Artigos
16/08/2021 às 12:55

TURMA JORNALISTAS DA UFBA COMPLETA 50 ANOS E FARÁ ALMOÇO EM OUTUBRO

Turma se formou no ano de 1971

Tasso Franco

  Um almoço no próximo mês de outubro vai marcar os 50 anos de formatura da turma de jornalistas da UFBA então Escola de Biblioteconomia e Comunicação, Canela, Salvador. Essa foi a primeira turma que concluiu o curso em 4 anos após a Reforma Universitária empreendida pelo reitor Roberto Santos a pedido da ditatura militar. 


  O curso começou em 1968 na antiga Faculdade de Filosofia da UFBA, Nazaré, ano do AI-5 (Ato Institucional) que fechou o Congresso e cassou parlamentares, muito tumultuado na FAFIUFBA dirigida pelo professor Batista Neves, depois, secretário no governo Roberto Santos .

   Diante de tantos tumultos - a FAFIUFBA era foco de resistência à ditadura - os cursos foram descnetralizados e o de jornalismo passou a integrar a Escola de Biblioteconomia e Comunicação tendo como diretora a professora Stela Pita Leite, passado de 3 anos para 4 anos. A turma de estudantes que se formaria em 1970 se formou em 1971, na foto, já na terceira escola, em frente da Casa da França, com o professor Raul Sá, português.

   Alguns dos nossos colegas já faleceram - Eliezer Varjão, Moacir Cotias, Rosalvo, Carlos Olimpio, etc - e a maioria dos sobreviventes está aposentada embora alguns - como é meu caso - ainda exerçam a profissão de jornalista e outros estão atuando como professores - Sérgio Matos, por exemplo - e no TCM - Paolo Marconi - e na advocacia - Romário Gomes. 

   O almoço está sendo organizado pelo jornalista Tasso Franco em data a combinar e local, no próximo mês de outubro. Vale observar que é dificil reunir a turma, mas, vale uma pequena comemoração ou pelo menos lembranças. (TF)


https://bahiaja.com.br/artigo/2021/08/16/turma-jornalistas-da-ufba-completa-50-anos-e-fara-almoco-em-outubro,1323,0.html