circulo, em grego. Significa colocar de novo no ciclo. Reciclar é submeter algo a processos de mudança ou a um tratamento que vai permitir a reutilização do objeto. A reciclagem permite a economia de matéria prima e por conseguinte maior repouso, conservação e preservação da natureza. O Brasil graças também a Deus, é um dos países que se destaca na reciclagem de alumínio e outros metais, de vidros, de plástico e de papel em geral.
Útil. Do latim, utilis = que tem serventia prática para a pessoa. Palavras correlatas: utensílio, utilizar, utilitário, utilitarismo, utilização, utilidade, utilizável, utilmente, utente. Ing. Utility, useful. Esp. Útil. Fr. Utile. It. Utile, profittevole. Al. Nützliche, zuträglich, vorteilhaft.
Reutilizar. Palavra formada de dois elementos re = de novo, + utilizar = usar. Usar pela segunda vez. Curiosamente o termo, uso, em latim usus, em grego se diz: ousia = substância, patrimônio, bem familiar e por extensão tudo aquilo que é útil à pessoa humana. Palavras correlatas: usável, usar, usufruto, usucapião, usual, usura, usurpar, usurpação...
Selecionar. Do grego apokrinô = escolher, eleger, selecionar. É uma escolha crítica e fundamentada. Dentro dessa palavra temo verbo grego krinô = discernir, decidir. A seleção é uma escolha criteriosa em função de um objetivo e por uma razão. Essa é um das palavras chaves da ecologia, selecionar o que via consumir e selecionar o lixo, separando os diversos elementos: biodegradáveis, papel e papelão, metais, vidros, plásticos. A ecologia agradece e todos os habitantes do planeta que se beneficiam desse gesto.
https://bahiaja.com.br/artigo/2007/05/29/palavras-logica-e-sentido,81,0.html